Começar uma empresa de venda de chá pode ser um ótimo negócio para transformar a sua vida pessoal e financeira.
A bebida chinesa tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo, representando uma escolha saudável em comparação com as demais no mercado. Segundo o Sebrae, a bebida ultrapassou os 43% de expectativa de crescimento até 2023, movimentando mais de 1,5 bilhão por ano.
Com mais pessoas buscando ter uma vida mais saudável e equilibrada, os alimentos naturais, como os chás, ganharam espaço nas prateleiras de supermercados, farmácias, casas de produtos naturais e também nos lares país afora.
Ou seja, ter a sua própria marca de chás não só é uma opção, como também é uma ótima oportunidade de embarcar num mercado lucrativo e com muito potencial de crescimento.
Ficou interessado?
Então, fica ligado neste post que vamos te explicar tudo o que você precisa saber para criar um produto de sucesso!
1. Observe os chás que já existem no mercado
Para criar a sua própria marca de chás, assim como qualquer outro produto, é fundamental realizar uma pesquisa de mercado.
Aqui vale a pena começar a pensar em que tipo de chá você quer oferecer e aí dar uma conferida no que já está disponível no mercado.
Veja quais as formulações, a abordagem que eles usam, a que público se destina e como seu produto pode ser melhor em relação aquele que já está aí.
Além de saber quais serão seus concorrentes, você também precisa ficar atento aos fornecedores disponíveis, tanto para matéria-prima para o seu produto, quanto embalagens, impressões e afins.
Procure investir em nichos que são poucos explorados e o principal: tenha uma ideia única!
Nesse caso, vale a pena investigar todo o comércio de bebidas em geral, como são embalados, média de preços, apelos de venda, quais benefícios oferecem, quem é o público que consome.
Outra dica é investigar o público consumidor em cafés, ou até mesmo com uma pesquisa qualitativa para entender o que o mercado demanda.
2. Defina qual será a imagem da sua própria marca de chás
Depois de dar uma boa olhada no mercado, você precisa decidir qual o segmento de chás que vai seguir e começar a tirar as ideias da mente e colocar no papel, ou seja, definir nome, cores e marca para a sua marca de chás.
Aqui, é bom contar com apoio de um profissional que possa te apontar boas direções para o produto e te ajudar a chegar no resultado que você busca.
Criar uma marca forte depende de diversos fatores e não se encerra após ter um nome e um logotipo. O trabalho de branding tem que ser constante para que sua marca crie uma identidade própria e fique na cabeça do seu público.
Um profissional não só vai te ajudar a definir um bom nome e pensar numa marca que faça sentido, como também vai te ajudar com o direcionamento do produto no mercado.
Ele também poderá te ajudar a mapear qual o seu público alvo, apontar os diferenciais da sua marca, e pensar estratégias de divulgação e marketing que vão dar o pontapé inicial do seu negócio.
É hora de pensar também no conjunto do produto: cores, selos e embalagem, sem esquecer que este é um produto alimentício e existem algumas regras a serem seguidas e informações que precisam estar na caixinha do produto.
A criação de uma marca de chás envolve várias frentes de pesquisa e desenvolvimento, você pode criar se tiver algum conhecimento de marketing ou contar com o apoio como o do Sebrae, que tem diversos cursos e programas de auxílio para os diversos estágios do empreendedor.
De qualquer forma, fique atento a nomes com duplo sentido, ou que remetam ao contrário do que você quer promover com a sua marca. As cores e os desenhos do logo também precisam estar em conformidade e passando a mesma mensagem.
Considere também toda a logística da sua marca para desenvolver não só a linha, mas também rótulos e embalagens. Pense que cada compra é uma experiência única e seu cliente precisa ter essa percepção de valor.
3. Faça um plano de negócios
Mas, antes de sair por aí espalhando cores, sabores e aromas, é bom sentar e organizar a sua empresa – afinal é isso que sua marca de chás é: um negócio!
Como bom empreendedor, você precisa desenvolver um plano de negócios, uma série de pontos a serem pensados que vão te dar um norte e ajudar a gerenciar sua empresa nos próximos anos.
Não pule essa etapa, ela é fundamental para o bom andamento de tudo o que você planejou até aqui!
Você pode usar uma ferramenta simples como guia para a montagem do seu plano de negócios, o Canvas. Essa ferramenta é dividida em 9 blocos e, com ela, você encontrará mais facilmente as respostas para seu documento.
Nela, você irá descrever sua proposta de valor, qual o segmento de público que quer atingir, afinal, quem vende para todo mundo acaba não vendendo para ninguém. Também irá descrever quais seus canais de vendas, como seu cliente chegará até seu produto, além de como pretende comunicar aos seus clientes sobre sua marca.
Liste também todas as parcerias que pode realizar, tanto com fornecedores quanto com distribuidores.
Não se esqueça de anotar quais serão suas fontes de receita. Você vai ganhar dinheiro vendendo sua marca de chás, mas pode ser da venda direta, dos chás e acompanhamentos: já pensou em uma assinatura de chás?
