Práticos e deliciosos: saiba como são feitos os chás em sachê

Práticos e deliciosos: saiba como são feitos os chás em sachê

Um bom chá em sachê traz facilidade ao nosso dia a dia e acompanha vários momentos, seja pela manhã para energizar ou mesmo durante a noite para relaxar e embalar o sono, sem contar com a praticidade de levar na bolsa, né. Mas, você tem ideia de como são produzidos os chás em sachê?

Hoje vamos contar um pouquinho para você sobre os processos de produção dos chás em saquinhos, olha só!

Primeiro passo: murchando as folhas

O primeiro passo é selecionar as ervas que irão passar pelo processo de definhamento. Elas são colocadas em tambores ou túneis e passam por processo de exposição mecânica ao ar quente. Essa exposição deixa as folhas murchas e com um tom acobreado ou mais escuro.

Segundo passo: é hora de trituração

As folhas das ervas são trituradas (aqui) a mão ou em máquinas especiais com lâminas, que torcem as folhas de forma com que elas sejam embebidas em seu próprio líquido.

Terceiro passo: conheça a secagem

Existem alguns tipos de plantas que precisam de uma secagem diferenciada de acordo com suas características; para ervas em geral, as folhas são embaladas e deixadas para secar ao ar.

Quarto passo: moagem das ervas

Após serem secas, as folhas são encaminhadas para a moagem, onde são cortadas por lâminas de vários tamanhos e depois passam por mais um processo de refinamento, onde são peneiradas. O tamanho das lâminas e peneira também vão variar de acordo com o tipo de erva.

Quinto passo: misturando os insumos

Aqui todas as folhas já moídas são misturadas de acordo com as receitas de cada chá. Essas receitas são estudadas e desenvolvidas para trazerem o melhor sabor e uma boa combinação de nutrientes entre si.

Dependendo da receita, podem ser adicionadas essências para compor os sabores e aromas. É comum que essências e outros insumos sejam importados de países que tenham uma produção tradicional ou também por causa do clima.

Quinto passo: é hora de embalar

Com tudo pronto, é hora de embalar essas misturas nos saquinhos de chá. O processo é feito através de máquinas que separam, pesam e embalam os chás. Após isso os sachês são embalados nas caixas de seus produtos e estão prontos para irem às gôndolas.

E aí, já conhecia algum desses processos? Conta pra gente nos comentários!

Gosta de chás e energia? Conheça a Linha MTC, baseada nos conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa. Você pode conhecê-la clicando aqui!

Para receber mais conteúdos como esse, assine nossa newsletter! 

 

Comentários