Chá para combater a gripe: conheça ervas que afastam o resfriado

Chá para combater a gripe: conheça ervas que afastam o resfriado

Na época mais fria do ano é bastante comum que a gripe e o resfriado acabem aparecendo. Todos deixam portas e janelas fechadas por conta do frio e, assim, fica muito mais fácil de um vírus ser transmitido de uma pessoa para outra no mesmo ambiente. 

Mas, contar com um chá para gripe pode auxiliar a resolver o problema, além de te manter quentinho nos dias mais frios.

Existem diversos tipos de ervas que podem ajudar e são fáceis de encontrar. Um chá feito com gengibre, por exemplo, é excelente pois tem propriedades anti-inflamatórias. Quer mais ideias de chás? Então, confira abaixo receitas excelentes de chás para gripe para fazer em casa!

Afinal, qual é o melhor chá para gripe?

Há tantas opções de chás para gripes que é praticamente impossível definir apenas um que seja o melhor. Por ser uma opção natural, você pode variar no consumo e utilizar no dia a dia conforme sua preferência e sabor.  

1. Chá de Capim-limão

O capim-limão é uma planta que ajuda no fortalecimento do sistema imune oferecendo maiores condições para que o seu corpo combata o vírus da gripe

Além disso, ele apresenta ação anti-inflamatória, o que é excelente para inflamações na garganta, um dos sinais da gripe. Veja uma excelente receita com a erva.

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa de folha seca de capim-limão;
  • 1 colher de sopa de folha fresca de tomilho;
  • 1 colher de sopa de folha fresca de hortelã (você também pode escolher um sachê de Chá de Hortelã Vemat);
  • Casca de ½ limão;
  • 1 xícara de chá de água;
  • 4 fatias de gengibre.

Agora, basta colocar a água no fogo e desligar quando começar a ferver. Adicione todos os ingredientes, abafe por 5 minutos, coe e pode tomar.

2. Chá de Gengibre

Por ter ação antioxidante e anti-inflamatória, o chá de gengibre se destaca entre os chás para gripe. Ele ajuda a combater alguns sinais e sintomas como dor muscular, tosse e até mesmo asma e bronquite

A Vemat possui um Chá de Hortelã com Gengibre sabor limão que é excelente, oferece todas as propriedades dessa tuberculosa e ainda possui outros ingredientes que também ajudam a combater o problema.

3. Chá de Hortelã

A hortelã é bastante conhecida por ajudar na digestão e também por ser uma ótima planta para aqueles que sofrem com problemas respiratórios

Em alguns tipos de gripe, uma grande quantidade de muco pode se formar nos pulmões, deixando a respiração difícil. O Chá de Hortelã é um ótimo aliado como expectorante, ou seja, ele pode ajudá-lo a colocar o muco para fora. Além disso, ajuda a reduzir a dor de garganta e também a tosse seca.

Saiba mais sobre os benefícios da hortelã clicando aqui.

4. Chá de Canela

A canela não serve apenas para perder peso, ela também ajuda a tratar gripes e resfriados. O chá de Canela apresenta propriedades anti-inflamatórias, o que é perfeito para quem está, por exemplo, com dores no corpo ou dor de garganta

Basta aquecer a água, desligar a chama, colocar na caneca ou xícara e adicionar o sachê. Em 5 minutos o seu chá estará pronto. É um chá para gripe com grandes benefícios!

5. Chá de Anis estrelado

Na cultura chinesa, o anis estrelado é conhecido por acalmar a tosse e eliminar as secreções. Assim, é um excelente chá para gripe, além, é claro, de ter outros benefícios

Para potencializar ainda mais os efeitos deste chá, você pode acrescentar uma rodela de limão, uma canela em pau ou pequenas lascas de gengibre. 

6. Chá de Camomila

Além de seus benefícios calmantes, o chá de camomila também atua de forma positiva para combater a gripe, aliviando sintomas da sinusite e inflamações no nariz.

Se desejar um sabor mais docinho no seu chá para gripe, você pode optar pelo Chá de Camomila com Estévia da Vemat, que é completo e super saboroso.  

7. Chá de Equinácea

Trata-se de uma planta pouco conhecida, mas repleta de benefícios para quem a consome. Altamente recomendada para infecções e sintomas respiratórios, a equinácea proporciona um chá para gripe bastante eficaz.

As partes usadas da Equinácea são a raiz, folhas e flores, sendo que, para o chá, utiliza-se a raiz ou as folhas. 

 

Chás para gripes ajudam a fortalecer o sistema imune

E além das ervas, quais outros chás também são recomendados para gripe?

8. Chá de Alho com Limão e Mel

Como uma receita de vovó, a combinação de alho, limão e mel é super conhecida para ser um xeque-mate na gripe.  

Este chá caseiro para gripe é um dos melhores e proporciona uma aceleração no processo de cura, fazendo com que você se sinta melhor em pouco tempo. 

9. Chá de Abacaxi com mel

Essa fruta é rica em Vitamina C, que faz toda diferença no fortalecimento do sistema imune. O chá para gripe da combinação de abacaxi com mel também trata gargantas inflamadas. 

A Vemat possui em sua linha de chás a combinação de Abacaxi com Laranja sabor Mel, que é super indicado para tratar um resfriado.

10. Chá de Laranja

Falando em Vitamina C, não poderíamos deixar de fora o chá de laranja, que é super indicado para a gripe. A utilização da casca de laranja no preparo do chá traz todas as propriedades benéficas para auxiliar na solução do seu resfriado.

Lembrando que chás para gripe não substituem as medicações que o seu médico receitou. Eles apenas aceleram o processo de cura, oferecendo diversas propriedades benéficas para o seu corpo. 

Além disso, existem alguns chás que não podem ser consumidos por qualquer pessoa. Por exemplo, se você está gripado, mas é hipertenso ou possui qualquer problema cardíaco, os chás com gengibre e canela não devem ser consumidos.

Vale lembrar que alguns hábitos podem contribuir para diminuir sua imunidade e facilitar o desenvolvimento de gripes e resfriados. Lembre-se das regras básicas: alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos, saúde mental e boas noites de sono são essenciais.

Vá ao supermercado ou loja especializada e procure pelos Chás da Vemat. Assim, você terá um chá para gripe com todas as propriedades que precisa para ficar saudável e longe de resfriados!

Comentários

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vemat a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.