Quais chás são proibidos e quais são permitidos na gravidez

Quais chás são proibidos e quais são permitidos na gravidez

Que os chás são benéficos para a saúde disso ninguém duvida. Mas, em determinadas condições eles podem trazer malefícios também. Esse é o caso, por exemplo, de quem está gestante. Há chás proibidos e permitidos na gravidez e se você não abre mão do chá nesse período (e nem precisa) ou se conhece alguma gestante que ama chá, as informações deste texto são extremamente úteis.

Para ajudar, fizemos uma lista aqui com os chás que podem fazer mal para quem está grávida e aqueles que podem ser consumidos sem problema algum. Veja agora quais são!

Chás que são proibidos e permitidos na gravidez

Chás proibidos

Chá de canela

Apesar de ser muito bom e trazer diversos benefícios, especialmente para gripes e resfriados, as gestantes não devem tomá-lo. Ele é termogênico, ou seja, acelera o metabolismo e, por isso, corre-se o risco de aborto. Há uma maior contração nos músculos uterinos, portanto, tomá-lo pode oferecer riscos. 

Chá de hortelã

Quem diria que o chá de hortelã, tão conhecido por ajudar na digestão, estaria nessa lista. Ele parece inofensivo, mas reduz a produção de leite. Sendo assim, quando o bebê nascer, você pode ficar com leite insuficiente para amamentá-lo ou mesmo não produzir. Por isso, deve ser evitado, especialmente pelas lactantes. 

Chá de boldo

O chá de boldo é bastante consumido para aliviar problemas gástricos, mas precisa ser evitado pelas gestantes. Acontece que ele possui uma substância tóxica chamada de Ascaridol que é abortiva. Assim, tomar esse chá na gravidez nem pensar!

Todos os chás da Camellia sinensis

Todos eles — chá preto, chá verde, mate e chá branco — não podem entrar no cardápio da gestante porque aceleram o metabolismo como o chá de canela. Eles possuem cafeína e, portanto, não podem ser consumidos.

Chás permitidos

Chá de erva doce

Ele é benéfico nesse período em diversos aspectos. Ele deixa a mãe mais calma, o que por sua vez, acalma também o bebê tanto dentro quanto fora da barriga. Também ajuda nas náuseas bastante comuns nos primeiros meses e consegue aumentar a produção de leite materno. O chá de erva doce é excelente para controlar a pressão arterial.

Chá de erva cidreira

Outro chá bastante comum e que você, provavelmente, não fazia ideia de que era bom para a gestante. Também possui efeito calmante para a mãe e para o bebê, melhora os problemas gastrointestinais e alguns desconfortos comuns na gestação como o inchaço nas pernas.

Chá de lavanda

Outro chá que proporciona efeito calmante, aliviando o estresse, algo muito importante nesse momento. O chá de lavanda também reduz a ansiedade, promove maior relaxamento e, consequentemente, melhora o sono, algo que fica difícil nos últimos meses de gestação. A essência da lavanda também pode ser utilizada para aromaterapia.

Há outros chás que são permitidos como o de camomila (mas não pode usar em casos de gravidez de risco) e o de capim-limão. 

Esses são os principais chás proibidos e permitidos na gravidez e você pode pegar essa lista para fazer as suas compras. 

Na hora de escolher o seu chá, opte pelos da Vemat que são garantia de qualidade. Assine também a nossa newsletter para receber mais informações importantes como estas!

Comentários