Quais são as principais tendências para o mercado de alimentos?

Quais são as principais tendências para o mercado de alimentos?

Atualmente, com frequência, ouvimos falar sobre tendências em diversos segmentos e isso acontece porque elas podem ser determinantes sobre o caminho que os negócios seguem e, é claro, sobre seu sucesso.

Com o mercado de alimentos, principalmente pós-pandemia, as tendências passam a ter um peso muito maior, já que muitas mudanças e transformações, tanto sobre o comportamento de consumo, quanto sobre o posicionamento das empresas, estão sendo sentidas.

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) registrou um aumento de 16,6% no faturamento e de 2,5% na produção em 2022 em relação a 2021. Assim, as tendências do mercado de alimentos 2023 mostra o avanço do segmento e, com isso, as infinitas possibilidades para quem está começando.

Hoje, vamos falar sobre as principais tendências para o mercado de alimentos e você poderá compreender como inovar e se diferenciar nesse ramo!

Plant based 

“Desembalar menos, descascar mais”: a origem dos alimentos ganhou bastante peso no mercado de alimentos. Os produtos chamados plant based, em português, com base em plantas, têm como premissa fornecer o máximo em nutrição.

Um exemplo disso são as proteínas de origem vegetal, que ganham adeptos além do veganismo. Plant based está relacionado a um estilo de vida mais leve e saudável, utilizando a natureza como melhor fonte de alimentação.

Mas, além das questões relacionadas à alimentação, o plant based também está ligado ao meio-ambiente e à sustentabilidade. A crescente conscientização sobre os impactos negativos da agricultura animal no meio ambiente tem levado muitas pessoas a buscar alternativas baseadas em plantas.

Saúde mental

Saúde mental como tendência para o mercado de alimentos

Uma das tendências para o mercado de alimentos que tem se fortalecido ao longo dos últimos anos e vem para ficar é a preocupação com a saúde mental.

Muito além de mudança de hábitos de vida, como lidar com questões psicoemocionais, a saúde mental também tem uma relação direta com a dieta alimentar. E esse movimento traz a necessidade de consumo de alimentos ricos em propriedades benéficas para o corpo e a mente.

O bem-estar emocional proporcionado, por exemplo, por chás de camomila, erva-doce e melissa, vem acompanhado da cultura oriental em consumir essa bebida.

Conservação dos alimentos

Em busca de uma vida mais saudável, as pessoas também têm procurado por empresas e marcas que exercitem a transparência quanto à origem e ao manuseio dos alimentos.

Assim, a segurança alimentar ganha destaque, passando a ser uma exigência do consumidor. Isso requer que as empresas e seus fornecedores revejam seus processos e a matéria-prima utilizada, visando torná-los cada vez mais próximos dessa tendência.

Sustentabilidade

Sustentabilidade como tendência para o mercado de alimentos

Se ser natural é a tendência para o mercado de alimentos, o conceito de sustentabilidade não poderia ficar de fora.

Assim, a busca por embalagens e formatos diferenciados, que minimizem o impacto ambiental, também está em voga. Empresas que incentivam o consumo responsável, adotando práticas sustentáveis como um todo, ganham um diferencial competitivo junto aos consumidores.

As empresas de alimentos estão respondendo a essa demanda através de uma série de iniciativas, como o uso de ingredientes orgânicos e ingredientes produzidos localmente, redução de embalagens e resíduos, e investimentos em tecnologias de produção mais eficientes.

Novas combinações

Sair do óbvio e criar novas possibilidades: a tendência do mercado inclui inovação nos sabores. Assim, alimentar-se passa a ser uma experiência nova, degustando a mistura de ingredientes.

Ainda no conceito de plant based, pensando nas infinitas texturas, cores e sabores da natureza, seja nos alimentos ou nas bebidas, novidades são bem-vindas e podem revolucionar o mercado de alimentos.

Mudança nos padrões de consumo devido à pandemia

Não há como negar: a pandemia deixou suas marcas e, apesar de não implementar um “novo normal”, como era esperado, trouxe transformações no padrão de consumo das famílias. A busca por qualidade de vida e bem-estar ganhou destaque, reorganizando a rotina de muitas pessoas.

Atualmente, não é novidade que os alimentos em alta no mercado são aqueles de procedência orgânica e natural, na contramão de opções altamente processadas e industrializadas. O reencontro com o natural tem sido o foco do comportamento humano.

Atividades físicas que unem a saúde física e mental também são um exemplo dessa herança.

Expansão do mercado de alimentos funcionais e suplementos alimentares

O crescimento do mercado de alimentos passa pelo desenvolvimento de opções que vão além da alimentação: elas impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas.

Produtos que têm como premissa a saúde do consumidor estão em ênfase nessa tendência. Alimentos que aumentam o desempenho e melhoram o humor surgem para serem aliados ao sabor e à capacidade nutricional.

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