7 benefícios da erva-mate e do chá mate

7 benefícios da erva-mate e do chá mate

Na região Sul do Brasil, a erva mate é item obrigatório nas casas, afinal, não pode faltar o sagrado chimarrão para acompanhar o dia. Já o chá mate, por sua vez, faz parte da rotina de muitas pessoas, de norte a sul do país. 

 

Ambas as bebidas têm origem da planta Ilex paraguariensis. A erva mate vem da planta que é secada e moída, restando pequenos pedaços de folhas e ramos. O chá mate origina-se somente das folhas picadas que são tostadas até ficarem bem escuras. 

 

Como muitas bebidas naturais, o chá mate e a erva mate possuem inúmeras propriedades altamente benéficas para o nosso organismo. 

 

Abaixo, você confere 7 benefícios da erva-mate e do chá mate e também tira as principais dúvidas sobre seu consumo! 

 

Auxilia na redução do nível de açúcar no sangue

Chá mate e erva mate auxiliam na redução do nível de açúcar no sangue

Em estudos e análises realizados, verificou-se que a erva-mate atua com sucesso no combate à diabetes.

 

Isso acontece porque ela atua nos níveis de insulina auxiliando no controle dos açúcares no sangue.

 

Melhora o desempenho físico

Tanto a erva mate quanto o chá mate contém em sua composição altos níveis de cafeína.

 

Essa substância atua diretamente na performance esportiva, contribuindo para a queima de gordura durante o exercício. 

 

Ajuda na redução do colesterol ruim

Chá mate e erva mate ajudam na redução do colesterol ruim

Atualmente, é bastante comum encontrar pessoas que, após exames laboratoriais, identificaram que o seu nível de colesterol ruim está alto.

 

Isso acontece devido à falta de atividade física regular e também a uma alimentação com altos níveis de gorduras saturadas

 

O consumo regular de chá mate atua no combate e na redução do colesterol ruim, aumentando a absorção de gorduras pelo corpo

 

Atua no fortalecimento da imunidade

Por ser rico em antioxidantes, o chá mate e a erva mate fortalecem a imunidade. 

 

A bebida também conta com substâncias anti-inflamatórias, que têm efeito sobre nossa saúde em geral. 

 

 

 

 

Auxilia no combate à depressão

Chá mate e erva mate auxiliam no combate à depressão

A saúde mental nunca foi tão importante quanto em tempos de pandemia. 

 

Equilíbrio entre saúde física e psicológica tem sido a grande chave para superar momentos de ansiedade e tristeza.

 

Além de ser uma excelente companhia, o chá mate e o chimarrão, com a erva mate, auxiliam no combate à depressão por fornecer mais energia para o corpo

 

Tem ação diurética 

A ingestão de líquidos é um grande desafio para muitas pessoas. Algumas não gostam de água ou, pela correria do dia a dia, acabam não tomando o suficiente. 

 

O chá mate pode ser uma alternativa nesses casos, já que combina um sabor delicioso com a ação diurética, eliminando toxinas e trazendo benefícios para a perda de peso. 

 

Ajuda na performance cerebral

Chá mate e erva ajudam na performance cerebral

Ser produtivo também é um grande objetivo atualmente. Finalizar diversas tarefas no dia e ter a sensação de que o dia valeu a pena é algo que muitas pessoas buscam. 

 

Para isso, precisamos que nosso cérebro esteja atuando com sua máxima capacidade produtiva e podemos contribuir consumindo uma xícara de chá mate. 

 

A substância responsável por grande parte desse benefício é a cafeína, que mencionamos anteriormente. O chá mate possui menos cafeína do que o café, mas, ainda assim, aumenta os níveis de energia e reduz a sensação de cansaço.

 

3 dúvidas comuns sobre erva mate e chá mate

  • Posso tomar chá mate todos os dias? Sim, não há contraindicações maiores sobre a frequência de consumo. No entanto, não se deve ingerir mais do que 1 litro por dia e evitar tomar à noite, já que a presença da cafeína pode causar insônia. 

 

 

  • Quais vitaminas tem o chá mate? Em sua composição, o chá mate possui as vitaminas A, B1, B2 e C, além de outras substâncias.

 

 

  • Quais os malefícios do chá mate? Há efeitos colaterais? O chá mate, quando consumido em excesso, pode causar taquicardia, insônia e irritabilidade. Também é indicado com moderação por pessoas que sofrem de ansiedade, pressão alta e intestino irritável. 

 

 

Assine nossa newsletter e fique por dentro de dicas, informações e conteúdos que contribuem para a sua saúde! 

Comentários

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vemat a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.