6 motivos para tomar chá

6 motivos para tomar chá

Não se sabe ao certo quando, exatamente, as pessoas passaram a consumir chá. Desde os primórdios, as plantas eram utilizadas para tratar de diversas enfermidades. Mas sabemos que a China é tida como o país de origem do chá e a Índia é considerada uma das principais fabricantes de chá preto do mundo.

Com o passar do tempo, o chá deixou de ser uma bebida usada apenas para o tratamento de doenças. Ela se tornou também parte da cultura de um povo. Por exemplo, é bastante conhecido o hábito dos ingleses de consumir chá que, muitas vezes, é misturado com leite.

O fato é que o hábito de beber chá consegue promover o bem-estar e a saúde do nosso organismo. Veja abaixo alguns bons motivos para inserir essa bebida na sua rotina.

1. É rico em antioxidantes

As substâncias antioxidantes estão cada vez mais em destaque nas nossas vidas. Elas são responsáveis por combater os radicais livres, presentes em grande quantidade na nossa alimentação.

Por exemplo, os agrotóxicos encontrados nas plantas que consumimos, os produtos enlatados e outros industrializados são ricos em radicais livres. Eles promovem o envelhecimento celular e podem modificar o DNA da célula, desencadeando o câncer.

2. Possui efeito diurético

Outro excelente benefício que os chás possuem é o fato de serem diuréticos, ou seja, ajudam a eliminar as toxinas do corpo por meio da urina.

É um efeito muito interessante, por exemplo, em pessoas que sofrem de retenção líquida, especialmente se são hipertensas. Ótimas opções são o Chá de Hibisco e o Chá verde.

3. Faz bem para o fígado

Um estudo feito pela Universidade de Medicina do Sul da China descobriu que pessoas que consomem mais chás apresentam menos complicações no fígado como câncer, esteatose hepática, doença hepática crônica e cirrose. Doenças que, quando surgem, podem causar diversas outras complicações em outros órgãos do corpo.

4. Fortalece o sistema imune

O nosso sistema imune é responsável por combater os agentes patogênicos e invasores do corpo. Sendo assim, quanto mais forte ele fica, menos doenças aparecem.

Muitos chás possuem propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias e antibacterianas. Por isso, ele consegue ajudar o nosso organismo a produzir mais células da série branca, ou seja, células de defesa.

5. Aumenta a resistência durante o exercício

Você pratica atividades físicas como musculação, corrida e outros? Então, o chá precisa entrar na sua dieta.

Alguns tipos de antioxidantes como as catequinas, presentes em grande quantidade no Chá Verde, aumentam a nossa capacidade de queimar gorduras. Dessa forma, há mais fonte de energia disponível e os músculos conseguem trabalhar por mais tempo.

6. Melhora a concentração

É estudante? Precisa estar mais concentrado para trabalhar? Então, tomar chá pode ajudar e muito. Alguns possuem uma certa quantidade de cafeína e também de teanina, um aminoácido que age diretamente sobre o sistema nervoso central e assim, consegue oferecer a concentração necessária para que você realize as tarefas do dia a dia.

Percebeu como tomar chá pode ser interessante para promover e manter o seu bem-estar? E o melhor de tudo é que você pode contar com uma grande variedade de sabores e aromas, assim, sempre vai experimentar algo diferente e adquirir os mais diversos benefícios.

Compartilhe essas dicas nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a melhorar a saúde tomando chá!

Comentários