Conheça os benefícios do chá de espinheira santa

Conheça os benefícios do chá de espinheira santa

Os chás são conhecidos pelos seus vários benefícios para a saúde. Entre eles, podemos encontrar o chá de Espinheira Santa, bastante famoso entre os brasileiros de diversas gerações. Essa erva é nativa da região Sul do Brasil, porém, hoje ela pode ser encontrada em, praticamente, qualquer parte do país.

Os benefícios do chá de Espinheira Santa são muitos e agora vamos conhecer cada um deles. Confira abaixo!

Quais são os nutrientes dessa planta?

A Espinheira Santa consegue oferecer diversas vantagens justamente porque é rica nos mais diversos nutrientes. Na planta, podemos encontrar, por exemplo, os taninos. Essas substâncias possuem propriedades cicatrizantes e possui também um efeito protetor no sistema gástrico. Também apresenta ação antisséptica e analgésica.

Vejamos agora quais são os benefícios que essas propriedades conseguem oferecer para a nossa saúde.

Por que beber chá de Espinheira Santa?

Um dos benefícios da Espinheira Santa é fato de ajudar na prevenção do câncer de pele. Ele é um dos mais comuns aqui no Brasil e representa 30% dos casos de tumores em todo o país. Isso não é mera coincidência já que estamos no país onde temos sol e calor durante quase todo o ano, especialmente em algumas regiões do país como a Nordeste.

No chá de Espinheira Santa você encontrará uma substância chamada triterpenos. Ela é a responsável por esse excelente benefício. Caso você já tenha a patologia, é bom consultar o seu médico antes de consumir.

Porém, uma das vantagens mais importantes que o chá de Espinheira Santa pode proporcionar é o seu efeito protetor no sistema gástrico. Essa é a sua principal característica.

Naturalmente, produzimos um líquido conhecido como Suco Gástrico. Ele possui um pH ácido e é responsável por ajudar a fazer a digestão dos alimentos. Porém, o excesso desse líquido pode provocar problemas como gastrite ou até uma inflamação mais grave, evoluindo para a formação de úlceras.

O grande segredo da planta é que ela consegue aumentar o pH do conteúdo dentro do estômago. Dessa forma, consegue prevenir a inflamação causada pelo excesso de suco gástrico.

Além de elevar o pH, tornando o ambiente do estômago mais básico, o chá de Espinheira Santa também consegue inibir a produção da gastrina. Trata-se de um hormônio de capaz de estimular a produção do suco gástrico. 

Outro benefício do chá de Espinheira Santa é que ele é capaz de ajudar no tratamento da bactéria H. pylori. Ela é uma das principais causadores da gastrite.

Há contraindicações?

O chá pode apresentar efeito abortivo, portanto, gestantes ou mulheres que estão em tratamento para infertilidade não devem consumir. Também não é indicado para as lactantes já que pode reduzir a produção do leite.

Outro grupo que também não deve consumir o chá são as crianças já que não há pesquisas que assegurem efeitos benéficos nesses casos.

Na hora de preparar o seu chá, basta ler as instruções da embalagem e seguir o passo passo. É interessante que isso seja feito à risca já que manter as propriedades do chá depende da forma de preparo.

Gostou de descobrir quais são os benefícios do chá de Espinheira Santa? Então, assine a nossa newsletter e conheça os benefícios de outros chás para sua saúde!

Comentários

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vemat a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.