05 chás que ajudam no controle do diabetes

05 chás que ajudam no controle do diabetes

O diabetes é uma doença crônica e o paciente precisa aprender a conviver com ela. Hoje existe o tratamento de controle, mas quando o assunto é alimentação, o diabético precisa tomar alguns cuidados para não piorar a sua condição. Além das medicações como a insulina, é possível fazer uso de chá para o controle do diabetes.

De acordo com dados do Governo Federal, o número de brasileiros com diabetes cresceu em 61,8% em apenas 10 anos. Esse é um sinal de que nós não estamos nos cuidando tanto como deveríamos.

Para aqueles que já possuem a doença, eis aqui uma lista de chás para controle do diabetes que ajudarão a conviver melhor com a doença, sem tantos altos e baixos!

  1. Chá Verde

Bastante conhecido por ajudar no emagrecimento por conta do seu efeito termogênico, o Chá Verde pode ser também consumido por aqueles que precisam de ajuda para controlar o diabetes. Aliás, esta é uma das melhores opções para quem precisa controlar as taxas de glicose na corrente sanguínea.

A bebida consegue retardar a conversão do amido, um açúcar encontrado nos alimentos, em glicose. Uma única cadeia de amido pode conter de 60 mil a 1 milhão de moléculas de glicose. Portanto, tomar o Chá Verde ajuda consideravelmente a manter os níveis desse açúcar mais equilibrados.

  1. Camomila

Além de ser um excelente calmante, a camomila consegue não só reduzir a taxa de glicose circulante como também transformá-lo em glicogênio. O glicogênio é a forma como os animais armazenam o açúcar como principal fonte de energia. Além desse benefício, o Chá de Camomila também protege as células beta do pâncreas, que podem ser danificadas pela hiperglicemia.

  1. Carqueja

O Chá de Carqueja é bastante conhecido por suas propriedades protetoras do fígado, mas ele também ajuda a controlar o diabetes, ainda que de forma indireta. O fígado ajuda no armazenamento do glicogênio, uma fonte energética produzida a partir a disponibilidade de glicose na corrente sanguínea.

Sendo assim, quanto melhor o funcionamento do fígado, menor será a taxa de glicose circulante, algo benéfico para quem tem diabetes.

  1. Chá Preto

Feito da mesma folha do Chá Verde, porém em momentos diferentes da colheita, o Chá Preto possui polissacarídeos que conseguem inibir a ação de duas enzimas utilizadas pelo nosso corpo no momento de quebrar as cadeias de amido transformando-as em glicose. Para obter os benefícios, o paciente deve tomar, em média, de 3 a 4 xícaras de chá por dia.

  1. Hibisco

Além de ajudar na redução da gordura abdominal e também do colesterol ruim (LDL), o Chá de Hibisco consegue não só melhorar os níveis de glicose no sangue como também o controle à insulina. Duas condições benéficas para quem é diabético.

Antes de consumir qualquer tipo de chá é preciso ficar atento aos efeitos que eles causam no organismo como um todo. Por exemplo, é muito comum ver hipertensos com diabetes. Nesse caso, eles não devem tomar o Chá Verde por ter efeito termogênico e, por isso, ocorre o aumento da pressão arterial, aumentando as chances de um infarto.

Na hora de comprar o seu chá, dê mais atenção à qualidade dele. Os chás da Vemat possuem uma grande quantidade de folhas, local onde estão as propriedades benéficas do chá para a nossa saúde.

Procure os chás da marca Vemat nos supermercados e tenha todas as vantagens para a saúde que eles podem oferecer!

Comentários

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vemat a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.