Busca trabalhar com chás? Forme uma carreira profissional neste ramo

Busca trabalhar com chás? Forme uma carreira profissional neste ramo

O chá é uma bebida muito popular em vários países e esse mercado vem crescendo há alguns anos, especialmente no Brasil.

Existem sabores variados, sem contar que a bebida é excelente para a saúde. Porém, muitas pessoas começaram a pensar nesta bebida como uma possibilidade de carreira profissional.

Mas qual seria o mercado para esse comércio? Neste post vamos abordar exatamente isso, em como trabalhar com chás e como ter lucros. E, também a opção Private Label. Se não ouviu falar sobre isso, continue a leitura que vamos explicar.

Para você que gosta de chá e quer comercializar seus produtos, as opções são abrir uma loja na internet ou física, criar um estabelecimento que sirva chás ou desenvolver a sua própria marca.

Startup de sucesso

Um exemplo de sucesso no mundo dos chás é da norte-americana Sashee Chandran que decidiu criar um negócio que ajudasse a aliviar o estresse da vida moderna, usando uma tradição milenar: fazer chá artesanal. Ela é fundadora e CEO da startup Tea Drops, da Califórnia.

Os produtos que Sashee cria são combinações de folhas de chá orgânicas, açúcar bruto (não-refinado) e ervas, comprimidas em um cubinho que se dissolve na água. Além de modernos, são fáceis de usar e são vendidos em 1.600 estabelecimentos nos Estados Unidos.

Para se ter uma ideia, uma caixa com oito cubinhos de chá custa US$ 12, e os sabores incluem coisas como chá branco de açaí e mirtilo e tempero de canela. Em 2018, a startup Tea Drops já recebia investimento na casa de US$ 1,9 milhão.

Esse é só um exemplo da forma que pode ser comercializado o chá, se tornando um empreendedor.

Mas as profissões do ramo dos chás são muito mais abrangentes do que você imagina. Só na parte de serviços o espectro é super amplo. São os casos de sommeliers, tea blenders, tea tasters e até os tea masters. Mas o que cada um faz?

Sommelier de chás

Não é somente sommelier de vinhos e cervejas que existem, mas também de chás. E é praticamente a mesma coisa: combinar pratos com bebidas. De acordo com a empreendedora, professora, consultora e tea master, Dani Lieuthier, os sommeliers de chá usam 2 princípios básicos: harmonização por semelhança ou contraste.

A profissão

Se tornar um sommelier de chás requer estudos. Nessa profissão você pode desenvolver a própria marca, ser um representante, comprar e revender chás, montar cartas chás para restaurantes e por aí vai.

Outra área interessante que você pode atuar é a de culinária com chá, ou seja, receitas que levam o chá como ingrediente.

Tea blender 

Comece a preparar suas próprias infusões. Para quem quer abrir uma marca de chás artesanais, o curso de tea blending é o mais indicado. Se a ideia é fazer uma renda extra, com o conhecimento, a certificação da Anvisa e seguindo todos os protocolos contra contaminação, dá pra produzir em casa mesmo.

O curso de tea blending é bem focado na cura e no uso dos chás como ferramentas medicinais. Fala-se muito sobre medicinas integrativas que cuidam de todo o corpo, especialmente com os ensinamentos da Ayurveda e da medicina chinesa.

Tea taster e tea master

Essas profissões são mais difundidas na Ásia e pouco conhecidas no Brasil.

O tea taster é quem faz a degustação e o ajuste no sabor dos chás. Já o tea master é quem sabe fazer o chá.

Marca própria

Mas se você quer abrir sua marca própria de chá, em primeiro lugar você precisa observar as marcas que já existem. Procure por nichos ainda não explorados ou ideias que ninguém colocou em prática.

Além disso, é essencial ter clareza sobre o que deseja. O chá pode ser vendido como uma alternativa saudável a bebidas açucaradas ou até mesmo como uma bebida de sabor exótico e gostoso que possa ser consumida ao longo do dia no lugar do café.

Para isso acontecer, escreva um plano de negócio e foque nos seguintes itens:

  • Produtos e serviços. Esta seção detalha o que a empresa pretende vender: quais são os produtos e serviços e por que foram escolhidos.
  • Resumo da análise de mercado. Aqui você descreve os resultados da pesquisa de mercado e identifica o nicho onde quer se inserir.
  • Resumo da estratégia e implementação. Esta seção tem que dar uma visão geral de como o empreendimento se desenvolverá. Comece com o plano de oferta dos produtos e dê mais detalhes sobre o crescimento esperado dentro de uma linha do tempo e um conjunto de objetivos bem definidos.

Se quer empreender, procure por fornecedores de chá. Nesse caso pode-se comprar a matéria-prima solta ou embalada em sacos.

É importante que você tenha um bom conhecimento sobre chá e peça amostras antes de fazer os pedidos.

Além disso, você precisa definir como irá vender esse chá, se será pela internet e atenderá apenas o Brasil ou todo o mundo ou vender para as lojas da região ou experimentar as duas opções.

Não se esqueça de registrar a empresa e, para isso, é preciso seguir todos os trâmites previstos nas leis e regulamentos.

E, para a comercialização desse produto, é essencial ser embalado de forma correta e é aí que a Vemat pode ajudar terceirizando esses serviços.

Além de fornecer a matéria-prima para composições dos chás, a Vemat também possui uma estrutura para embalagens e também confecções de caixas personalizadas. Isso se chama Private Label, onde você fornece sua marca de chás e terceiriza o serviço.

O que você ganha com isso? Resultados positivos, pois terá que divulgar o seu produto e vender o próprio chá.

A Vemat possui mais de 40 anos de experiência na fabricação e comercialização de chás; além de possuir um laboratório próprio e uma equipe altamente especializada em pesquisa e desenvolvimento de produtos.

Se você ficou interessado em adotar esse método de Private Label para a sua empresa, entre em contato com a nossa equipe.

Comentários

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vemat a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.