Tereré: mix de chás que deixam o chimarrão do verão ainda mais saboroso

Tereré: mix de chás que deixam o chimarrão do verão ainda mais saboroso

Temperaturas altas do verão combinam com bebidas geladas. Além de serem muito refrescantes, algumas delas ajudam na saúde. E uma das opções que tem agradado muito os brasileiros para esta época do ano é o tereré.

A bebida é cheia de nutrientes e tem como base a erva-mate…sim, igualzinha a do chimarrão. Porém, uma diferença entre as duas bebidas é que o tereré é preparado com água gelada. Já o chimarrão com água quente.

Conheça os benefícios do tereré

Alguns de vocês imaginam que o tereré tenha surgido em países latino-americanos. Se pensaram nisso, não está tão errado, apesar de existir mais do que uma versão quanto a sua origem.

Uma delas é que o tereré originou-se durante a Guerra do Guaco (1932-1935),  quando as tropas paraguaias perceberam que se acendessem fogueiras atrairiam a atenção de inimigos e, então, passaram a tomar a erva-mate com água fria.

Porém, outra versão aponta que os índios guarani são os responsáveis pela invenção do tereré. Assentados nas regiões do Paraguai, Argentina e Mato Grosso do Sul, utilizavam a erva para melhorar o sabor da água dos rios. Durante as colonizações espanhola e portuguesa, o costume foi adotado pelos jesuítas, que perceberam suas propriedades revigorantes.

E, para agregar ainda mais no seu conhecimento, em dezembro de 2020, a bebida foi reconhecida como patrimônio imaterial da humanidade do Paraguai. Na época, o secretário de Cultura do Paraguai, Rubén Capdevilla chegou a declarar para a imprensa que esse reconhecimento global deixava o povo paraguaio bastante orgulhoso.

Depois de conhecer um pouco da história, quer saber porque o tereré é uma bebida tão rica em nutrientes?

Benefícios para a saúde

Suas propriedades naturais possuem vitaminas A, B1, B2, C e E, proteínas, lipídeos e cafeína. Esse conjunto todo melhora a digestão, estimula o corpo e a mente, proporciona maior gasto energético, reduz triglicerídeos e colesterol, previne gripes, regenera as células e, ainda, acelera o metabolismo.

Preparo

Como dissemos anteriormente, o tereré e o chimarrão são muito parecidos. Ambos podem ser servidos em cuias, porém a bebida paraguaia pode ser preparada em um copo ou numa guampa (chifre de boi em formato curvado). O tereré também precisa de uma bomba, sendo que a mais indicada é aquela feita de alumínio, porém também pode ser feita com bambu.

A erva-mate é o principal componente do tereré, mas atenção para a dica: a erva-mate preferencialmente deve ser triturada, ou seja, ela fica mais grossa. Já a erva para chimarrão é mais fina, pois é moída.

Como apreciar a bebida

A combinação é de erva-mate com água fria, certo? Mas o brasileiro foi incrementando e saborizando essa água, o que deixa o tereré ainda mais gostoso. A forma mais saudável é agregar outros sabores, como é o caso do hortelã.

Para deixar a bebida mais refrescante, nada melhor do que combinar o amargo da erva-mate com a refrescância da hortelã. Essa versão tem feito grande sucesso. 

Fruta cítrica também combina muito com o tereré, como é o caso do limão. O sabor fica incrível e, para essa mistura, basta fazer um chá de limão e ainda pode dar aquele gostinho a mais com gengibre. Super refrescante!

Menta e canela também ficam ótimas para saborizar a água do tereré. Isso é indicado para os paladares mais refinados, que costumam ter boas surpresas com a mistura de diferentes especiarias e erva-mate, mas aposto que você também vai apreciar esse tereré bem diferente de sabores.

Escolha seu sabor favorito

O tereré, que tem todo um ritual para ser tomado, semelhante ao do chimarrão, tem inúmeras propriedades saudáveis, como você pode perceber.

Vale ou não a pena experimentar a cada dia com um sabor diferente e continuar com essa tradição que é passada de geração em geração de pai para filho?

Continue nos acompanhando e conheça tudo sobre o mundo dos chás, benefícios para a saúde e dicas legais de combinações tanto para bebidas como para a gastronomia.

Para isso, assine nossa newsletter e fique por dentro de informações e conteúdos que contribuem para a sua saúde! 

Comentários

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vemat a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.