Movimentação do mercado de ingredientes naturais e novas tendências

Movimentação do mercado de ingredientes naturais e novas tendências

Falar sobre alimentação saudável não é mais uma novidade, afinal, o assunto está em alta principalmente entre os brasileiros, ocupando conversas tanto no ambiente de trabalho quanto em grupos de faculdade, amigos ou mesmo dentro de casa.

Com esse interesse, não apenas a rotina das pessoas passou a mudar como a atuação do mercado de ingredientes naturais ganhou destaque, resultando em novidades e maior atuação em território nacional.

Para entender melhor como o mercado de ingredientes naturais está sendo direcionado e quais as consequências disso, continue lendo este artigo e confira as principais informações sobre o assunto!

Mudanças na mentalidade das pessoas

Para começarmos a citar números, uma pesquisa feita pela Kantar Worldpanel indica que, apenas no Brasil, cerca de 79% dos brasileiros já trocaram ingredientes industrializados por opções naturais. Além disso, enquanto o consumo de bebidas artificiais aumentou 68%, o de bebidas orgânicas e naturais cresceu 98%, mostrando não apenas a preocupação, mas a procura real por opções mais saudáveis.

Com essa mudança de pensamento e hábito, a busca por opções mais saudáveis estendeu-se para os alimentos no geral, indo desde a área de hortifruti até para opções de snack, instantâneos e grãos.

Acompanhamento do mercado de ingredientes naturais

De forma natural, o mercado acompanhou todo o desenvolvimento dessa tendência, tornando produções de orgânicos, matérias-primas naturais e opções sem glúten, gorduras e agrotóxicos mais atrativas.

Como exemplo, é possível perceber a movimentação de grandes empresas fornecedoras de refrigerantes que tentam lançar linhas de sucos, águas ou bebidas que sejam substitutas, além de pontuar as opções com menor taxa de açúcares, prejudicando menos a saúde do consumidor.

Para comprovar essa questão, a empresa Mintel realizou uma pesquisa sobre os tipos de bebidas mais consumidas entre os brasileiros, um levantamento com aproximadamente 1.300 pessoas que listou as principais compras nos últimos meses, sendo elas: sucos, leite, refrigerantes, água natural, bebidas saborizadas que levam leite, água com gás, energéticos, chá gelado, água saborizada, bebidas esportivas e café gelado.

De forma resumida, o mercado priorizou o desenvolvimento e foco em produtos sem corantes, conservantes e açúcares, oferecendo alternativas de qualidade para os clientes.

Procura por insumos naturais

Além da procura dos próprios consumidores por produtos naturais, é importante pontuar que as pequenas e médias empresas que já trabalhavam com essa vertente tiveram crescimentos relevantes, tornando-se grandes focos dos dias atuais.

Assim, tanto as PMEs quanto as maiores organizações começaram a buscar ingredientes que servissem de base para os produtos, como substâncias extraídas da flora ou mesmo transformadas, como o caso dos extratos secos.

Além disso, os ingredientes naturais estão cada vez mais sendo combinados com as opções em tecnologia, potencializando as ações de cada substância, como o colágeno, que pode ser moldado tanto para compatibilidade em alimentos quanto em produtos de pele.

Vale lembrar que essa combinação faz com que o mercado de ingredientes naturais avance cada vez mais e ganhe reconhecimento entre os clientes, além de estimular as inovações e a vida saudável de todos.

O que achou desse crescimento do mercado de ingredientes naturais? Se interessou pelo assunto? Aproveite e conheça um pouco mais dos melhores produtos para sua saúde!

Comentários

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vemat a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.