4 benefícios do chá de alcachofra

4 benefícios do chá de alcachofra

A alcachofra é utilizada em várias receitas na culinária como um tipo de iguaria. Ela pode ser feita de diversas maneiras e é bastante apreciada por muitos. Uma das formas de consumo é por meio de chá de alcachofra, sendo que a parte mais utilizada é justamente a flor da planta. Mas, para fazer o chá, o caule e a raíz também entram no processo.

O consumo do chá de alcachofra é bastante popular e isso não é por acaso. Os benefícios são bastante conhecidos. A planta é rica em diversos nutrientes como vitamina A, C e B1, também possui minerais como cálcio, ferro, magnésio e outros.

Todas essas substâncias conseguem oferecer benefícios para a nossa saúde e, por isso, tomar o chá de alcachofra pode ser uma ótima forma de cuidar melhor de si.

Por que beber o chá de alcachofra?

  1. Controla o acúmulo de gordura no fígado

 A Doença Hepática Não Gordurosa é uma patologia que tem como principal característica o acúmulo de gordura no fígado em pessoas que não consomem nenhuma bebida alcoólica ou bebem muito pouco. Para prevenir ou mesmo ajudar no tratamento, o chá de alcachofra deve ser consumido diariamente. Nele, há um tipo de extrato capaz de degradar e ajudar a metabolizar essas gorduras.

  1. Ajuda no trabalho do sistema digestivo

O chá de Alcachofra aumenta a produção de bile, um líquido que é armazenado na vesícula biliar e é liberado para o fígado quando há a necessidade de metabolizar as gorduras. Dessa forma, o chá ajuda na digestão e também evita que mais gordura se acumule dentro das células. 

Além disso, o chá também possui uma boa quantidade de fibras, o que ajuda no trânsito intestinal. Dessa forma, ele é bastante útil para pessoas que sofrem de constipação intestinal, mais conhecida como prisão de ventre.

  1. Possui ação antioxidante

Os radicais livres são restos do metabolismo celular que, em grande quantidade, podem danificar o DNA. Esse processo, por sua vez, abre portas para ao desenvolvimento de um tumor, podendo ser maligno ou benigno.

Os agentes antioxidantes presentes no chá de Alcachofra ajudam a eliminar os radicais livres. Dessa maneira, tomar o chá ajuda a previnir uma série de doenças, inclusive o câncer.

  1. Auxilia na perda de peso

Como o chá de Alcachofra ajuda no metabolismo das gorduras, evitando assim que ela seja acumulada em uma parte do corpo, ele pode ajudar no emagrecimento. Além disso, tem ação desintoxicante, ajudando-o a trabalhar de uma maneira melhor.

Porém, o chá é apenas uma ajuda, dieta balanceada e exercícios físicos são as suas principais armas contra a balança e as diversas doenças.

Os benefícios do chá de alcachofra não param por aí, mas é preciso ficar atento às contraindicações. Por exemplo, se você tem algum problema como cálculos biliares, doença renal ou cálculos na vesícula, não deve tomar sem orientação médica. Gestantes, lactantes e crianças também não devem tomar o chá, pois ainda não há estudos para esses grupos.

Quer beber chá de Alcachofra com qualidade? Então, adquira os produtos da Vemat nos supermercados e confira!

Comentários

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vemat a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.