4 chás (e 1 xarope) para respirar melhor

4 chás (e 1 xarope) para respirar melhor

Com a chegada da primavera e da floração, sintomas como dificuldade para respirar, além de alergias, sinusites e rinites são comuns nesta época. 

Aquela coceira no nariz acompanha muitas pessoas que correm em busca de medicamentos para dar fim a esse incômodo. 

Mas, opções naturais podem ser excelentes alternativas para fortalecer o pulmão e auxiliar a minimizar esses sintomas indesejados. 

Por isso, nós selecionamos 4 chás – e também 1 xarope – para respirar melhor! 

via GIPHY

 

Chá de guaco

Com propriedades anti-inflamatórias, o guaco ajuda na eliminação de muco em gripes e resfriados, o que faz com que a respiração melhore. 

Além disso, o guaco também tem benefícios nos casos de dor de garganta e outras questões respiratórias. 

Para fazer este chá, você vai precisar 10 g de folhas de guaco e 500 ml de água. Deixe ferver por 10 minutos e coe.

Chá de hortelã com gengibre sabor limão

Chá de hortelã com gengibre sabor limão para respirar melhor

Esta opção é repleta de benefícios para a saúde respiratória já que reúne ingredientes que já são conhecidos por contribuir para o funcionamento dos pulmões. 

Como já falamos aqui, o chá de hortelã, por si só, atua na abertura de vias aéreas. A planta também ajuda quando utilizada como vapor, por meio da inalação. 

Chá de eucalipto

Indicado, em especial, para rinite, o chá de eucalipto diminui a coriza e ajuda a melhorar a respiração

Uma dica para fazer o chá é misturar 1 colher de sopa de folhas de eucalipto com 1 xícara de água quente e ferver. Depois, é só coar e beber. 

Se preferir seu chá mais docinho, você pode adicionar uma colher de mel. 

Chá de gengibre

Chá de gengibre para respirar melhor

Uma opção excelente para eliminar o muco: o gengibre age como anti-inflamatório, auxiliando na respiração e na desinflamação dos pulmões. 

Além do chá, outra forma de consumo bastante conhecida e eficiente do gengibre é em pequenos pedaços envolvidos por açúcar mascavo. No entanto, pessoas que têm problemas estomacais devem consumir com cuidado.

 

 

Xarope de agrião

Se os sintomas forem mais fortes, vale a pena – além dos chás – optar por um medicamento caseiro: confira abaixo como fazer um xarope de agrião para melhorar a respiração!

Você vai precisar de 500 gramas de agrião, 300 gramas de mel e 300 ml de água. Misture todos os ingredientes em uma panela em fogo médio e mexer até ferver. Tome 1 colher de sopa até 4 vezes ao dia. 

E aí, qual o chá que não pode faltar e te ajuda muito naqueles dias de muitos espirros? Assine nossa newsletter e receba dicas e conteúdos naturais e super úteis para a sua saúde! 

Alguns dos gifs deste post foram retirados do Giphy, caso um seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação. 

 

 

 

Comentários

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vemat a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.