O consumidor está mudando cada vez mais. Hoje em dia é mais comum encontrar pessoas que prezam por pratos balanceados, que diminuem comidas gordurosas na rotina alimentar ou mesmo que priorizam orgânicos na hora das compras.
Buscar formas mais saudáveis de fazer as receitas para o dia a dia é uma consequência de ter uma população mais informada e com acesso à dados concretos, visualizando e entendendo melhor como a alimentação influencia diretamente na saúde e quais as formas de qualificar essa vertente.
Foi a partir dessas mudanças que o termo saudabilidade começou a ser dissipado, tornando-se frequente quando o assunto é qualidade de vida.
Para entender melhor como funciona e de onde vêm a saudabilidade, confira o que separamos para você!
O que define a saudabilidade?
A saudabilidade é basicamente essa tendência que estamos vivendo de mudar os hábitos de consumo e procurar opções cada vez mais naturais e saudáveis tanto para as refeições quanto para cuidado pessoal, envolvendo cosméticos, produtos para tratamento e similares.
Equilibrar esses hábitos com atividades que melhoram a qualidade de vida também faz parte da saudabilidade, como ao adicionar exercícios físicos na rotina ou técnicas de meditação e relaxamento.
Por que o termo se popularizou?
Por mais incrível que pareça, o termo tornou-se mais presente a partir do aumento de informações sobre índices de obesidades, doenças do coração, taxa de mortalidade e número de idosos previsto para os próximos anos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, está previsto que o Brasil seja o sexto país com maior número de idosos, chegando até 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Ao mesmo tempo, um estudo da Nielsen mostra que o Brasil é o país da América Latina com mais pessoas que se consideram acima do peso.
Essas questões fazem com que as pessoas pensem melhor em como devem levar a rotina e como contribuir para que a velhice ou a vida adulta seja de maior qualidade e com menos problemas físicos e de saúde.
Como a saudabilidade interfere no mercado
De forma geral, todos os pontos que contribuem para uma vida mais qualitativa são resultados de uma maior saudabilidade, um ponto que gera consequências não apenas para os adeptos quanto para o mercado no geral, gerando uma maior preocupação com o consumidor ao oferecer produtos e serviços diferenciados.
As empresas não estão lidando com o mesmo consumidor de 50 anos atrás, as pessoas estão cada vez mais informadas e preocupadas com o que consomem ou o que fazem, assim, buscam não apenas a praticidade e qualidade como itens que realmente façam diferença em sua saúde, direcionando o mercado para a mesma preocupação.
Gostou do conceito de saudabilidade? Pensa em começar a praticar? Se você achou esse conteúdo interessante e quer saber mais, assine nossa newsletter e continue se informando!