Quais são as principais tendências para o mercado de alimentos?

Quais são as principais tendências para o mercado de alimentos?

Atualmente, com frequência, ouvimos falar sobre tendências em diversos segmentos e isso acontece porque elas podem ser determinantes sobre o caminho que os negócios seguem e, é claro, sobre seu sucesso.

Com o mercado de alimentos, principalmente pós-pandemia, as tendências passam a ter um peso muito maior, já que muitas mudanças e transformações, tanto sobre o comportamento de consumo, quanto sobre o posicionamento das empresas, estão sendo sentidas.

Em 2020, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) apontou um crescimento no ramo de alimentos e bebidas de mais de 12% em relação a 2019, o que mostra o avanço do segmento e, com isso, as infinitas possibilidades para quem está começando.

Hoje, vamos falar sobre as principais tendências para o mercado de alimentos e você poderá compreender como inovar e se diferenciar nesse ramo!

Plant based 

“Desembalar menos, descascar mais”: a origem dos alimentos ganhou bastante peso no mercado de alimentos. Os produtos chamados plant based, em português, com base em plantas, têm como premissa fornecer o máximo em nutrição.

Um exemplo disso são as proteínas de origem vegetal, que ganham adeptos além do veganismo. Plant based está relacionado a um estilo de vida mais leve e saudável, utilizando a natureza como melhor fonte de alimentação.

Saúde mental

Saúde mental como tendência para o mercado de alimentos

Uma das tendências para o mercado de alimentos que tem se fortalecido ao longo dos últimos anos e vem para ficar é a preocupação com a saúde mental.

Muito além de mudança de hábitos de vida, como lidar com questões psicoemocionais, a saúde mental também tem uma relação direta com a dieta alimentar. E esse movimento traz a necessidade de consumo de alimentos ricos em propriedades benéficas para o corpo e a mente.

O bem-estar emocional proporcionado, por exemplo, por chás de camomila, erva-doce e melissa, vem acompanhado da cultura oriental em consumir essa bebida.

Conte conosco para ter seu próprio chá!

Conservação dos alimentos

Em busca de uma vida mais saudável, as pessoas também têm procurado por empresas e marcas que exercitem a transparência quanto à origem e ao manuseio dos alimentos.

Assim, a segurança alimentar ganha destaque, passando a ser uma exigência do consumidor. Isso requer que as empresas e seus fornecedores revejam seus processos e a matéria-prima utilizada, visando torná-los cada vez mais próximos dessa tendência.

Sustentabilidade

Sustentabilidade como tendência para o mercado de alimentos

Se ser natural é a tendência para o mercado de alimentos, o conceito de sustentabilidade não poderia ficar de fora.

Assim, a busca por embalagens e formatos diferenciados, que minimizem o impacto ambiental, também está em voga. Empresas que incentivam o consumo responsável, adotando práticas sustentáveis como um todo, ganham um diferencial competitivo junto aos consumidores.

 

 

Novas combinações

Sair do óbvio e criar novas possibilidades: a tendência do mercado inclui inovação nos sabores. Assim, alimentar-se passa a ser uma experiência nova, degustando a mistura de ingredientes.

Ainda no conceito de plant based, pensando nas infinitas texturas, cores e sabores da natureza, seja nos alimentos ou nas bebidas, novidades são bem-vindas e podem revolucionar o mercado de alimentos.

Para ficar por dentro das informações sobre o mercado de chás, assine nossa newsletter e acompanhe nossas redes sociais!

 

 

Comentários

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vemat a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.