Por fim, estruture os custos do negócio, saiba exatamente quanto está investindo em cada fase do processo para ter na ponta do lápis todos os detalhes e poder precificar seu produto adequadamente.
Com essas informações você está preparado para criar seu plano de negócios.
E, para te ajudar, separamos alguns pontos que você deve levar em conta e ter por escrito:
- Produtos e serviços: aqui, detalhe o que você vai vender e por que você escolheu vender.
- Pesquisa de mercado: faça um pequeno resumo daquela pesquisa de mercado que você fez no início do processo. Descreva os resultados que teve e qual o nicho que optou em seguir, por exemplo: fitness.
- Estratégia e implementação: desenhe o crescimento esperado dentro de um espaço de tempo. Nessa parte você definirá os objetivos do seu negócio, de como ele se desenvolverá.
- Gestão: como será a gestão da sua própria marca de chás? Coloque no papel quem será o gerente, os funcionários, o estilo adotado e os impactos que ela vai causar.
- Financeiro: esse é o momento mais esperado! Você precisa colocar todos os custos e receitas esperados. Assim, você conseguirá prever quando o ponto de equilíbrio chegará: quando o negócio se tornará lucrativo!
4. Terceirize fornecedores
Depois de toda pesquisa feita, plano de negócio estabelecido, nome, marca e embalagem definidos, é hora de iniciar a execução do seu produto e, para isso, você não precisa montar um laboratório e uma fábrica de chás do zero: você pode terceirizar!
Isso mesmo, você pode encontrar parceiros que vão cuidar da matéria-prima e dos processos de produção da sua marca de chás, enquanto você fica com a parte de divulgação, vendas e lucro!
Aqui na Vemat, nós temos um serviço especializado de terceirização, que vai desde a seleção das matérias-primas, composição dos mix de chás e embalo. Daqui, seu produto sai prontinho para ser levado a pontos de venda e à xícaras de todo o país!
5. Estratégia de posicionamento e marketing
O posicionamento de marketing se define por um conjunto de ações estratégicas no qual o objetivo é divulgar sua marca e seus produtos, sempre considerando o espaço que sua marca deseja ocupar na vida dos seus clientes.
Neste caso, assim como na criação da marca, um profissional pode ser de grande ajuda, pois essas estratégias farão as primeiras vendas e irão nortear os próximos passos em relação a suas promoções e identidade de marca.
É nesse ponto que você vai definir a estratégia não só para atrair o público, mas também fidelizá-los e torná-los promotores da sua marca.
Considere ações como divulgações nas redes sociais, amostras grátis, participação em eventos, brindes que acompanham os produtos como xícaras ou caixas de armazenamento do produto. Tudo aqui deve ser considerado para que sua marca de chás se torne uma verdadeira experiência, um momento especial na rotina do seu cliente.
6. Distribuição e vendas
Todos os grandes comerciantes de chás possuem especialistas e um aparato completo para garantir a qualidade do chá até chegar na xícara do seu cliente.
Isso significa que a parte mais complexa do trabalho já está sendo feita pelo seu fornecedor que deve ser de confiança.
A forma como você irá entregar essa experiência para seu cliente fará toda diferença, e todos os detalhes de logistica devem ser pensados, da embalagem até o consumo.
Se você tem uma casa de chás, ou pretende comercializar em uma confeitaria, ou um café, tudo deve estar de acordo para que sua marca seja vista e lembrada, um ritual de preparo deve ser presente, qualquer evidência que confira destaque e valor ao seu produto.
Da mesma forma, se pretende comercializar os chás para o preparo doméstico, é necessário que na embalagem fique claro o modo de preparo e tudo o que pode ser feito para um melhor aproveitamento do produto.
Para distribuir em comércios locais, ou seja, de terceiros, considere um treinamento bem como distribuir peças que remetam a marca.
É nessa hora que você agrega valor e turbina suas vendas.
7. Crescimento e expansão da marca
Sua marca de chás alcançou os resultados esperados e está fazendo sucesso com seu público?
Então, é hora de pensar em expandir, você pode alcançar novos públicos, aumentar linhas, atuar em outro segmento, expandir para todo território nacional, criar uma casa de chás e comercializar produtos com o ingrediente.
Muitas são as possibilidades na hora de expandir a sua marca: pense em quantas empresas não contam com uma linha diversificada ou diversas linhas de um mesmo produto dentro da mesma marca.
Para esse crescimento, você pode usar essas mesmas dicas de criação da marca, pois os critérios são exatamente os mesmos, cada novo produto ou serviço deve ser estudado e adaptado para se encaixar na marca.
Agora você está preparado para criar sua marca própria de chás, a bebida queridinha do momento! Não pule nenhum passo e busque ajuda de profissionais durante o processo de criação de marca.
Estamos no mercado há quase 40 anos e, hoje, já produzimos chás para dezenas de outras marcas que confiam no nosso trabalho. E a sua pode ser a próxima!
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