Chá verde: 5 benefícios além do emagrecimento

Chá verde: 5 benefícios além do emagrecimento

Quem está na busca por perder alguns quilinhos possivelmente já consumiu e sabe dos benefícios do chá verde para este objetivo. 

Por sua refrescância e por não possuir calorias, a bebida faz parte do dia a dia de muitas pessoas, em especial, pelos chineses, terra natal da planta. 

Chinese Tea GIF - Find & Share on GIPHY

Mas, as propriedades do chá verde vão muito além e, após saber mais, com certeza, você vai inserir essa bebida na sua rotina. Então, continue a leitura e fique por dentro!

 

Afinal de contas: o chá verde serve para quê?

Propriedades benéficas do chá verde

 

Na sua composição, o chá verde é rico em antioxidantes, cafeína, aminoácidos, vitaminas B, E, C, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro. Isso tudo impacta positivamente na saúde, contribuindo para uma qualidade de vida cada vez maior.

 

Além disso, o chá verde tem alta concentração de flavonoides chamados catequinas, os quais atuam, em especial, na sensação de saciedade do nosso organismo.

 

Impacto no desempenho mental  

Benefício do chá verde no desempenho cerebral

 

Devido à presença da cafeína, o chá verde estimula a concentração e a memória. A melhor parte é que a dosagem desse componente é menor do que no café, por exemplo, oferecendo o benefício, mas sem excessos. 

 

Por outro lado, o chá verde também registra a substância L-teanina, que leva à sensação de relaxamento. Ou seja: o chá verde traz o equilíbrio necessário para que você possa produzir mais e melhor.

 

Aumento na expectativa de vida

Benefício do chá verde no aumento da expectativa de vida

 

Os chineses já são mundialmente conhecidos por serem um país com alta expectativa de vida e se pensarmos que o chá verde faz parte da dieta deles, fica fácil compreender esse benefício.

 

Mais de 40 mil adultos japoneses participaram de um estudo, o qual mostrou que aqueles que beberam cerca de 5 ou mais xícaras por dia de chá verde tiveram, durante um período de 11 anos, menos risco de morrer

 

Ajuda na melhora de infecções e inflamações 

Benefício do chá verde na melhora de melhora de infecções e inflamações

 

Lembra das catequinas que falamos no início? Uma de suas atuações está exatamente no fato de ajudarem na eliminação de bactérias e inibição de vírus, diminuindo o risco de infecções.

 

Em especial, isso acontece na saúde bucal, já que o consumo de chá verde está relacionado à inibição de uma das bactérias responsável pela cárie. 

 

Proporciona mais energia 

Benefício do chá verde proporcionando mais energia

 

Atualmente a vida requer muito mais de nós, seja no trabalho, em casa ou em outras atividades. Por isso, é preciso cuidar para manter o pique no dia a dia.

 

O chá verde oferece grandes benefícios por meio da cafeína, sendo que estudos já comprovaram que essa substância pode elevar em até 12% o desempenho físico.

 

Veja também: Como fazer deliciosas receitas com chá verde

 

Natural e com tantas propriedades incríveis, é impossível deixar o chá verde de fora da nossa alimentação diária. Mas, vale lembrar que não é recomendado seu consumo à noite para evitar a perda de sono.

 

Além disso, gestantes e pessoas que possuem diagnóstico de hipertireoidismo e hipertensão devem ter cuidado ao consumir esta bebida

 

Não esqueça de assinar nossa newsletter para sempre receber em primeira mão todas as informações, dicas e novidades sobre chás. Até a próxima!

 

Alguns dos gifs deste post foram retirados do Giphy, caso um seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação.

Comentários

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vemat a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.