Ter diferentes canais de relacionamento com o cliente é uma necessidade para quem quer melhorar as vendas e aumentar os lucros. Seja no offline ou digital, é importante analisar e optar por meios que realmente contribuam com o posicionamento da sua marca.
Não se pode negar que, entre as opções, o Instagram está em alta e pode render excelentes resultados para as empresas. No segmento de alimentos, para quem tem uma marca própria de chá, por exemplo, trata-se de uma ferramenta que oferece muitas funcionalidades e abre excelentes possibilidades.
Saiba como usar tudo que o Instagram oferece para alavancar sua marca de chá nesta rede!
Conheça as funcionalidades da ferramenta
Para saber como utilizar o Instagram, é essencial conhecer a plataforma a fundo. Lembre-se que usar a rede social como pessoa, como meio de entretenimento, é bem diferente do que utilizá-la como canal de relacionamento com clientes. É claro que se você já um heavy user facilita muito.
Comece criando (ou migrando) o perfil da sua marca própria de chá para o Instagram para Empresas. É assim que você terá acesso a recursos como anúncios patrocinados, insights e publicações em parceria.
Além disso, atualmente há também o Instagram Shopping, que permite a inserção de informações como preço, que facilita muito para você e para o seu cliente.
Portanto, explore a plataforma e utilize tudo que ela oferece a seu favor!
Crie relacionamento por meio do conteúdo
Engana-se quem acredita que vende mais quem atende melhor: o consumidor, atualmente, busca mais do que somente comprar. Ele quer criar um relacionamento com a empresa/marca em busca de produtos e serviços que realmente agreguem valor ao seu dia a dia.
No Instagram, esse relacionamento é criado por meio de conteúdos. Cada publicação é uma oportunidade de fornecer uma informação que capte a atenção do usuário.
Assim, sua marca própria de chá deve se tornar uma referência e uma autoridade no segmento para que os potenciais clientes vejam relevância no produto. E isso só pode ser alcançado por meio de conteúdos que realmente façam a diferença!
Não esqueça que, para isso, você precisa conhecer bem quem é o seu público. Além disso, vale também fazer pesquisas com concorrentes e estar atento ao que acontece nas mídias.
Aposte no visual
Já dizia o ditado: uma imagem vale mais que mil palavras. No Instagram, essa máxima é tão verdadeira que a rede social é baseada em fotos e vídeos.
Dessa maneira, tenha um cuidado especial com a forma que você publica as fotos e vídeos. Fique atento ao cenário, à luz e à disposição do produto no seu feed e nos stories.
Escolha imagens que vão ao encontro do posicionamento da sua empresa, que refletem seu valor. Explore formas de consumo e, se sentir à vontade, faça vídeos conversando com seus seguidores.
Não há nada que atraia mais do que a humanização do conteúdo com interação.
Lembre-se que chás são um produto que vende bem-estar, qualidade de vida e saúde!
Tenha um calendário editorial
Se você chegou até aqui, possivelmente sua cabeça está cheia de ideias de conteúdos e ações que você pode por em prática no Instagram da sua marca própria de chá.
Com tantas possibilidades, é normal se sentir um pouco perdido e pensar: mas, por onde devo começar? Como organizar tudo isso que pensei?
Para isso, desenvolva um calendário editorial para o Instagram da sua empresa. Esta ferramenta auxilia a organizar as ideias, ter em mente como colocá-las em prática e, principalmente, tornar a estratégia um hábito prático.
O calendário também ajuda você naqueles dias que “não estamos inspirados”. Afinal, se você planeja e pensa com antecedência não fica à mercê!
Faça anúncios patrocinados
Assim como qualquer mídia, o Instagram também tem recursos pagos para potencializar as ações de vendas das empresas. São chamados anúncios patrocinados.
Por meio deles, você seleciona o público e os interesses relacionados ao seu segmento, bem como a região onde seu potencial cliente está e direciona para que seu anúncio chegue até essas pessoas.
Lembre que os anúncios pagos são uma ferramenta que complementa o conteúdo que você publica diariamente. Ou seja: uma coisa não exclui a outra. Elas devem ser usadas em paralelo para que você aumente suas chances de vender mais.
Você já utiliza o Instagram para divulgar sua marca? Quais são as estratégias que você coloca em prática? Sua marca própria de chá pode ser um excelente investimento: clique aqui e saiba mais!