8 dicas práticas de marketing para sua empresa de chás ou produtos naturais

8 dicas práticas de marketing para sua empresa de chás ou produtos naturais

Se você chegou até este conteúdo, antes de mais nada, parabéns: possivelmente você já tem uma empresa de chás/produtos naturais no mercado. Empreender é um ato de coragem e exige dedicação, tempo e muito trabalho!

Mas, o grande desafio é tornar esse empreendimento rentável e garantir seu crescimento a médio e longo prazo e, para isso, estratégias de marketing são indispensáveis.

É o marketing aliado à experiência do seu cliente que vai potencializar seus resultados e consolidar sua empresa de chás no mercado, garantindo um espaço na mente do seu público.

Há muitas ações que podem ser feitas para isso e para que você consiga se organizar e saber como percorrer esse caminho, nós selecionamos 8 dicas práticas de marketing para sua empresa de chás ou produtos naturais!

Pesquisas e ideias

Quando falamos em marketing, ideias nunca são demais! Por isso, para começar, é importante fazer pesquisas e anotar tudo que vier à mente (mesmo que, muitas vezes, possam parecer “sem pé, nem cabeça”.

Quanto mais referências você tiver, melhores serão as ações que você irá desenvolver para atrair, converter e fidelizar seu público. Faça pesquisas sobre formatos de conteúdos, ações diretas com os clientes, tipos de materiais: tudo que possa, de alguma forma, auxiliar no posicionamento da sua empresa de chás.

Registre tudo que encontrar: neste momento, o importante é reunir o máximo de informações possível!

Saiba com qual público você quer se relacionar

Saiba com qual público você quer se relacionar: dica de marketing para empresa de chá e produtos naturais

Marketing é sobre pessoas: assim, é primordial que você saiba com qual público quer se relacionar. Por exemplo: sua linha de chás é voltada para o público “fitness”? Então, entenda o comportamento de compra desse público.

Compreenda a linguagem e o tom da comunicação desse público e saiba utilizar isso a seu favor. Faça um estudo dos concorrentes para saber em quais pontos eles têm sucesso e quais as lacunas que você pode se diferenciar.

É dessa forma que você conseguirá criar valor para as pessoas e atrairá os clientes certos para sua empresa!

Faça um plano de ação e um cronograma

Conhecendo seu público e com muitas ideias anotadas, é hora de colocar a mão na massa!

Para começar, crie seu plano de ação de marketing: nele, você deverá prever as ações que quer desenvolver para a sua empresa de chás e produtos naturais. Para isso, reveja as anotações e selecione o que vai ao encontro do posicionamento da sua empresa.

Tenha como base fatores, como: canais onde será divulgado, quem serão os envolvidos, quais as etapas para concretizar a ação, quanto tempo a ação precisa para ficar pronta, bem como qual a sua duração.

Depois, foque sua atenção no desenvolvimento de um cronograma: ele facilitará a execução do plano, evitando que você se perca nos prazos e também siga o foco da sua estratégia.

Escolha os canais para estar presente

Escolha os canais para estar presente: dica de marketing para empresa de chá e produtos naturais

Com o seu público definido e um plano de ações em mãos, você saberá quais canais deve selecionar para se relacionar com seus potenciais clientes.

Redes sociais, e-commerce, website são alguns exemplos de canais digitais que você pode prever para colocar em prática o marketing para sua empresa de chás ou produtos naturais.

Nos canais online, você tem a vantagem de ter o controle da estratégia, não dependendo de terceiros para colocar suas ideias e ações em prática.

Estabeleça parcerias 

Em um mundo cada vez mais conectado e globalizado, é super importante criar uma rede de apoio e de parcerias, que auxilie sua empresa de chás a crescer.

Você pode, por exemplo, buscar profissionais locais que estejam alinhados com seu público para criar conteúdo para as redes sociais da sua empresa. Isso permite que seu negócio alcance mais clientes potenciais, otimizando as oportunidades de venda.

Outra ideia é ser parceiro em eventos do seu segmento, com degustações ou nos coffee breaks. Você também pode criar seu próprio evento – presencial ou online – para atrair pessoas.

Valorize cada cliente 

Valorize cada cliente: dica de marketing para empresa de chá e produtos naturais

Cada cliente que escolhe comprar da sua empresa se torna um potencial “marketeiro”, afinal, se ele tiver uma boa experiência, ele indicará seu chá ou produto natural para outras pessoas.

Assim, valorizar a experiência de forma personalizada é uma excelente estratégia de marketing. Pense em como encantar esses clientes com ações simples, como a entrega do produto, o momento de abrir o seu produto e, até mesmo, no momento de consumo.

São esses momentos que criam um diferencial competitivo real para sua marca!

Invista dinheiro e tempo

Para que a experiência seja incrível e o cliente seja fidelizado, é necessário estar de corpo e alma na empresa.

Por isso, é essencial que você reserve uma verba para investir no marketing da sua empresa de chás e produtos naturais. Com tantas pessoas online, esperar pelo alcance orgânico pode ser um pouco frustrante.

Além disso, separe um tempo para analisar as ações desenvolvidas e poder ajustar a rota em tempo de não desperdiçar seus investimentos. Prática e análise precisam andar juntas na sua estratégia de marketing!

Conte histórias reais

Conte histórias reais: dica de marketing para empresa de chá e produtos naturais

Por fim e praticamente tão importante quanto as demais dicas, conte histórias reais!

As pessoas se conectam pela sua essência e com as empresas isso não é diferente: pessoas tendem a escolher empresas reais, de pessoas reais.

Faça seu cliente se sentir parte da sua empresa de chás, peça a ele avaliações sobre seu atendimento, seu produto, sua comunicação: o maior aprendizado está sempre nas pessoas!

“Meu próprio chá” é a nossa forma de auxiliar você a ter a sua linha própria de chás com mais facilidade, praticidade e investimentos que cabem no seu bolso.

Clique aqui e saiba mais como nós podemos ajudar a sua empresa de chás a sair do papel!

 

Comentários

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vemat a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.