Que os chás são benéficos para a saúde disso ninguém duvida. Mas, em determinadas condições eles podem trazer malefícios também. Esse é o caso, por exemplo, de quem está grávida.
Há chás proibidos e permitidos na gravidez e se você não abre mão do chá nesse período (e nem precisa) ou se conhece alguma gestante que ama chá, as informações deste texto são extremamente úteis.
Para ajudar, fizemos uma lista com os chás que podem fazer mal para quem está grávida e aqueles que podem ser consumidos sem problema algum. Veja agora quais são!
Chás que são proibidos e permitidos na gravidez
Chás proibidos
A lista de chás que podem causar algum tipo de problema em grávidas é grande. Dependendo da quantidade que é ingerida, muitos deles podem trazer consequências que, embora sejam naturais, podem provocar complicações na gestação, como aborto, malformações ou sangramentos.
Chá de arruda
A arruda tem efeito anti-inflamatório e contraceptivo, mas para quem está gestante pode causar aborto por conta da presença do ascaridol. O excesso pode provocar, ainda, intoxicação e levar a infecções intestinais, problemas no funcionamento renal e hepático.
Chá de canela
Apesar de ser muito bom e trazer diversos benefícios, especialmente para gripes e resfriados, as gestantes não devem tomá-lo. Ele é termogênico, ou seja, acelera o metabolismo e, por isso, corre-se o risco de aborto. Há uma maior contração nos músculos uterinos, portanto, tomá-lo pode oferecer riscos.
Chá de alecrim
Alguns dos compostos encontrados no chá de alecrim podem estimular a menstruação, que é perigosa durante a gravidez, especialmente nos dois primeiros trimestres. A ingestão do chá pode resultar em abortos espontâneos, hemorragia uterina ou parto prematuro.
Chá de hortelã
Quem diria que o chá de hortelã, tão conhecido por ajudar na digestão, está nessa lista. Ele parece inofensivo, mas reduz a produção de leite. Sendo assim, quando o bebê nascer, você pode ficar com leite insuficiente para amamentá-lo ou mesmo não produzir. Por isso, deve ser evitado, especialmente pelas lactantes.
Chá de sene
Esse chá contém propriedades laxativas, mas não é recomendável para grávidas. Isso porque essa planta pode causar contrações involuntárias uterinas, além de diarreia.
Chá de boldo
O chá de boldo é bastante consumido para aliviar problemas gástricos, mas precisa ser evitado pelas gestantes. Acontece que ele possui uma substância tóxica chamada de Ascaridol que é abortiva. Assim, tomar esse chá na gravidez nem pensar!
Todos os chás da Camellia sinensis
Todos eles — chá preto, chá verde, mate e chá branco — não podem entrar no cardápio da gestante porque aceleram o metabolismo como o chá de canela. Eles possuem cafeína e, portanto, não podem ser consumidos.
- Leia também: Chás que bebês e crianças podem tomar
Chás permitidos
Tomando sem excesso, os chás podem trazer alívio e bem-estar para as futuras mamães. Se tiver uma horta em casa é melhor ainda, já que as propriedades da planta são mais preservadas.
Chá de erva-doce
Ele é benéfico nesse período em diversos aspectos. Ele deixa a mãe mais calma, o que por sua vez, acalma também o bebê tanto dentro quanto fora da barriga. Também ajuda nas náuseas bastante comuns nos primeiros meses e consegue aumentar a produção de leite materno. O chá de erva-doce é excelente para controlar a pressão arterial.
Chá de erva-cidreira
Outro chá bastante comum e que você, provavelmente, não fazia ideia de que era bom para a gestante. Também possui efeito calmante para a mãe e para o bebê, melhora os problemas gastrointestinais e alguns desconfortos comuns na gestação como o inchaço nas pernas.
Chá de lavanda
Outro chá que proporciona efeito calmante, aliviando o estresse, algo muito importante nesse momento. O chá de lavanda também reduz a ansiedade, promove maior relaxamento e, consequentemente, melhora o sono, algo que fica difícil nos últimos meses de gestação. A essência da lavanda também pode ser utilizada para aromaterapia.
Chá de rooibos
Este chá é, na verdade, uma das infusões mais recomendadas à gestante, já que se assume como uma fonte fabulosa de agentes antioxidantes – os flavonóides – e contém, ainda, minerais essenciais como o ferro, o magnésio, o manganês, o potássio e o cálcio.
Chá de camomila
Esse chá é permitido até certo ponto. Estudos comprovam que a camomila faz bem à gestante se o seu uso não for frequente ou excessivo. É indicado somente quando a mulher está com distúrbios de sono, enjoo, nervosismo, ansiedade e estresse. Não é uma bebida recomendada em caso de gravidez de risco.
Chá de capim-limão
Chá indicado para combater o mal-estar, inflamação e enjoo. Além de ser um chá saboroso, ele ajuda a combater males comuns na gravidez.
Esses são os principais chás proibidos e permitidos na gravidez! Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro do mundo dos chás, como dicas, receitas e muito mais!




