As farmácias deixaram de ser apenas um comércio para venda de remédios, mas passaram a implementar diversos produtos nas prateleiras. Isso facilitou a vida dos clientes pois é possível encontrar num só lugar uma variedade de itens bastante necessários. Mas como aumentar as vendas na sua franquia de farmácia?
Certamente, aumentar o lucro no seu estabelecimento comercial é o que se espera todos os meses. Além de promoções de itens na sua farmácia que devem ocorrer semanalmente, existem técnicas de vendas para que toda a equipe atinja metas, além, é claro, de fazer com que o cliente saia satisfeito.
Confira abaixo algumas técnicas de venda que farão você aumentar o faturamento da sua farmácia rapidinho.
1 – Produtos expostos nas prateleiras
O que chama bastante a atenção dos clientes são os produtos expostos nas gôndolas. Como todos sabem, o brasileiro primeiro compra pelos olhos. Nesse ponto, vale destacar bem os produtos em todos os espaços da farmácia, divididos por setores, inclusive com condições especiais que será um diferencial competitivo. A grande maioria dos clientes compra produtos que naquele momento não necessitam, mas ao encontrá-los percebem a necessidade ou desejo em adquiri-los.
2 – Time preparado para as vendas
O seu time precisa estar motivado e preparado para, além de atender bem o cliente, saber vender os produtos que estão na sua farmácia.
E como fazer isso? Possibilitando aos seus funcionários treinamento de vendas! Investir na sua equipe é acreditar na sua própria empresa, fazendo com que ela cresça, maximizar lucros, tendo uma equipe totalmente alinhada e, por fim, clientes satisfeitos com o atendimento.
3 – Cadastro dos clientes
Seus clientes são extremamente importantes para o seu negócio. Dessa forma, você tem cuidado do seu banco de dados? Está realizando cadastro dessas pessoas que entram e saem da sua farmácia? Se você ainda não faz isso, atenção! Está deixando de criar clientes fiéis do seu estabelecimento.
Tão importante quanto o atendimento, o relacionamento pós venda também deve ser feito com maestria. De que forma? Enviando e-mail, mensagem ou até telefonando para lembrá-los das promoções, condições especiais de parcelamento e informar sobre produtos diferenciais que tem na sua farmácia.
4 – Gestor focado
Todo gestor de farmácia tem que ter muito claro na mente que toda e qualquer pessoa que procura esse lugar precisa de uma solução para determinado problema. Ou seja, precisa ser solucionado.
Além do mais, todo gestor deve conhecer seus fatores de risco perante aos concorrentes. Para isso, é importante anotar quais são os pontos fracos e pontos fortes para que, de maneira racional, fortaleça os pontos fracos.
Como dissemos anteriormente, qualquer pessoa que entra numa farmácia está com um problema e quer resolvê-lo. Por isso, capacitar a equipe de vendedores a fazer um atendimento humanizado, estar com uma boa aparência, com um sorriso no rosto, além de sair de trás do balcão se preciso para atender os clientes faz toda a diferença.
Lembre-se, o pós venda é tão importante quanto a venda em si. Ter um cadastro atualizado dos clientes, especialmente com o número do celular, é de suma importância para criar um relacionamento com essas pessoas. Uma dica é enviar um texto 10 minutos depois da compra para o cliente agradecendo por preferir a sua farmácia.
5 – Planejamento para o futuro
Muitos donos de farmácias focam no dia a dia, mas esquecem de planejar o futuro para faturar mais. O foco é ser organizado e que o planejamento venha paralelo a isso para que as vendas sejam potencializadas e que a cada dia você enquanto empresário cresça cada vez mais.
6 – Produtos a mostra na hora do pagamento
Na saída para o caixa sempre vai chamar a atenção dos clientes algo a mais, como balas, chicletes, chocolates, e porque não uma bebida gelada para os dias quentes, por exemplo. Outra dica é cremes para mãos, manteiga de cacau e outros produtos diferentes para aumentar o ticket médio das vendas por cliente. Pense nisso, experimente!
Como aumentar as vendas de forma online?
Se tem um investimento que vale muito a pena ser feito, atualmente, em qualquer setor do varejo, é o investimento em marketing digital.
