Substitua o açúcar com essas opções saudáveis e deliciosas

Substitua o açúcar com essas opções saudáveis e deliciosas

Se você chegou até aqui, provavelmente já sabe que o excesso de açúcar é um grande inimigo da nossa saúde, responsável por doenças como diabetes, obesidade e cárie. O que talvez você não saiba, é que existem muitas outras maneiras de adoçar as suas receitas sem abrir mão do sabor doce e do cuidado com a saúde. 

Neste post, trouxemos 4 deliciosas alternativas para substituir o açúcar, inclusive na sua xícara de chá. 

01 – Mel

Prático, acessível e muito saboroso, o mel é considerado um dos melhores substitutos do açúcar, pois além do acentuado o sabor doce, ele fortalece o sistema imunológico, faz bem ao coração e também ao cérebro. 

Uma colherzinha de mel na sua xícara de chá já é o suficiente para adoçar e preservar o sabor das ervas. Procure comprar mel puro e aproveite todos os benefícios!

02 – Estévia

A estévia (ou stevia) é mais um doce presente da natureza para nós. Esse adoçante natural é extraído da planta estévia e vem ganhando cada vez mais reconhecimento, já sendo possível encontrar diversos produtos industrializados adoçados com ela. A estévia é utilizada no tratamento para diabetes, não tem calorias e pode ser utilizada para substituir o açúcar no dia a dia, em qualquer receita: bolos, sucos, doces em geral e, claro, no chá. 

Só vale lembrar dessa regrinha na hora de cozinhar: adoçantes líquidos não devem ser usados para preparos que vão no forno ou fogão, pois ao serem cozidos eles deixam um gosto amargo no preparo. Nesse caso, opte pela versão em pó.

03 – Xilitol

Outra excelente maneira de substituir o açúcar é optar pelo Xilitol, um adoçante extraído a partir das fibras de algumas plantas, como ameixa e milho. A grande vantagem desse adoçante é que o índice glicêmico dele é apenas 7, bem diferente do açúcar normal, que pode chegar a 70. Porém, o xilitol deve ser usado com equilíbrio, a dose diária recomendada é de no máximo 60 gramas, pois em excesso, pode ter efeito laxativo.

04 – Maçã

Dica testada e aprovada por nós: um pedacinho de maçã na sua xícara de chá é o suficiente para adoçar a bebida. A maçã tem um gosto suave que combina perfeitamente com os sabores dos chás da Vemat. 

Para substituir o açúcar em outras receitas doces, como massas e sobremesas, basta preparar um suco de maçã e utilizá-lo na quantidade necessária. 

Experimente essas dicas deliciosas e depois conta pra gente o que achou! E não esqueça de compartilhar com sua família e amigos, afinal, quem ama cuida, né?

Alguns dos gifs deste post foram retiradas do Giphy, caso uma seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação.

Comentários

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vemat a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.