Como harmonizar chás e aproveitar ao máximo essa experiência

Como harmonizar chás e aproveitar ao máximo essa experiência

A hora do chá é muito mais do que uma pausa no dia ou um momento para relaxar. Cada tipo de chá apresenta propriedades diferentes que ajudam a equilibrar o organismo, acalmar os nervos ou mesmo a acordar no começo do dia.

Além das diferenças entre as ervas e flores, muitas pessoas gostam de complementar a bebida e comer um doce ou salgado na hora do chá, tornando o momento ainda mais especial. Porém, o que muitos não sabem é que essa combinação pode ser extremamente harmoniosa e acentuar essa mescla de sabores, qualificando a bebida.

Se você quer saber mais sobre como harmonizar chás, continue lendo e comece a testar seu paladar!

1- Lembre-se das possíveis harmonizações

O momento de harmonizar chás pode seguir 2 principais bases: harmonização por semelhança ou harmonização por contraste.

Como os próprios nomes já dizem, ou a bebida pode combinar com alimentos de gostos semelhantes ou totalmente opostos. Assim, a experiência deve ser feita para entender qual a melhor opção para seu paladar de acordo com o momento e tipo de bebida.

2- Siga as 4 principais características

Dentre as 2 formas de harmonizar chás, há 4 focos que devem ser pontos de atenção, sendo eles: acidez, gordura, doçura e amargura. Considerar essas 4 características ajuda a entender qual alimento escolher para cada tipo de chá, o amargor, por exemplo, pode ser atenuado com a doçura e maior teor de gordura, então é possível escolher chás como boldo ou chá preto na hora de comer um bolo doce ou lanches.

Outro exemplo é o equilíbrio da acidez em um bolo de laranja ou limão com chás doces e leves, ou mesmo a combinação de alimentos gordurosos com chás ácidos, ajudando no funcionamento do organismo.

3- Saiba as regrinhas

Por fim, além das dicas anteriores vale lembrar que há algumas regras pré-estabelecidas por muitos conhecedores e amantes dos chás. Dentre elas, algumas principais são:

  • Chás escuros combinam muito com alimentos fortes;
  • Chás brancos devem ser consumidos individualmente para que o sabor seja melhor explorado, sem alimentos em conjunto;
  • Chás verdes podem ser consumidos em conjunto com alimentos leves.

Além de todas essas dicas, é importante atentar-se à combinação de texturas e odores, afinal tomar um chá quentinho envolve tanto o paladar quanto os outros sentidos. Um momento completo!

Outra questão é que as combinações podem e devem ser testadas e adaptadas de acordo com as preferências e criatividade da pessoa, então invista em ideias e combinações diferentes para harmonizar chás.

Entendeu melhor sobre como harmonizar chás e alimentos? Aproveite para conhecer nossos diversos tipos de produtos e comece a fazer seus testes!

Comentários

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vemat a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.