Qual é a diferença entre chá verde, branco, preto e oolong?

Qual é a diferença entre chá verde, branco, preto e oolong?

Se cada cor carrega consigo um significado, quando unimos as cores com os chás não poderia ser diferente. 

gif cha

Os chás verde, branco, preto e oolong já fazem parte do nosso dia a dia e muitos já conhecem os benefícios que eles oferecem quando consumidos regularmente

 

Mas, afinal, quais as reais diferenças entre esses chás? Vamos explorar um pouco mais esse tema e saber tudo!

 

O que significa chá oolong?

chá oolong

Antes de entrarmos efetivamente nas diferenças entre os tipos de chás, é preciso compreender o significado do chá oolong.

 

De origem chinesa, a palavra “oolong” significa “chá do dragão negro”, fazendo referência à sua cor escura. 

 

Para que serve o chá de oolong?

Em resumo, o chá oolong atua na aceleração do metabolismo, auxiliando na queima de gordura corporal. 

 

Vale ressaltar também que seu consumo tem bastante eficiência no tratamento de diabetes tipo 1

 

Afinal: quais as diferenças entre chá verde, branco, preto e oolong?

Diferenças entre chá verde, branco, preto e oolong

A diferença de cores que vemos a olho nu nos chás tem sua origem real no processamento da planta

 

É importante lembrar que todos esses chás derivam da planta Camellia sinensis, seja de suas folhas ou dos botões.  

 

Isso significa que a partir da matéria vegetal podemos chegar a qualquer um dos chás, no entanto, conforme as etapas que são seguidas, cada chá ganha vida. 

 

É essencial lembrar que devido a esse processamento os benefícios dos chás variam, sendo que em alguns estão mais presentes componentes como no chá verde, que mantém o bom potencial antioxidantes da planta.

Chá verde, branco, preto e oolong: etapas de processamento e mais informações

Agora que sabemos a diferença, vamos compreender melhor o que acontece.

 

Chá branco: este tipo passa por um processo mínimo de suas folhas e brotos e não sofre oxidação. É por isso que sua coloração é clara. Vale lembrar também que isso influencia no seu sabor e, obviamente, sua cor, que são bastante leves. 

 

 

  • Para saber: possui grande quantidade de polifenóis e pequena quantidade de cafeína. O chá branco também é bastante poderoso no alívio do estresse por conter L-teanina. 

 

 

Chá verde: para este chá, o processo de oxidação é mínimo, mas possui uma etapa adicional de fritura (no caso dos chineses) ou vaporização (para os japoneses). Essa etapa é responsável pelo sabor mais marcante do chá e, é claro, maior presença de cafeína. 

 

 

  • Para saber: com propriedades antioxidantes, atua no melhor funcionamento do organismo, auxiliando no fortalecimento da imunidade, bem como no tratamento de infecções. 

 

 

Chá preto: neste chá, há o total processo de fermentação da planta formando a cafeína que, consequentemente, está altamente presente.  

 

 

  • Para saber: seu consumo tem grande poder na diminuição da sensação de fadiga e cansaço, estimulando a atividade cerebral. 

 

 

Chá oolong: o “chá do dragão negro” surge em uma etapa antes do chá preto, tendo fermentação parcial. Isso faz com que aconteça a liberação de sabores extras. Podemos dizer que ele está entre o chá verde e o chá preto.   

 

 

  • Para saber: com forte atuação no sistema digestivo, o chá oolong é recomendado após as refeições. Também fortalece a estrutura óssea.

 

Qual a diferença entre o chá verde e o chá preto? E o chá mate e chá preto?

Diferenças entre chás verde e preto e chás mate e preto

Essas diferenças ficam mais claras após compreendermos seu processo de origem.

 

Em resumo, entre chá verde e chá preto, temos: quantidade de cafeína e diferença de sabores

 

Já entre chá mate e chá preto, a diferença começa exatamente na planta, sendo que o chá mate vem da Ilex paraguariensis. São usadas as folhas picadas em pequenos pedaços, as quais são tostadas até ficarem bem escuras.  

E aí, deu para entender melhor as diferenças entre os chás? Ficou ainda alguma dúvida? Utilize a seção de comentários aqui no blog e compartilhe com a gente!

 

Ah, e não esqueça de assinar nossa newsletter para receber informações e dicas incríveis sobre chás

 

Alguns dos gifs deste post foram retirados do Giphy, caso um seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação.

Comentários

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vemat a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.