Autonomia, liberdade e propósito: quem inicia um novo negócio busca benefícios que nem sempre podem ser alcançados trabalhando com carteira assinada. Mas, o que muita gente não conta é que ao empreender, torna-se essencial ter planejamento e conhecer o processo de pertinho.
Se o segmento escolhido por você foi a comercialização de chás – tanto em lojas físicas, quanto online – não é diferente. Entender o passo a passo possibilita que você saiba exatamente o que fazer para alcançar o sucesso do seu negócio.
Para te ajudar nessa jornada, nós mapeamos os 5 passos para desenvolver a formulação de chás do zero. Vamos lá?
Identifique seu público-alvo
O primeiro passo para iniciar sua marca de chás está em entender quem será seu público-alvo.
Quando você tem clareza dessa informação, fica muito mais fácil saber onde encontrar seus potenciais clientes e principalmente, na infinidade de linhas de chás, quais são aqueles que serão mais consumidos.
Lembre-se: saiba para quem vender e, depois, foque nos produtos. Se você fizer o caminho contrário, terá muito mais trabalho para encontrar possíveis clientes!
Escolha o nome da sua empresa
Após mapear seu público-alvo, é hora de trabalhar no nome da sua empresa. Faça uma pesquisa de nomes que se encaixam com o posicionamento que você quer oferecer a esse público.
Na primeira etapa, vale de tudo: anote as ideias de forma aleatória e, depois, faça um filtro das melhores opções, até chegar naquela que melhor representa a essência da sua marca.
Se precisar, procure por um profissional com experiência nessa área para te ajudar!
Crie uma identidade visual
Com público-alvo e nome em mãos, é hora de dar uma “cara” a sua marca de chás. Esse é o momento do desenvolvimento da identidade visual, aquela que será impressa nas caixas de chá e que será a referência para seu público.
Aqui, a ideia é que haja uma correlação entre o nome e a marca, para que a essência da sua comunicação seja um diferencial nos canais de mídia.
Faça um estudo de investimentos
Antes de começar um negócio, você já deve saber que é preciso fazer um mapeamento de quantos e quais investimentos serão necessários para alavancar sua empresa.
Nesse item, é essencial que a gente esclareça um ponto que, muitas vezes, causa confusão na hora de decidir. Ao contrário do que se pensa, quando o assunto é formulação de chás, terceirizar a produção pode ser um investimento bastante viável e rentável.
Afinal, você não precisa se preocupar com espaço para armazenar máquinas, conhecer a fundo o processo para entender se o produto está cumprindo com a qualidade exigida, entre outras questões.
Escolha um parceiro para a produção
Depois de compreender como desenvolver a formulação de chás e saber que a terceirização do processo é uma excelente opção, é essencial saber escolher um parceiro que realmente atenda as suas necessidades e que ofereça confiança e qualidade.
Para fazer sua escolha, é primordial que você conheça muito bem o processo de formulação de chás do zero de forma terceirizada. Continue a leitura e fique por dentro!
Etapas do processo que são terceirizadas:
- Desenvolvimento de formulações exclusivas de acordo com a sua necessidade, com uma equipe altamente especializada na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos;
- Realização de testes de qualidade e também de aroma e sabor;
- Fornecimento de ficha técnica e autorização de início de fabricação junto aos órgãos competentes;
- Envio de amostras para sua aprovação;
- Produção e envio para sua comercialização.
Etapas do processo que são de sua responsabilidade:
- Envio das artes das embalagens – lembra que falamos sobre a identidade visual antes?;
- Investimento nas impressões de caixas.
Desenvolver a formulação dos chás precisa ser um processo de confiança para que você possa focar na estratégia do seu negócio. Para isso, certifique-se que você tem um bom parceiro para isso!
Confira mais sobre esse tema em nosso artigo sobre Private Label: saiba o que é e como funciona.