Conheça 6 benefícios do chá de Carqueja

Conheça 6 benefícios do chá de Carqueja

O chá de carqueja é bastante conhecido desde muitos anos e o hábito de tomá-lo foi passando de geração em geração. É um chá fácil de ser encontrado e também bem simples de preparar. E, por mais que todo mundo ou quase todo mundo já tenha ouvido falar, são poucas as pessoas que realmente conhecem todos os benefícios do chá de carqueja.

Quer bons motivos para começar a tomar essa poderosa bebida? Então confira!

Benefícios do chá de carqueja para saúde

  1. Protege o fígado

O fígado é um dos órgãos mais importantes que temos. Ele é o responsável, por exemplo, por metabolizar as medicações que tomamos. Além disso, ele também é essencial no metabolismo das gorduras. Alguns flavonoides, substâncias benéficas, foram encontrados nas folhas da carqueja. Um deles chama-se hispidulina e possui ação hepatoprotetora, isso quer dizer que o chá protege o fígado.

  1. Tem ação anti-inflamatória

Os casos de hepatite são muitos e alguns deles podem receber o chá de carqueja como uma ajuda no tratamento. Isso porque as folhas da planta possuem uma substância chamada saponinas que agem como agentes anti-inflamatórios. Além de ajudar na recuperação hepática, essa substância presente no chá também reduz a concentração do LDL, mais conhecido como colesterol ruim.

  1. Ajuda os diabéticos

De acordo com a OMS, 1 a cada 11 pessoas no mundo é portadora de diabetes, uma doença de ordem crônica e que não tem cura. Mas, para ajudar no controle dos níveis de glicose, o chá de carqueja pode ser utilizado. Isso porque ele reduz a absorção de carboidratos pelo organismo e, quanto menos carboidrato o corpo absorve, menores são os níveis de glicose na corrente sanguínea.

  1. Ajuda na perda de peso

Quem deseja emagrecer pode encontrar no chá de carqueja um poderoso aliado. Primeiro porque ele possui efeito diurético, eliminando toxinas e edema causado pelo processo inflamatório do tecido adiposo. Segundo, existem alguns estudos que constataram um comportamento termogênico por parte do chá. Isso quer dizer que beber chá de carqueja aumenta o metabolismo e com isso você passa a gastar mais energia, consequentemente, menor será o acúmulo de gordura.

Lembrando que só beber o chá não vai resolver muito o problema. Veja a bebida como um aliado, algo que fará você alcançar os resultados mais rapidamente.

  1. Aliada do sistema digestivo

Um dos benefícios do chá de carqueja está diretamente relacionado a uma menor produção de suco gástrico. Esse líquido, responsável por realizar o processo digestivo dos alimentos no estômago, em grandes quantidades, pode provocar úlceras. 

  1. É antioxidante

Os flavonoides presentes na folha da carqueja são substâncias antioxidantes e, portanto, possuem o poder de combater os radicais livres. Estes, por sua vez, aceleram o envelhecimento e também aumentam as chances de desenvolvimento de doenças graves como o câncer.

Os benefícios do chá de carqueja são muitos e você pode tê-los em casa sempre que quiser. Basta ir ao supermercado, encontrar o seu chá de carqueja Vemat e preparar conforme a instrução. Lembre-se que para manter as propriedades do chá, o melhor é fazer uma infusão.

Quer mais dicas de chás que vão ajudar a sua saúde? Então assine a nossa newsletter e receba em primeira mão!

Comentários

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vemat a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.