Quais são os benefícios do Chá Vermelho para a sua saúde

Quais são os benefícios do Chá Vermelho para a sua saúde

Os chás são bastante consumidos aqui no Brasil, especialmente como uma forma de melhorar a saúde.Essa é uma herança cultural dos índios aqui no Brasil, que por conhecerem o poder das plantas, as utilizavam na forma de infusões e chás para tratar problemas de saúde. E falando nisso, já ouviu falar sobre o Chá Vermelho? Assim como o Chá Verde, ele também é feito a partir da planta Camellia sinensis.

O Chá Vermelho tem propriedades específicas e assim, consegue trazer alguns benefícios que os outras ervas não possuem. Também pode potencializar alguns benefícios ou mesmo não apresentar alguns deles. Isso se deve ao momento da coleta e a forma de cultivo diferenciada.

Quer saber quais são as reais vantagens de consumir o Chá vermelho? Então, confira a lista abaixo! 

3 bons motivos para consumir o Chá Vermelho

  1. É rico em antioxidantes

Os chás produzidos a partir da Camellia sinensis são ricos em substâncias antioxidantes. Mas o que é isso? 

Em nossa alimentação, especialmente por causa da grande quantidade de produtos industrializados, acumulamos no nosso corpo uma grande quantidade de radicais livres. Esses, por sua vez, são capazes de danificar o DNA, presente dentro das células, e assim formar um aglomerado de células defeituosas. Isso também pode ser chamado de tumor benigno ou maligno.

As substâncias antioxidantes são importantes justamente porque elas conseguem combater os radicais livres e assim evitar uma série de problemas de saúde.

  1. Reduz o colesterol

O colesterol do qual tanto se fala hoje em dia de forma ruim, ele é essencial para o organismo. O grande problema, é claro, é o excesso dele. Com uma alimentação rica em gorduras ruins como picanha, frituras e outros, além de fatores genéticos. 

Consumir muitos alimentos gordurosos e não praticar nenhum tipo de atividade física, fará com que essa gordura se acumule na parede dos vasos formando placas. Essas placas podem viajar pela corrente sanguínea e fechar um pequeno vaso que irriga o cérebro (causando AVC) ou o coração (causando um infarto).

Consumir o Chá Vermelho com frequência ajudará o organismo a metabolizar e expulsar esse colesterol, evitando que ele forme as placas. Isso vale, especialmente, para aqueles que não praticam nenhum tipo de atividade física.

  1. Ajuda na perda de peso

Um dos maiores benefícios do Chá Vermelho que está sendo divulgado é a capacidade que ele tem para ajudar na perda de peso. Uma pesquisa conseguiu mostrar que o grupo consumidor de Chá Vermelho conseguiu perder 17% mais peso do que o grupo controle (o outro grupo).

O motivo disso é a presença de catequinas em suas folhas. Elas controlam a ação da noradrenalina e assim ajuda o nosso organismo a queimar mais gordura. Outro fator é pela presença de substâncias termogênicas, ou seja, que acelera o metabolismo.

Beber duas xícaras de chá por dia já é o suficiente para sentir os efeitos na maioria dos casos. Usar 2 colheres de sopa para 2 litros de água é o mais indicado. 

A quantidade de xícaras por dia pode subir com o passar do tempo caso você não esteja mais sentindo os efeitos da bebida, mas não devem passar de 4 a 5 xícaras por dia. Lembrando que o Chá Vermelho possui cafeína, então, quem é hipertenso ou tem problemas cardíacos ou ainda sofre de ansiedade, não deve consumir sem indicação profissional.   

Adicione o Chá Vermelho a sua próxima lista de compras e busque por marcas de chá de qualidade como a Vemat!

Comentários