Erva-mate no mercado de cosméticos: veja os principais usos e benefícios

Erva-mate no mercado de cosméticos: veja os principais usos e benefícios

O uso de produtos de beleza e cuidado pessoal continua crescendo no Brasil e no mundo, exigindo que as empresas se adaptem às principais procuras dos consumidores e novidades no mercado.

Dentre as demandas, muitos clientes focam em produtos naturais, que podem ser divididos entre itens orgânicos ou veganos. Como composição, muitos cosméticos são fabricados com ervas ou flores desidratadas, como baunilha, flor de laranjeira, eucalipto ou mesmo a erva-mate, indo muito além do uso em chás e fragrâncias.

Para conhecer um pouco mais sobre a erva-mate, seus benefícios e usos na indústria de produtos naturais, confira algumas informações que separamos para você!

Quais os principais usos da erva-mate?

A erva-mate já é muito popular por suas infusões e chás, atrativos não apenas pelo sabor concentrado e aroma mas também pelos benefícios como redução do colesterol, ação diurética, estimulante e outras características que acompanham a erva.

Porém, atualmente muitas empresas exploram a erva-mate com intuito de desenvolver produtos de cuidados naturais, direcionando as ações da planta para cuidado da pele, cabelos, uso em cicatrizes ou mesmo inflamações.

Com esses focos, o mate está sendo cada vez presentes em produtos como shampoo, condicionadores, sabonetes, hidratantes para mãos, pés e corpo, colônias, desodorantes, esfoliantes e demais itens na linha de cuidados, possibilitando um uso diverso de acordo com o gosto e necessidade do cliente.

Quais os diferenciais de produtos que usam a erva-mate?

Além da diversidade de produtos, cada um deles age de maneira diferente de acordo com o tipo de tratamento, frequência e composição, porém, a erva-mate consequentemente trará benefícios como:

  • combate ao envelhecimento precoce da pele e cabelos;
  • aumento da circulação sanguínea, ajudando no tratamento de celulites e gorduras localizadas;
  • limpeza profunda de pele a partir de ações detergente e emulsificante;
  • cicatrizante, adstringente e bactericida;
  • inibe a diminuição e destruição do colágeno;
  • fotoprotetor natural;
  • efeito anti-inflamatório;
  • reduz o estresse do organismo e aumenta as enzimas e ação dos aminoácidos.

Todas essas vantagens podem ser percebidas com o uso indicado para cada tratamento, com efeitos em curto ou médio prazo.

Vale lembrar que se os produtos naturais não forem produzidos sob um rigoroso controle e seguindo as formulações cosméticas indicadas, podem causar problemas de pele e saúde, afinal, por terem composições complexas, o desequilíbrio dos ingredientes pode prejudicar o usuário, além de também conter impurezas que cortam o efeito da erva.

Assim, antes de começar a trabalhar com os ingredientes naturais, é essencial pesquisar sobre os possíveis produtos que podem usar a erva-mate, formas de manipulação e como garantir os melhores resultados possíveis.

O que achou dos usos e benefícios da erva-mate no mercado de produtos naturais? Se interessou pelo assunto? Então aproveite para ler mais conteúdo relacionado e recebê-lo através de nossa newsletter!

Comentários