Marketing de influência: vale a pena investir em ações com influenciadores?

Marketing de influência: vale a pena investir em ações com influenciadores?

Nos anos 2000 você deve se lembrar de famosos anunciando produtos de grandes marcas em comerciais de televisão. Isso é uma ótima estratégia de marketing! Mas nos dias atuais, como isso vem sendo trabalhado? Através dos influenciadores digitais!

Segundo um relatório de 2021 da plataforma AppAnnie, os brasileiros que têm um smartphone Android passaram, em média, 5,4 horas por dia no celular.

Isso aponta que muito do nosso público alvo está conectado pela telinha do celular, e é aí que o marketing de influência entra!

Hoje, para se ter um e-commerce não é uma tarefa tão simples, afinal de contas, precisa ter uma boa estratégia de divulgação para superar a concorrência. Por isso que as novas táticas do marketing de influência tem entrado no rol de ações estratégicas.

Marketing de influência

Marketing de influência funciona?

O que de fato é o marketing de influência? Tecnicamente, o marketing de influência é aquele que envolve a participação de formadores de opinião nas ações de comunicação das marcas.

Com a internet, o marketing de influência se tornou mais fácil, uma vez que é possível atuar para públicos segmentados. Você bem sabe que nas redes sociais, por exemplo, há diversos exemplos de pessoas que ganharam notoriedade e, com eles, seguidores. 

Para ficar um pouco mais claro olha só esse exemplo do setor de moda e cosmético. O marketing de influência tem sido usado com sucesso nessas áreas, justamente pela importância conquistada pelos influencers.

Tipos de ações com influenciadores

O mundo da tecnologia são pessoas conectadas umas às outras, por isso há vários tipos de ações de marketing de influência que podem ser feitas com influenciadores.

Dentre as principais estão: fazer parcerias, trocas de produtos ou serviços por conteúdos. 

A partir do momento que marca e influenciador entram no acordo pela divulgação dos produtos, o marketing pode se encaixar em:

  • Publicações de posts no feed
  • Stories
  • Vídeo no Youtube
  • Visita em eventos
  • Sorteios

Essas ações geram retorno?

Antes mesmo da invasão tecnológica já existia o marketing do boca a boca. Ainda é uma coisa que dá certo para divulgação de uma marca. Mas no ambiente digital isso ganhou mais força

Imagina comigo: influenciadores tem um volume alto de seguidores, certo? Eles são considerados especialistas no quesito marketing digital e, com isso, reúnem uma audiência bem considerável, comparada à encontrada nos meios de comunicação de massa.

Por isso, a resposta para essa pergunta é SIM! Vários estudos confirmam que os consumidores confiam nas recomendações, inclusive por influenciadores digitais.

Ou seja, esses influenciadores deixaram de ser uma tendência para se tornarem realidade. E, o marketing de influência faz parte dessas estratégias, uma vez que a ideia é incentivar o compartilhamento de informações sobre determinada empresa, marca ou produto.

Mas antes de sair por aí contratando influenciadores digitais, faça as seguintes perguntas:

  • Você encontrou um influenciador que está de acordo com seu público-alvo?
  • Seu produto ou serviço tem ligação com o influenciador, ou seja, seu uso faz sentido para ele, individualmente? 
  • A ação traçada com o influencer tem um bom conteúdo?
  • A sua marca tem contas nas mídias sociais com um conteúdo relevante e atrativo para as pessoas?
  • Ao buscarem sua marca nos canais online, os seguidores do influenciador encontrarão algo atrativo e dentro do contexto da ação realizada?

Quanto custa contratar um influenciador digital?

Ação com influenciadores funciona?

Os valores podem variar de acordo com o influenciador e o tipo da ação programada junto à marca.

Por isso, o ideal é solicitar um orçamento ou pedir o mídia kit (apresentação de dados de público e valores de ação) para cada pessoa com quem você pretende trabalhar.

Em 2019, um estudo feito pela Klear, plataforma de análise de influenciadores, divulgou a média de preço (em dólares) de publi posts de macro influenciadores e celebridades. Para mulheres, o preço apontado foi de $ 351, já para os homens $ 459.

Dicas de como usar digital influencers

Depois de entender de forma mais clara o que é marketing de influência e sua importância no mercado, é necessário tomar alguns cuidados, como ter um bom planejamento, por exemplo. Além, é claro, de encontrar o influencer que vá ao encontro da sua marca.

As iniciativas podem ser empregadas em qualquer uma das etapas da jornada do cliente, mas para que tudo isso funcione, a empresa deve definir os objetivos e, a partir daí, determinar o que será apresentado e de que forma. 

Por isso, fique atento:

  • O público do influencer precisa ser o público-alvo da sua marca;
  • Evite influenciadores que se envolvem em polêmicas;
  • Pesquise se o influencer realmente tem credibilidade com seu público-alvo;
  • Analise os perfis do influencer e seu mídia kit para fugir dos bots.

Divulgação de empresa de chás 

Tudo pode ser influenciado, seja moda, beleza, produtos alimentícios e até mesmo a sua empresa de chás. Isso mesmo!

Nós já falamos que as redes sociais são grandes aliadas para o e-commerce, então porque não planejar e investir a sua marca também com esses mestres do marketing de influência? 

Seja ousado, não procrastine e obtenha sucesso seja em vendas, principalmente, mas também na divulgação da sua marca. 

Quer saber como o Instagram pode te ajudar a vender mais? Leia este artigo!

Sua empresa também é influenciada

Tenha em mente que sua marca será influenciada por um influencer, e muitas vezes o próprio influenciador digital poderá saber mais sobre o seu público e como sua marca se comporta do que você e sua equipe de marketing e vendas.

Tratando-se de internet, o influenciador é mestre e domina a linguagem com o público de uma forma que talvez você nunca consiga fazer, pois ele pode criar um elo entre você e os clientes.

Com essas informações de clientes é possível oferecer um produto ou serviço que realmente as pessoas esperam. Por isso, nunca se esqueça: influenciar é mudar o comportamento. Então mantenha a mente aberta para atingir seus objetivos.

Para mais dicas, siga-nos no Instagram!

Comentários

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vemat a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.