Novos padrões de consumo: quais as tendências de mercado pós-pandemia?

Novos padrões de consumo: quais as tendências de mercado pós-pandemia?

Como o consumidor está se comportando pós-pandemia mundial? Essa é a pergunta que muitos empresários de qualquer segmento têm feito nos últimos meses. 

Com os novos padrões de consumo que vem desde a época do lockdown, a transformação digital ganhou corpo e hoje 1/4 da população do Brasil está comprando mais online.

Esse dado é de um estudo da Infobase Interativa, que aponta também que 13% dos consumidores brasileiros realizaram a sua primeira compra online durante a pandemia.

Mas não foi só esse dado que surpreendeu a grande maioria. Segundo a Câmara Brasileira da Economia Digital e da empresa Neotrust, as vendas online tiveram um crescimento de 122%. Sabe qual foi o montante em vendas de e-commerce do brasileiro? R$ 115,3 bilhões.

E, porque estamos mostrando esses dados? Porque o e-commerce é um caminho sem volta e que obrigou os empresários a se adequarem. O que está acontecendo pós-pandemia? A tendência de consumo é que este mercado continue crescendo cada vez mais.

Quais são os diferenciais para ganhar notoriedade?

Se estamos falando de compras online, sabemos que tem concorrentes também conquistando seu próprio espaço e clientela. Por isso, é essencial que todos os negócios invistam em presença digital profissional, por meio das ferramentas: 

  • Perfil corporativo nas redes sociais;
  • Marketplace em mídias como Facebook e Instagram;
  • Conta no Google Meu Negócio;
  • Plataformas para divulgar informação, como Blog e YouTube;
  • Canais de atendimento ao cliente, como Chatbot ou WhatsApp;
  • Uso de plataformas padronizadas e seguras para lojas virtuais;
  • Criação de sites e aplicativos profissionais.

No pós-crise, o futuro das empresas é continuar se ajustando para acompanhar essa nova realidade.

Experiência de consumo virtual

Os clientes buscam uma experiência cada vez mais diferenciada capaz de despertar novas relações com um produto ou serviço.

De que forma isso é possível? Com confiança e segurança entre cliente e vendedor. O universo online aproximou ambas as partes e se tornou um canal direto de relacionamento ainda durante a pandemia.

Se tratando de pós-crise mundial, essa relação de confiabilidade e empatia deve estar ainda mais presente, de modo que essa experiência virtual se torna prazerosa e eficaz especialmente para o consumidor.

Consumo responsável e consciente

Consumo consciente é uma tendência pós-pandemia

O consumo consciente é outro ponto que tende a ser uma tendência de mercado neste tempo pós-pandemia.

Com as incertezas sobre empregabilidade e outras crises mundiais paralelas à pandemia, a exemplo da crise econômica, muitas famílias têm feito um consumo mais consciente.

As pessoas estão pesquisando mais antes de comprar e dando prioridade onde elas têm benefícios, como cashback, cupons de descontos, etc. Esses são recursos de fidelização de clientes que passa a ser ainda mais essencial nessa nova era de consumo. Hashtag anota essa dica!

Avanço do virtual

Durante a pandemia muitas situações passaram para o digital, como a educação, as consultas médicas, as atividades de bem-estar e lazer, etc. Leituras, filmes, músicas e exercícios também entraram nessa lista.

Com essa evolução e tendência pós-pandemia, acredita-se que em muitos casos, as empresas podem migrar parcial ou totalmente para o virtual, dependendo do negócio.

No caso das lojas físicas, elas precisam estar bem estruturadas para trabalhar de forma interligada com o cliente digital.

Marketing de influência

Marketing de influência funciona?

O que não deve ficar de fora são os influenciadores do marketing digital. Essa é uma excelente estratégia para dar mais visibilidade em qualquer negócio, independente do segmento de atuação.

O compartilhamento de informações pelas redes sociais têm dado maior visibilidade às empresas, que no mundo dos chás isso também não é diferente.

Se você planeja abrir sua loja virtual neste segmento, os influenciadores digitais poderão dar uma mão, assim a sua marca começa a se destacar.

Quer saber mais sobre como isso funciona? Já temos um material prontinho para você, é só clicar AQUI.

Abrir um empresa no mundo dos chás

Chás são uma tendência pós-pandemia

Falamos anteriormente em compra consciente, em avanço tecnológico e as novas experiências que o comprador espera ter no mundo virtual.

As pessoas estão cada vez mais atentas neste mundo globalizado, mas não deixando de lado a saúde mental, física e emocional. 

Aqui podemos muito bem encaixar o consumo de alimentos mais saudáveis, e que já é comprovado que vem crescendo cada vez mais no Brasil. E sabe o que também está sendo mais procurado? Os chás!

Por isso, se você planeja investir no mercado de chás, que está em plena expansão, nós da Vemat podemos lhe ajudar a sair do chão e se tornar uma empresa de sucesso.

Para isso, montamos um E-book onde você vai entender como é feita a definição do chá, saber quais as etapas para criação da sua marca e conhecer os processos de produção e aprovação do produto.

Como faz para baixar o E-book? É só preencher o cadastro e recebê-lo gratuitamente. Clique AQUI para saber mais.

Como pode perceber, as mudanças e as tendências pós-pandemia vão permanecer e cada vez mais evoluir. Por isso, os empresários devem se adequar às mudanças de consumo e ofertar produtos e serviços que estejam em linha com as novas necessidades.

Vai encarar o novo modelo de vendas nesse universo online? Afinal, nada mais será como era antes!

Comentários

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vemat a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.