Tendências de consumo de Mate solúvel

Tendências de consumo de Mate solúvel

O Mate solúvel tem ganhado popularidade e conquistado o mercado de bebidas devido a sua associação com benefícios à saúde e também a sua praticidade como ingrediente.

Originário das regiões sul-americanas, no Brasil, Argentina e Paraguai, o mate é tradicionalmente consumido como uma infusão de ervas, o tão popular chimarrão e o tererê. Além disso, também é ingrediente em uma variedade de produtos, como energéticos, chás prontos, refrigerantes e diversos produtos de confeitaria e cafés.

Por esses e outros motivos, o mate solúvel está em alta: vem saber mais sobre esse assunto com a gente!

Tendências de consumo de Mate solúvel

Essa popularidade aumentou devido ao perfil nutricional do mate solúvel, que contém uma variedade de vitaminas, minerais e antioxidantes. Além disso, ele contém cafeína, que oferece um impulso energético semelhante ao do café, mas com uma liberação mais suave e prolongada, tornando-o uma escolha popular para aqueles que buscam alternativas à bebida.

A evolução constante do mercado e a necessidade de acompanhar as tendências são essenciais para o destaque do Mate solúvel continuar crescendo e sempre competitivo no mercado de bebidas.

Esse aumento se deve muito pela busca e o foco na saúde e bem-estar. Bebidas funcionais, como o mate solúvel, estão em alta pois prometem aumentar a energia.

O mate solúvel se destaca por sua rica composição nutricional e seus potenciais efeitos antioxidantes e estimulantes. Fora o sabor, com todos esses benefícios adicionais, ele não é mais uma simples hidratação.

Outro aspecto importante e que coloca o Mate solúvel como uma tendência cada vez maior de consumo é que os consumidores estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade e a origem dos ingredientes dos produtos que consomem. Isso se deve à conscientização sobre a importância de uma alimentação equilibrada e da responsabilidade socioambiental.

A onda de consumo consciente tem feito com que muitos consumidores optem por produtos com ingredientes naturais e sem conservantes, além de serem produzidos por empresas que adotam práticas sustentáveis.

O tamanho do mercado de bebidas funcionais é estimado em US$ 213,74 bilhões em 2024, podendo chegar a US$ 306,76 bilhões até 2029, segundo especialistas. Com o mercado global em crescimento, as bebidas Ready to Drink (RTDs), prontas para beber, animam o setor no Brasil.

Com a vida moderna cada vez mais cheia de compromissos e acontecimentos, os consumidores optam pela conveniência de uma bebida pronta, que se encaixe em seus estilos de vida. O mate solúvel aparece como uma opção rápida, fácil e cheia de benefícios, sem a necessidade de tempo e utensílios adequados de preparo.

Impacto nas estratégias de marketing e produção

Reconhecer os benefícios do Mate solúvel para a saúde e bem-estar deve ser o mote central de toda estratégia de marketing do produto.

A comunicação deve destacar todos os seus componentes nutricionais como as vitaminas, minerais e antioxidantes, além de enfatizar o seu poder energético de forma mais suave e gradativa se comparado a outras fontes de cafeína, como o tradicional café.

Campanhas de educação do público são excelentes formas de comunicar todas as suas propriedades e incentivar o consumo do Mate solúvel por grande parte do público.

O desenvolvimento de embalagens atrativas e práticas é crucial para atender às demandas dos consumidores contemporâneos. As embalagens visualmente atraentes e convenientes para uso e armazenamento, se destacam na preferência do público alvo.

É fundamental que as embalagens comuniquem claramente os benefícios do produto, pois podem influenciar significativamente a decisão de compra. Isso pode incluir:

  • Embalagens de dose única para conveniência em movimento;
  • Designs eco-friendly para conversar com os consumidores preocupados com o meio ambiente;
  • Embalagens que reforcem a qualidade e autenticidade do produto.

Tecnologia e inovação são itens essenciais para garantir a qualidade e consistência do Mate solúvel.

O aprimoramento de processos de produção deve ser constante, bem como a implementação de controles de qualidade rigorosos para garantir que cada lote atenda aos padrões estabelecidos.

A inovação em formulação pode levar ao desenvolvimento de novos produtos e variações que atendam às preferências em evolução dos consumidores, como novos sabores, opções de cafeína personalizadas e produtos adaptados a diferentes ocasiões de consumo.

Estratégias de marketing e produção posicionam Mate solúvel no mercado, tornando-o mais desejado pelos consumidores, impulsionando fabricantes e distribuidores.

Assim, torna-se possível diferenciar-se da concorrência e atender as crescentes demandas dos consumidores por produtos saudáveis, convenientes e de alta qualidade.

O Mate solúvel continua a ser uma tendência relevante na indústria de bebidas, oferecendo uma combinação única de benefícios à saúde, conveniência e versatilidade de sabor.

Acompanhar de perto as tendências de consumo e adaptar-se às demandas é fundamental para garantir a relevância e a competitividade no mercado em constante evolução. E você pode contar com a Vemat para incrementar seu cardápio de bebidas e acompanhar de perto todas as tendências: entre em contato conosco!

Comentários