Chás relaxantes: Conheça 5 ervas calmantes que ajudam a dormir melhor

Chás relaxantes: Conheça 5 ervas calmantes que ajudam a dormir melhor

Quem, hoje em dia, já não sofreu ou sofre por causa do estresse? Esse problema psiquiátrico se tornou uma verdadeira epidemia mundial e nacional. O Brasil é o segundo país do mundo mais estressado e esse problema acaba abrindo portas para outros de cunho emocional como a depressão e a ansiedade, doenças que já afetam boa parte dos brasileiros.

Outro problema é o consumo de remédios de forma indiscriminada para amenizar os efeitos do estresse (queda de cabelo, insônia, enxaqueca e outros). O uso de tranquilizantes é uma preocupação para o sistema de saúde, pois causam séria dependência química para o cérebro e afetam a memória.

Existem diversas formas mais naturais de lidar com o estresse e reduzir ou mesmo anular os seus efeitos nocivos. Uma delas é consumindo chás relaxantes, ervas que oferecem um efeito calmante para o corpo. Quer saber quais são elas? Então veja a lista com as principais!

1) Valeriana

Esse chá é muito utilizado para quem sofre com a insônia, muitas vezes provocada pelo estresse. A erva ajuda a controlar as células do sistema nervoso e assim, reduz os níveis de estresse e ansiedade. Lembrando que, se você está com problemas para dormir, o primeiro passo é ir ao médico, pois as causas podem ser várias e é preciso descobri-la antes de pensar na solução.

2) Erva de São João

A erva em questão possui agentes anti-inflamatórios e também é rica em vitamina C, aumentando as defesas do organismo. Essa erva é tão poderosa que muitos laboratórios a usam para a fabricação de medicamentos para depressão e ansiedade leve.

3) Melissa

A Melissa é bastante usada para combater os problemas gerados pela ansiedade e como esse transtorno psicológico pode estar relacionado ao estresse (e está na maioria das vezes) o seu chá também é eficaz contra o estresse. Também ajuda no processo de digestão e, por isso, é recomendada uma xícara após as principais refeições.

 

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4) Passiflora

Possui poderosos agentes antioxidantes como os flavonoides e os alcalóides. Além dessas substâncias benéficas, existe outra chamada ácido aminobutírico que é encontrada na Passiflora. Ela ajuda a regular o tônus muscular, evitando assim a tensão provocada pelo estresse e também ajuda no relaxamento do sistema nervoso.

5) Camomila

Eis um dos chás mais conhecidos como calmante. O chá de camomila é bastante popular aqui no Brasil e, por isso, pode ser encontrado facilmente em diversas lojas especializadas e supermercados. Além de ser um excelente relaxante muscular, a camomila também age como anti-inflamatório, protegendo o nosso organismo de diversas doenças.

Lembre-se: na hora de escolher o chá tenha cuidado. Muitas marcas acabam colocando muito mais talo nos saquinhos de chá do que as ervas propriamente ditas. Afinal de contas, são nelas que encontramos a maioria das propriedades benéficas que listamos aqui. Portanto, na hora de escolher os seus chás relaxantes, busque uma marca de confiança. Chá não é “tudo igual”.

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