Chá de Sene: tudo o que você precisa saber antes de tomar

Chá de Sene: tudo o que você precisa saber antes de tomar

O Chá de Sene é bastante popular, especialmente por aqueles que desejam emagrecer ou que já passaram por essa caminhada. Por isso, ele é bastante consumido e se você está pensando em utilizá-lo, está tomando uma ótima decisão, porém, antes de ingerir qualquer alimento ou bebida, é preciso saber mais sobre as substâncias que você está colocando dentro do seu corpo.

Essa planta medicinal pode ser encontrada facilmente em supermercados e lojas especializadas na venda de chás. Por possuir um poderoso efeito laxativo, saber um pouco mais sobre essa planta é essencial.

Veja abaixo as principais perguntas sobre o Chá de Sene respondidas e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Para que serve o Chá de Sene?

Quem sofre com constipação intestinal, mais conhecida como prisão de ventre, já deve ter ouvido falar sobre o Chá de Sene. É uma ótima opção de remédio natural. O Sene apresenta propriedades laxativas, vermífugas e purgativas, também é uma ótima opção para aliviar o desconforto que muitas pessoas sofrem na hora de defecar.

Para quem tem hemorroidas ou fez algum tipo de cirurgia para removê-las, também é uma boa opção de chá laxante.

Por mais benéfica que essa bebida seja, é preciso ter uma certa cautela na hora de tomar, pois ela pode causar alterações na flora intestinal e acabar removendo também as bactérias benéficas que ficam na região.

Como fazer o chá de sene?

Para preparar o Chá de Sene não tem mistério: siga as instruções de preparo que vem na caixa de chá da Vemat. Basta esquentar a quantidade de água recomendada, colocá-la na xícara e mergulhar o sachê. Abafe e deixe-o lá pelo tempo recomendado. Depois, é só beber. 

Para quem tem prisão de ventre e quer resolver o problema, o ideal é tomar 3 xícaras por dia durante 3 dias. Não é aconselhável tomar o chá por mais de 7 a 10 dias consecutivos. 

Se os problemas da constipação persistirem, você deve ir ao médico.

Chá de Sene realmente ajuda a emagrecer?

Apesar de ser bastante utilizado por quem deseja perder peso, o Chá de Sene não possui qualquer substância que esteja relacionada diretamente com a queima de gordura. A perda de peso se dá, na verdade, pelo maior número de evacuações e por evitar a retenção de líquidos.

A melhor forma de emagrecer de forma saudável é por meio da reeducação alimentar e também com a prática de exercícios físicos. Além de perder peso, a sua saúde vai melhorar como um todo.

Quais os efeitos colaterais do chá de sene?

As pessoas acreditam que por ser um chá, ou seja, algo natural, não pode fazer mal à saúde, mas essa é uma ideia completamente equivocada. Até as coisas mais saudáveis, quando em excesso, podem ser prejudiciais. 

Tomar muito Chá de Sene pode provocar cólicas intestinais, diarreia, vômitos, má absorção de nutrientes pelo intestino, além de hipocalcemia e hipocalemia pela perda de potássio e cálcio respectivamente por meio das fezes. Também pode causar severa desidratação por causa da perda de água por meio da evacuação. 

Quem não pode usar?

Crianças com menos de 12 anos, gestantes e lactantes não podem usar o Chá de Sene, pois ainda não há pesquisas suficientes para determinar se o consumo de chá é ou não seguro para essas pessoas. E, se você já estiver tomando algum tipo de laxante, não adicione o chá ao dia a dia sem uma orientação médica.

É antioxidante e anti-inflamatório 

O chá de sene é um poderoso antioxidante natural!

A função  dos antioxidantes é proteger as células saudáveis do nosso organismo contra a ação oxidante dos radicais livres, o excesso disso pode causar envelhecimento precoce e danos nas moléculas de DNA. 

A planta sene também tem ação anti-inflamatória, pois ajuda equilibrar a saúde do corpo, diminuindo inflamações causadas por estresse e consumo de alimentos pesados.  

Atua como vermífugo

O chá de sene pode ser um excelente vermicida, pois alguns compostos encontrados no chá apresentam efeitos antiparasitário, fazendo com que o organismo elimine parasitas e vermes intestinais. 

Quer mais dicas de chás para tomar os benefícios que eles podem oferecer para sua saúde? Então, assine a nossa newsletter!

 

Comentários

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vemat a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.