Por que tomar chá preto: benefícios da bebida para uma vida melhor

Por que tomar chá preto: benefícios da bebida para uma vida melhor

Derivado da mesma planta do chá verde e do chá branco, a Camellia sinesis, o chá preto é uma bebida amplamente difundida no oriente e também já tem seus amantes aqui no lado ocidental. Na China, o chá preto é conhecido como chá vermelho exatamente por sua coloração.

Para que seja feito o chá preto, as folhas precisam passar por um tratamento mais intenso, sendo oxidadas e fermentadas. Dessa forma, este chá tem alto teor de cafeína, com um sabor mais marcante.

Assim como os demais chás que vêm da Camellia sinesis, o chá preto oferece benefícios para a saúde. Continue a leitura e conheça os principais!

Prevenção de doenças do coração

Aliado a uma alimentação balanceada, atividades físicas e um estilo de vida mais leve, o chá preto pode ser uma excelente forma de prevenir as doenças cardiovasculares.

Sua boa atuação deriva da presença de flavonoides, que são substâncias que auxiliam na oxidação do colesterol LDL, popularmente conhecido como “ruim”. Assim, diminui-se as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto, trombose e AVC.

 

 

Fornece energia e disposição

Chá preto para ter mais energia e disposição

Tem dias que o cansaço bate forte e você não sente vontade de fazer nada? Ou você tem dificuldades em manter o ritmo nas atividades do dia a dia?

Então, vale a pena inserir o hábito de beber chá preto na sua rotina. Por seu alto teor de cafeína, esta bebida estimula o cérebro, mantendo-o em alerta, ajudando na concentração.

Assim, recomenda-se uma xícara deste chá após o almoço, para evitar a sonolência e também contribuir com o processo digestivo.

O chá preto também ativa o sistema respiratório e o coração, aumentando a energia do nosso corpo.

Ajuda na melhora do humor

Quando temos mais disposição e energia, também sentimos esses reflexos em nosso humor. Assim, o chá preto é um bom aliado para garantir um sorriso.

Esta bebida age a partir da substância L-teanina, que contribui com o aumento da serotonina e da dopamina, os quais estão diretamente ligados com a sensação de bem-estar.

Uma xícara por dia é uma boa receita para reduzir o estresse e a ansiedade que, muitas vezes, podem dificultar nossa rotina.

 

 

Auxilia na saúde da pele

Chá preto auxilia na saúde da pele

O chá preto é um ingrediente natural e super em conta para adicionar no skin care, principalmente se você sofre com acnes, espinhas, cravos e pele oleosa.

Para obter este benefício do chá preto, a indicação é usá-lo morno, aplicando com um algodão sobre a pele. É só deixar por alguns minutos e, depois, lavar o rosto com água.

Além da aplicação, também recomenda-se a ingestão da bebida, já que ela tem alto índice de antioxidantes, que evitam a oxidação da pele.

 

 

Ótimo para o crescimento do cabelo

Além dos benefícios para a pele, o chá preto também traz bons resultados para as madeixas. Se você está em busca de um crescimento mais rápido dos fios, vale a pena contar com essa bebida.

Isso acontece porque, quando é feita a aplicação do chá preto diretamente no couro cabeludo, há o estímulo do folículo capilar. Recomenda-se repetir a aplicação semanalmente, deixando agir por cerca de 30 minutos.

Outro benefício é o combate da oleosidade nos fios. Por isso, caso tenha cabelos secos, indica-se fazer uma hidratação depois da aplicação.

Aumento das chances de gravidez

Chá preto aumenta as chances de gravidez

Para os casais que estão em busca de aumentar a família, recomenda-se aumentar o consumo de chá preto diariamente.

As mulheres que tomam chá preto com frequência apresentam aumento nas chances de gravidez em cada ciclo. Por se tratar de um ingrediente natural – e super gostoso, não custa nada tentar, não é mesmo?

Mas, fique atento: na gravidez, o chá preto não deve ser consumido, assim como outros chás. Clique aqui e saiba mais!

Você já conhecia estes benefícios do chá preto? Além de ser uma bebida super gostosa, também atua positivamente para a nossa saúde.

Com a chegada do verão, você pode também fazer alguns drinks com chás (inclusive o chá preto): clique aqui e confira algumas receitas!

Comentários

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vemat a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.