Você bebe chá todos os dias? Saiba porque é bom para a saúde

Você bebe chá todos os dias? Saiba porque é bom para a saúde

O chá, criado há 5 mil anos pelos chineses, pode ser facilmente degustado o ano inteiro, e não somente no inverno. Além de ser uma bebida muito saborosa, podendo ser servida quente ou gelada, traz também benefícios para a saúde.

Você pode optar por diferentes sabores e aromas e ir alternando a cada dia. Isso vai ajudar a hidratar o seu corpo e também proporcionar bem estar, leveza e equilíbrio.

Mas vai com calma, porque ingerir muito chá em um único dia não faz bem para seu corpo. Um exemplo são os chás preto, verde e mate, os quais possuem cafeína.

Essa substância é termogênica, aumenta a concentração e diminui a fadiga. Mas, quando consumida em excesso, ela pode causar ansiedade, taquicardia e aumento da pressão arterial.

Mas afinal de contas, quanto chá tomar por dia?

De uma forma geral, é recomendado não tomar mais que 4 a 5 xícaras por dia. Porém, o matcha, por exemplo, possui alta quantidade de cafeína, então o ideal é consumir 2 vezes ao dia.

Uma dica bem legal que você pode fazer é começar com um chá com cafeína pela manhã, algo digestivo para depois do almoço e um chazinho bem relaxante para dormir bem e descansar.

Fazendo dessa forma, as chances de você sofrer com algum tipo de desconforto irão diminuir, já que o chá possui propriedades medicinais.

Você sabe realmente como preparar um delicioso chá?

Para fazer o chá corretamente é necessário primeiro ferver a água, desligar o fogo e depois adicionar as ervas, deixando repousar por 3 a 5 minutos, para que a água se misture com as ervas, libertando seus óleos essenciais. Depois, deve-se retirar as ervas para que o chá não fique muito intenso e amargo. Não tem erro e é super fácil.

Tipos de chá

As ervas são aliadas para cada tipo de sensação do corpo humano, desde um estresse do dia a dia, como uma má digestão, controle da pressão arterial, dentre outros

1 – Acalma a mente

Infelizmente o mundo da atualidade deixa as pessoas de cabelos em pé. O estresse do dia a dia faz com que o corpo peça socorro. Para esses casos, um bom chá de erva-cidreira é recomendado.

Ele possui vitamina A, B, C e minerais como cobre, zinco, ferro, potássio, cálcio, magnésio e fósforo. A erva-cidreira possui efeito calmante e sedativo, auxiliando na redução de problemas de insônia, ansiedade e estresse, o que também melhora o humor de acordo com pesquisas.

2 – Melhora a qualidade do sono

Outro sintoma que a população tem sentido é a perda do sono. Não ter uma noite tranquila e de descanso ocasiona o surgimento de ainda mais estresse e outros problemas de saúde.

Uma alternativa mais natural para lidar com essa situação é o consumo de chás, especialmente os mais calmantes como camomila e maracujá. No caso da camomila, suas propriedades são anti-inflamatória, antioxidante e cicatrizante. Apresenta diversos nutrientes como vitamina A e minerais como potássio, cálcio, sódio, magnésio, ferro e zinco.

3 – Diminuir o colesterol

Alguns chás, como o famoso chá-verde, auxiliam na redução do colesterol LDL ao inibir a sua absorção. Por isso, associado a uma dieta mais saudável, essa bebida pode ser uma grande coadjuvante na luta contra esse perigoso problema.

Mas não para por aí não! O chá-verde por ser rico em polifenóis ajuda também a reduzir o envelhecimento celular.

O consumo desse chá também facilita a digestão, regula o intestino e combate a retenção de líquidos no organismo. Algumas substâncias do chá verde fazem bem para o cérebro e diminui as chances de demências e Parkinson.

4 – Desintoxica o organismo

Nossas células estão constantemente se renovando, por isso é muito importante limpar o organismo de vez em quando. Isso pode ser feito com os chás, pois devido à presença de antioxidantes é possível eliminar substâncias nocivas ao organismo, geralmente depositadas no fígado, e que são capazes de causar doenças graves (como o câncer, por exemplo).

As ervas mais utilizadas para o preparo de chás detoxificante são: chá verde, cavalinha, hibiscos, gengibre, dente-de-leão, hortelã e capim-limão.

5 – Reduz problemas cardiovasculare

Chá ajudam a reduzir problemas cardíacos

As doenças cardiovasculares são a principal causa de óbitos em todo o mundo. Os hábitos pouco saudáveis de nossa sociedade são, atualmente, os principais responsáveis por esses números.

Mas é possível ajudar o organismo a manter o equilíbrio, a exemplo do chá-verde e preto. Esse chá é rico em catequinas, substâncias naturais que evitam que a gordura acumule-se nas paredes das artérias, reduzindo o nível de colesterol ruim no organismo.

Além disso, esta planta também melhora a circulação sanguínea, reduzindo a pressão sobre o coração e protegendo contra doenças como pressão alta ou insuficiência cardíaca, por exemplo.

6 – Auxilia no emagrecimento

E quem não pensa em perder uns quilinhos? Aqui pode haver diferentes combinações que, além de deixarem um gosto incrível, podem auxiliar no emagrecimento.

Um exemplo é o chá de gengibre com abacaxi, pois aumenta o metabolismo, ajudando o organismo a gastar mais energia e calorias mesmo quando parado, além de saciar o apetite e contribuir para o bom funcionamento do intestino, já que é rico em fibras.

Outra opção é o chá mate com limão, que aumenta a sensação de saciedade e facilita a queima de gordura, pois aumenta o metabolismo. Além disso, diminui o inchaço e o volume do corpo, pois possui ação diurética que ajuda na retenção de líquidos.

E também pode ser feita a mistura de chá preto com laranja e canela. Além de ser rico em flavonas, o composto possui propriedades antioxidantes e que, de acordo com alguns estudos, poderia favorecer a perda de peso e ajudar a afinar a cintura quando consumido de forma regular.

Como podemos perceber, ingerir chás no dia a dia traz inúmeros benefícios. Essa bebida pode te ajudar a ter mais qualidade de vida e são extremamente saborosas.

Gostou das opções de receitas que podem ser feitas com chá, esse rico ingrediente cheio de nutrientes? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades e mais dicas para a sua saúde!

Comentários

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vemat a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.