Na região Sul do Brasil, a erva mate é item obrigatório nas casas, afinal, não pode faltar o sagrado chimarrão para acompanhar o dia. Já o chá mate, por sua vez, faz parte da rotina de muitas pessoas, de norte a sul do país.
Ambas as bebidas têm origem da planta Ilex paraguariensis. A erva mate vem da planta que é secada e moída, restando pequenos pedaços de folhas e ramos. O chá mate origina-se somente das folhas picadas que são tostadas até ficarem bem escuras.
Como muitas bebidas naturais, o chá mate e a erva mate possuem inúmeras propriedades altamente benéficas para o nosso organismo.
Abaixo, você confere 7 benefícios da erva-mate e do chá mate e também tira as principais dúvidas sobre seu consumo!
Auxilia na redução do nível de açúcar no sangue
Em estudos e análises realizados, verificou-se que a erva-mate atua com sucesso no combate à diabetes.
Isso acontece porque ela atua nos níveis de insulina auxiliando no controle dos açúcares no sangue.
Melhora o desempenho físico
Tanto a erva mate quanto o chá mate contém em sua composição altos níveis de cafeína.
Essa substância atua diretamente na performance esportiva, contribuindo para a queima de gordura durante o exercício.
Ajuda na redução do colesterol ruim
Atualmente, é bastante comum encontrar pessoas que, após exames laboratoriais, identificaram que o seu nível de colesterol ruim está alto.
Isso acontece devido à falta de atividade física regular e também a uma alimentação com altos níveis de gorduras saturadas.
O consumo regular de chá mate atua no combate e na redução do colesterol ruim, aumentando a absorção de gorduras pelo corpo.
Atua no fortalecimento da imunidade
Por ser rico em antioxidantes, o chá mate e a erva mate fortalecem a imunidade.
A bebida também conta com substâncias anti-inflamatórias, que têm efeito sobre nossa saúde em geral.
- Veja também: 4 chás para fortalecer a imunidade
Auxilia no combate à depressão
A saúde mental nunca foi tão importante quanto em tempos de pandemia.
Equilíbrio entre saúde física e psicológica tem sido a grande chave para superar momentos de ansiedade e tristeza.
Além de ser uma excelente companhia, o chá mate e o chimarrão, com a erva mate, auxiliam no combate à depressão por fornecer mais energia para o corpo.
Tem ação diurética
A ingestão de líquidos é um grande desafio para muitas pessoas. Algumas não gostam de água ou, pela correria do dia a dia, acabam não tomando o suficiente.
O chá mate pode ser uma alternativa nesses casos, já que combina um sabor delicioso com a ação diurética, eliminando toxinas e trazendo benefícios para a perda de peso.
Ajuda na performance cerebral
Ser produtivo também é um grande objetivo atualmente. Finalizar diversas tarefas no dia e ter a sensação de que o dia valeu a pena é algo que muitas pessoas buscam.
Para isso, precisamos que nosso cérebro esteja atuando com sua máxima capacidade produtiva e podemos contribuir consumindo uma xícara de chá mate.
A substância responsável por grande parte desse benefício é a cafeína, que mencionamos anteriormente. O chá mate possui menos cafeína do que o café, mas, ainda assim, aumenta os níveis de energia e reduz a sensação de cansaço.
3 dúvidas comuns sobre erva mate e chá mate
- Posso tomar chá mate todos os dias? Sim, não há contraindicações maiores sobre a frequência de consumo. No entanto, não se deve ingerir mais do que 1 litro por dia e evitar tomar à noite, já que a presença da cafeína pode causar insônia.
- Quais vitaminas tem o chá mate? Em sua composição, o chá mate possui as vitaminas A, B1, B2 e C, além de outras substâncias.
- Quais os malefícios do chá mate? Há efeitos colaterais? O chá mate, quando consumido em excesso, pode causar taquicardia, insônia e irritabilidade. Também é indicado com moderação por pessoas que sofrem de ansiedade, pressão alta e intestino irritável.
Assine nossa newsletter e fique por dentro de dicas, informações e conteúdos que contribuem para a sua saúde!