Quais os benefícios da meditação para a saúde?

Quais os benefícios da meditação para a saúde?

Você, certamente, já deve ter ouvido falar em meditação. Mas, na sua cabeça, é algo espiritual e voltado para orientais e amantes da natureza. Na verdade, muitas pessoas que não estão dentro desse rótulo praticam meditação. Quer alguns exemplos? Há muitos famosos como Oprah Winfrey, Demie Moore, Richard Gere e outros que já descobriram os benefícios da meditação.

A meditação ainda é vista como algo que foge da realidade e do cotidiano das pessoas ou até mesmo algo que não gera resultados. Além disso, o até de meditar vai muito além de reduzir o estresse e adquirir paz interior.

Veja abaixo como essa prática pode ajudar no seu dia a dia em casa, no trabalho ou em qualquer outro ambiente!

Benefícios da meditação para sua vida

Pode ajudá-lo a ser multitarefa

Atualmente, muitos profissionais precisam fazer várias tarefas ao mesmo tempo seja por necessidade ou para conseguir uma promoção, isso acaba acontecendo. Praticar meditação pode ajudá-lo a ser multitarefa de uma maneira mais fácil.

Mesmo em um ambiente com um elevado nível de estresse, é possível exercer várias tarefas ao mesmo tempo e uma pesquisa feita pela Universidade de Washington provou isso. Os indivíduos que fizeram meditação não só conseguiram realizar mais tarefas sem fazer interrupções como também mostraram uma memória melhor.

Reduz os sintomas da depressão

A depressão é uma doença psiquiátrica que precisa de acompanhamento especializado por um psiquiatra. Além do tratamento medicamentoso, praticar meditação é uma boa opção para controlar os sinais e sintomas da patologia.

Um estudo constatou que os jovens, após o treinamento de meditação, apresentaram menor probabilidade em desenvolver a depressão e também menor ocorrência de sinais e sintomas associados à doença. Além disso, os pesquisadores também acreditam que a prática pode prevenir que essa patologia se desenvolva em outros momentos da vida.

Melhora o sono

O sono é de extrema importância para as nossas vidas. É durante o sono que muita coisa acontece no nosso corpo. Por exemplo, o GH, mais conhecido como hormônio do crescimento, trabalhar para criar mais tecido muscular, gerar mais energia, entre outras funções de construção orgânica. Também é durante o sono que armazenamos informações importantes que aprendemos durante o dia.

Portanto, se você é estudante, procure aderir à meditação como prática cotidiana. O mesmo vale para quem tem problemas para dormir. O nosso corpo precisa descansar para funcionar bem.

Aumenta os pensamentos positivos

A meditação não atua apenas na prevenção da depressão, mas em toda a nossa área emocional. Ao aumentar as emoções positivas, consegue também fazer com que sejamos mais resilientes frente às dificuldades do dia a dia.

Uma pesquisa realizada na Universidade da Carolina do Norte conseguiu provar que a meditação traz mais pensamentos positivos para a nossa mente. Ela avaliou 139 indivíduos sendo que, desse grupo, 67 praticava meditação.

Em comparação, o grupo que meditava apresentou uma maior frequência de emoções positivas nas tarefas do dia a dia. A partir disso, outros pensamentos foram gerados: mais apoio social, maior atenção às ações e também mais planos em um propósito de vida.

Praticar meditação não é algo complicado. Se você não puder praticar em um local na sua cidade com hora marcada, é possível meditar em casa. Comece com poucos minutos por dia e vá aumentando esse tempo gradualmente.

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