Como guardar chás em casa

Como guardar chás em casa

Quem gosta de chá sabe que eles precisam ser guardados em locais específicos e com um certo cuidado. O excesso de calor, de luminosidade ou de umidade pode afetar as características da planta e, consequentemente dos seus benefícios para a saúde. Além disso, todo o processo que é realizado para a fabricação do chá que você leva pra casa é pensado de forma a manter não só as propriedades como também o melhor sabor e isso tende a se perder quando não há um armazenamento adequado.

Para que o seu chá dure por mais tempo com o melhor saber e conservando os nutrientes, veja abaixo algumas boas de dicas de como guardar chás em casa com apenas algumas medidas básicas.

Deixe longe das embalagens de plástico

O plástico não é, nem de longe, um bom lugar para guardar qualquer tipo de alimento, quanto mais o chá. Esse material, quando aquecido, libera substâncias tóxicas nos alimentos que acabam indo para o seu organismo ao beber o líquido. Além disso, ele proporciona maior abafamento das folhas de chá fazendo com que eles percam o sabor e os benefícios de maneira mais rápida.

Use latas de metal ou recipientes de cerâmica

Eis 2 excelentes locais para guardar as suas folhas de chás da melhor forma possível. Esses dois tipos de recipientes conseguem manter o chá no escuro, ou seja, longe da ação da luz solar. Portanto, você não precisa se preocupar onde vai guardar. Só tenha cuidado com as latas de metal, pois em contato com o calor, esquentam muito rápido. Portanto, não guarde perto do fogão ou em local no qual o sol bata em algum horário.

Use tampas herméticas

Na hora de comprar os recipientes para colocar o chá assegure-se de que eles possuem tampas herméticas, ou seja, que consegue vedar os alimentos dentro das vasilhas, reduzindo a presença de oxigênio no recipiente e também a umidade. Quando menor o volume desses elementos dentro dos recipientes, mais tempo as suas folhas vão durar.

Chás em saquinhos

Se você é adepto dos chás em saquinhos, saiba que eles também precisam de cuidados especiais. Enquanto eles estão dentro da caixa e lacrados da forma que comprou, não se preocupe, pois eles estão bem conservados. Mas depois de abri-la, é interessante que esses saquinhos também sejam guardados em recipientes de metal ou cerâmica com fechamento hermético.

Lembre-se de não misturar saquinhos de chá diferentes em um mesmo pote. Além de prejudicar o aroma, também interfere no sabor.

Validade do chá

Normalmente, a validade do chá variam em torno de 2 anos. Depois desse período, é comum que o sabor, o aroma e as propriedades se modifiquem e isso depende bastante da fabricante do chá e, consequentemente da qualidade. Mas o fato de ter passado da validade não significa que não possa ser mais consumido. Para saber, o melhor é fazer um teste.

Ele bem simples. Pegue a folha do chá e quebre-a ao meio. Se ela fizer barulho é porque ainda está fresca e boa para o consumo. Se você guardou o chá, desde o começo, em um recipiente adequado, é bem provável que isso aconteça.

Quer mais dicas de como obter o melhor dos seus chás? Então, assine a nossa newsletter!

Comentários

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vemat a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.