Os chás são uma boa pedida em qualquer época do ano, já que é uma bebida versátil e oferece muitos benefícios. Mas, é no inverno que seu consumo aumenta com a necessidade de se aquecer.
Com a chegada do inverno, principalmente em um país com dimensões continentais como o Brasil, que enquanto no Sul está fazendo um frio intenso e seco, na região Norte o período é marcado por chuvas, o consumo do chá denota o costume e a cultura de cada região.
De qualquer forma, uma coisa é certa: o chá é o melhor aliado, faça chuva ou faça sol. Ele aquece o corpo, conforta a mente, hidrata, pode ser tomado frio ou quente e vai bem em qualquer momento do dia.
Nessa época, os chás podem responder por grande parte das vendas de bebidas. Esse aumento no consumo pode e deve ser potencializado com ações de marketing.
Conheça 5 ações que podem ajudar a alavancar as vendas de chás no inverno: boa leitura!
Utilize o clima a seu favor
Apesar do comportamento de consumo do chá variar de acordo com cada região do país, o seu maior consumo ainda está associado ao inverno.
Tomar chá no inverno oferece uma série de benefícios que vão além de enfrentar as baixas temperaturas. Os chás ajudam a hidratar, melhorar a imunidade, melhora a saúde cardiovascular entre outros benefícios.
Use essas características dos chás para divulgar seu produto. Explore o assunto em diversos formatos para alcançar diversos públicos, já que o chá não tem restrição de idade.
Pense em campanhas que abordem essa sensação de conforto e aconchego que o chá proporciona, aliado à melhora e prevenção de alguns quadros como gripes e resfriados.
Crie promoções de chás
Quando se fala em promoção pensa-se logo em descontos nos preços, mas promover um produto vai além de oferecer descontos.
Os descontos devem, sim, existir, como em alguns produtos específicos, como os chás mais procurados ou em combos da estação.
A ideia da promoção é criar kits, unir serviços como adicionar canecas, cestas, biscoitos, qualquer produto que seja associado ao momento do chá e agregar valor ao produto e a sua marca.
Existem uma série de acessórios que podem ser customizados com sua marca e com certeza irão ajudar a promover a venda dos chás no inverno.
Invista em marketing digital
Todo mundo já sabe que ninguém entra nas redes sociais para comprar nada, mas se o conteúdo for bom pode convencer o público a comprar um bom produto.
Invista em posts aconchegantes, que gerem entretenimento para seu público. E lembre-se que entretenimento é informar, distrair, gerar valor para o tempo e atenção que eles estão oferecendo.
Fazer parcerias com microinfluenciadores, que contem histórias sobre um determinado tema enquanto prepara e aprecia um bom chá é uma forma de entreter sua audiência.
Assim como o vinho harmoniza com diversos pratos, ofereça sugestões de harmonização de chás. Use a criatividade e não tenha medo de ousar na estratégia.
Invista nos canais onde seu público está: e-mails e newsletters podem ser excelentes recursos para conquistar o público de escritórios.
- Leia também: Quais são os chás mais vendidos?
Personalize a experiência do cliente
Se você tem uma loja física, pode oferecer degustações para seus clientes, criando combinações de sabores ou mesmo reforçando a apreciação de um sabor já consagrado.
Crie kits e combos exclusivos para a estação mais fria do ano. Aqui também vale personalizar utensílios e acessórios para o preparo e consumo dos chás, como mencionamos anteriormente.
Combine preparações de acompanhamentos dos chás para o período. Mude a iluminação e o som ambiente da sua loja: vale tudo para criar memórias afetivas no seu público.
Invista em receitas quentes com chá como ingrediente
Chai latte, chá com leite, bolos preparados com chá, pães, biscoitos, qualquer receita onde possa ser usado o chá como ingrediente ou acompanhamento é uma maneira de prender a atenção, indo além do óbvio.
Receitinhas de chás com propriedades especiais, truques, formas de servir diferentes, todas essas dicas irão com certeza aumentar o público interessado nos seus chás.
Quando você oferece uma dica ou uma receita, você aciona a reciprocidade: as pessoas se sentem gratas pelo conteúdo e, em troca, compram o produto ou, pelo menos, memorizam a marca para comprar em uma oportunidade futura.
Com essas 5 dicas de marketing para ajudar a vender chás no inverno, você vai alavancar suas vendas e conquistar um público leal.
Coloque em prática agora mesmo, são ações simples que não necessitam de grandes orçamentos e nem mesmo de uma grande operação para executar.
Acompanhe o Instagram e o Facebook do Meu Próprio Chá, lá você encontra mais dicas como essa: obrigada por estar conosco!