Para ser lembrado, é indispensável estar nas redes. Uma das ferramentas é o Facebook, que possui uma ferramenta de rastreamento chamada pixel. Ele permite conhecer as ações que os visitantes tomam em seu site e medir os resultados de anúncios. O Pixel também permite filtrar um público-alvo mais específico, gerando maior conversão e venda.
Outro meio poderoso de fortalecer o marketing digital é saber usar o Google. Ele dispõe de várias ferramentas para o planejamento de campanhas, possibilitando estratégias voltadas aos termos de busca do seu público-alvo e emitindo relatórios específicos.
Agregando valor na sua franquia de farmácia
1 – Percepção da sua marca
Isso está diretamente relacionado com a forma como você se apresenta. Ou seja, a visão do público se relaciona com a experiência que ele tem com a sua marca. Por isso, investir numa comunicação efetiva pode auxiliar o seu negócio a conquistar melhores resultados.
2 – Proporcione facilidades relacionadas aos seus produtos
Promoções ou condições especiais de pagamento atraem muito os clientes. Dessa forma, proporcione facilidades relacionadas ao seu serviço ou produto, pode ser uma ótima maneira de atrair novos clientes e ainda agregar valor ao que você entrega.
3 – Aposte em tecnologia e inovação
A tecnologia e a inovação são fundamentais para as marcas que desejam agregar valor ao seu produto ou serviço.
4 – Sua própria marca de chás
Trabalhar com o público requer carisma, comprometimento e também um serviço de excelência. Mas além disso é possível agregar valor na sua franquia de farmácia com uma linha exclusiva de chás.
De que forma? A Vemat terceiriza chás da sua preferência. Mas porque chás? Se você ainda não sabe, o consumo de alimentos saudáveis vem crescendo a cada ano no Brasil e o chá está entre as bebidas mais procuradas.
- Leia também: 4 motivos para sua empresa ter uma marca de chás
Olha esses benefícios da criação de chás exclusivos para vender na sua farmácia!
- Exclusividade no diferencial;
- Experiência e relacionamento;
- Agregue valor a sua marca;
- Geração de novos clientes.
A terceirização de chás com a Vemat não tem segredo algum. Com uma equipe especializada na pesquisa e desenvolvimento de produtos, é possível oferecer esse diferencial aos seus clientes na sua farmácia. Como providenciar uma marca exclusiva de chás? Clique AQUI para saber mais.
Promoções para aplicar nas farmácias
Criar promoções de produtos para farmácias é uma boa maneira de impulsionar as vendas e aumentar a lucratividade do negócio. Além de ser interessante ao consumidor, porque todos gostam de bons preços, também fideliza clientes.
Como aumentar as vendas com as promoções?
1 – Planejamento das ações promocionais
Defina um cronograma especificando período para que os descontos sejam válidos. Assim, é possível desenvolver ações de marketing com a técnica chamada de escassez.
2 – Metas e objetivos
Toda promoção deve ter metas e objetivos a serem alcançados pela sua equipe de vendedores. As metas de vendas precisam ser sempre numéricas, como “aumentar em X% a quantidade de vendas no período da promoção”. Já os objetivos podem ser mais específicos, como zerar as unidades de um determinado produto do estoque, por exemplo.
3 – Produtos da promoção e descontos
De nada adianta aumentar as vendas se vender produtos que não tenham margem de lucro. Por isso, ao fazer uma campanha de promoção de itens, é importante ter uma visão mais estratégica e não apenas para “queimar” itens que estão parados no estoque.
4 – Ofereça valor para o cliente
É preciso que o cliente perceba valor nas promoções de produtos. Para isso, convém utilizar aquela velha técnica de mostrar qual é o preço geralmente cobrado e o que está disponível na promoção.
5 – Crie uma estratégia de divulgação eficaz
Para que a sua promoção atraia mais clientes à sua farmácia, investir em divulgação é fundamental. Por isso, crie estratégias de publicidade capazes de informar o público sobre os descontos oferecidos pela drogaria.
Nesse caso, abuse das redes sociais a seu favor, inclusive estipulando prazos de encerramento desta promoção. Assim, os clientes sentirão urgência em participar da promoção, pois caso contrário deixarão de obter benefícios.
Gostou das dicas de como aumentar suas vendas na franquia de farmácia? Além de promoções para impulsionar as suas vendas, obtendo mais lucratividade para o seu negócio, também é importante que sua equipe de vendas esteja alinhada com sua missão: resolver os problemas das pessoas quando se trata de saúde!
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