Tomar chá: qual a melhor hora para cada tipo?

Tomar chá: qual a melhor hora para cada tipo?

Se você já foi capturado pelo sabor e aroma de um bom chá, sabe a diferença que faz começar um dia depois de uma xícara de mate ou fazer aquela pausa no trabalho para preparar um chá verde.

Porém, tanto as ervas quanto as flores usadas para os tipos de chá possuem propriedades diferentes que influenciam as ações do organismo e, consequentemente, mostram o quão disposto, equilibrado ou mesmo tranquilo você se sentirá após tomar pequena quantidade.

Com essa influência, é bom pensar em como tomar chá pode influenciar em sua rotina e como inserir essa variedade de acordo com a hora do dia, ajudando a equilibrar a rotina. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão fazer diferença, então continue lendo e confira!

Chás durante a manhã

Como de manhã é o período em que o corpo está mais lento e precisa de estímulos, os chás indicados são aqueles que proporcionam maior disposição após consumidos. Dentre eles, se destacam o chá preto, chá mate, chá verde, de casca de laranja com canela ou de canela com gengibre.

Essa variedade, porém, deve ser ingerida meia hora antes ou depois da alimentação para que não interfira em como o corpo absorverá os nutrientes do alimento.

Chás para o período da tarde

Para a tarde, os chás podem ser divididos em dois momentos, o período logo após o almoço ou aquele meio de tarde em que o rendimento no trabalho, por exemplo, precisa ser aprimorado. Confira nossa dicas:

Após o almoço

No momento pós almoço o corpo ainda está no processo de reter nutrientes e digerir o alimento. Dessa forma, é interessante investir em ingredientes que ajudem nesses processos, como o caso do chá de maçã, boldo, chá de hortelã, jasmim, gengibre e erva-cidreira.

Durante o trabalho

Quando o assunto é tomar chá para melhorar a disposição e qualidade das atividades no dia a dia, os tipos mais indicados são aqueles que aumentam a energia, como chá preto, chá mate e chá verde, além das variações e misturas com gengibre e canela.

Essas possibilidades são ótimas para os momentos em que você está no trabalho, cursos, faculdade ou mesmo em casa precisando aumentar a disposição e acelerar o corpo.

Tomar chá logo pela noite

Como último período do dia, a noite também pode ser inserida nessa rotina de infusões. Depois de um dia cansativo que exigiu muito do corpo, o ideal é que haja momentos de tranquilidade para relaxar antes de dormir.

Assim, é interessante equilibrar um chá de camomila, melissa, capim-limão ou mesmo erva-doce com um banho quente antes de dormir, relaxando a musculatura, o organismo e estimulando o sono, além de ajudar na digestão e reduzir sensações de peso e estresse.

Essas dicas de períodos e tipos de erva para tomar chá são apenas algumas opções que podem ser inseridas na rotina. Há uma variedade enorme que pode ser consumida diariamente, porém, é importante atentar-se às propriedades de cada um e como prepará-lo, entendendo qual o melhor momento para aproveitar aquela bela xícara quentinha.

Gostou de entender as diferenças de chás e horários? Quer receber mais conteúdo relacionado? Se inscreva em nossa newsletter e não perca essa oportunidade!

 

Comentários

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vemat a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.