4 chás que posso plantar em casa

4 chás que posso plantar em casa

É repetitivo, mas é a realidade: a pandemia provocou transformações e mudanças de hábitos em nossas vidas em um nível muito alto. 

Pequenas ações do dia a dia, tarefas simples e costumes passaram a ser vistos e realizados de forma diferente, adaptando a essa nova realidade. 

Adotar um pet e decorar a casa estão entre os novos hobbies de muitas pessoas. Mas, de longe, cultivar uma horta em casa está no topo dos novos hábitos. 

Benefícios de ter uma horta em casa

Benefícios de ter uma horta em casa

Além do benefício principal de ter temperos ou chás fresquinhos sempre à disposição, cultivar plantas em casa impacta positivamente na saúde física e psicológica

Estudos e pesquisas apontam que fatores como criatividade e produtividade podem ser otimizados por meio do contato com plantas. Além disso, em casos de depressão e ansiedade, é considerada uma atividade terapêutica, auxiliando a superar esses quadros

Muito além da área externa, na jardinagem, por exemplo, as plantas no interior das casas e apartamentos são super bem-vindas por todos esses benefícios e muitos outros. 

Confira: 6 motivos para tomar chá

Então, é hora de colocar a mão na massa e cultivar alguns chás que fazem bem para a sua saúde! 

Hortelã

Chá de hortelã para plantar em casa

Essa plantinha é incrível porque pode ser utilizada também na preparação de pratos, dando um aroma e sabor incríveis nas refeições. O chá de hortelã, por sua vez, é indicado para digestão, entre outras coisas

Para plantar hortelã, lembre-se de deixá-la sozinha em um vaso, já que suas raízes tendem a ocupar bastante espaço. Além disso, regue com frequência e deixe em um local com bastante incidência de sol. 

Alecrim

Com um perfume incrível, o alecrim também é versátil, sendo usado para culinária e também é um excelente chá para resfriados e inflamações.

Em sua casa, para cultivar esta planta, não exagere na água e opte por terra com características mais arenosas. Mantenha o vasinho sob a luz do sol.

Saiba mais: Como outras culturas bebem chá

Sálvia

Menos comum nos lares, o chá de sálvia é altamente recomendado para problemas de indigestão e também para diminuir os efeitos na menopausa nas mulheres. 

Uma horta com sálvia também precisa de bastante sol e água sob medida, sem encharcar o solo. Dê preferência por cultivá-la em canteiros. 

Capim-limão

Chá de capim-limão para plantar em casa

Para quem tem espaço externo e quer levar a atividade de cultivo de planta para um patamar maior, vale apostar em capim-limão. 

Seus benefícios ajudam com efeito analgésico nos casos de dores abdominais, cólicas e diarreias.

Mais do que todas as plantas citadas anteriormente, o capim-limão requer muito sol e calor. Indica-se regar em torno de 2 a 4 vezes por semana.

O contato com a natureza só traz boas energias para nossa casa e para nós mesmos! Vale a pena começar essa atividade e desfrutar de todos os benefícios que as plantas (e, é claro, os chás) trazem para nossa vida. 

Assine nossa newsletter e não perca nossos conteúdos! 

 

 

Comentários

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vemat a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.