5 passos para desenvolver a formulação de chás do zero

5 passos para desenvolver a formulação de chás do zero

Autonomia, liberdade e propósito: quem inicia um novo negócio busca benefícios que nem sempre podem ser alcançados trabalhando com carteira assinada. Mas, o que muita gente não conta é que ao empreender, torna-se essencial ter planejamento e conhecer o processo de pertinho.

Se o segmento escolhido por você foi a comercialização de chás – tanto em lojas físicas, quanto online – não é diferente. Entender o passo a passo possibilita que você saiba exatamente o que fazer para alcançar o sucesso do seu negócio. 

Para te ajudar nessa jornada, nós mapeamos os 5 passos para desenvolver a formulação de chás do zero. Vamos lá?

Identifique seu público-alvo

 Identifique o público-alvo da sua marca de chá

O primeiro passo para iniciar sua marca de chás está em entender quem será seu público-alvo.

Quando você tem clareza dessa informação, fica muito mais fácil saber onde encontrar seus potenciais clientes e principalmente, na infinidade de linhas de chás, quais são aqueles que serão mais consumidos.

Lembre-se: saiba para quem vender e, depois, foque nos produtos. Se você fizer o caminho contrário, terá muito mais trabalho para encontrar possíveis clientes!

Escolha o nome da sua empresa

Após mapear seu público-alvo, é hora de trabalhar no nome da sua empresa. Faça uma pesquisa de nomes que se encaixam com o posicionamento que você quer oferecer a esse público. 

Na primeira etapa, vale de tudo: anote as ideias de forma aleatória e, depois, faça um filtro das melhores opções, até chegar naquela que melhor representa a essência da sua marca. 

Se precisar, procure por um profissional com experiência nessa área para te ajudar!

Crie uma identidade visual

Crie uma identidade visual da sua marca de chá

 

Com público-alvo e nome em mãos, é hora de dar uma “cara” a sua marca de chás. Esse é o momento do desenvolvimento da identidade visual, aquela que será impressa nas caixas de chá e que será a referência para seu público.

Aqui, a ideia é que haja uma correlação entre o nome e a marca, para que a essência da sua comunicação seja um diferencial nos canais de mídia.

Faça um estudo de investimentos

Faça um estudo de investimentos da sua marca de chá

Antes de começar um negócio, você já deve saber que é preciso fazer um mapeamento de quantos e quais investimentos serão necessários para alavancar sua empresa.

Nesse item, é essencial que a gente esclareça um ponto que, muitas vezes, causa confusão na hora de decidir. Ao contrário do que se pensa, quando o assunto é formulação de chás, terceirizar a produção pode ser um investimento bastante viável e rentável.

Afinal, você não precisa se preocupar com espaço para armazenar máquinas, conhecer a fundo o processo para entender se o produto está cumprindo com a qualidade exigida, entre outras questões.

Escolha um parceiro para a produção

Depois de compreender como desenvolver a formulação de chás e saber que a terceirização do processo é uma excelente opção, é essencial saber escolher um parceiro que realmente atenda as suas necessidades e que ofereça confiança e qualidade. 

Para fazer sua escolha, é primordial que você conheça muito bem o processo de formulação de chás do zero de forma terceirizada. Continue a leitura e fique por dentro!

Etapas do processo que são terceirizadas: 

  • Desenvolvimento de formulações exclusivas de acordo com a sua necessidade, com uma equipe altamente especializada na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos;
  • Realização de testes de qualidade e também de aroma e sabor;
  • Fornecimento de ficha técnica e autorização de início de fabricação junto aos órgãos competentes;
  • Envio de amostras para sua aprovação;
  • Produção e envio para sua comercialização.

Etapas do processo que são de sua responsabilidade:

  • Envio das artes das embalagens – lembra que falamos sobre a identidade visual antes?;
  • Investimento nas impressões de caixas.

Desenvolver a formulação dos chás precisa ser um processo de confiança para que você possa focar na estratégia do seu negócio. Para isso, certifique-se que você tem um bom parceiro para isso!

Confira mais sobre esse tema em nosso artigo sobre Private Label: saiba o que é e como funciona.

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