Toda empresa organiza-se em setores, os quais a fazem funcionar melhor e garantem sua sustentabilidade e seu sucesso a médio e longo prazo. Um desses setores é a área de Pesquisa e Desenvolvimento de produto, também conhecida por P&D.
Este setor está diretamente ligado ao principal canal de relacionamento de uma empresa com seu cliente: o produto. Sua atuação consiste em criar, implementar e otimizar o processo de desenvolvimento de produto, com vistas às necessidades e desejos dos clientes.
Continue a leitura e entenda melhor o que é e como se organiza o setor de pesquisa e desenvolvimento das empresas!
O que é o setor P&D?
O setor de pesquisa e desenvolvimento (P&D) é uma parte fundamental das atividades empresariais e institucionais que se concentra na criação, aprimoramento e inovação de produtos, processos ou tecnologias. Por meio de atividades de pesquisa, que envolvem investigações teóricas e experimentais, as empresas buscam entender melhor fenômenos complexos, identificar oportunidades de melhoria e dar a luz a novas soluções.
O desenvolvimento de produto entra em cena para transformar essas descobertas em realidade prática, envolvendo o projeto, prototipagem e refinamento dos produtos ou tecnologias.
O setor de P&D é vital para a competitividade e o progresso, permitindo que as empresas acompanhem as inovações, atendam às necessidades do mercado e aumentem os resultados da empresa. Além disso, elas também podem contribuir para o avanço geral da sociedade por meio da introdução de novas ideias e avanços tecnológicos.
Como é o processo de pesquisa e desenvolvimento de produto
Com uma compreensão sólida do problema ou oportunidade, que foi previamente identificada por meio, por exemplo, de um estudo de mercado, a equipe de P&D começa a gerar uma variedade de ideias para possíveis soluções.
Isso pode ser feito por meio de brainstorming, workshops de inovação ou outras técnicas criativas. Esse é o momento de dar vazão à criatividade e conectar as informações e dados coletados de todas as formas possíveis, sem pensar em sua utilidade. Aqui, se faz uma pesquisa de produto completa.
Esgotadas as possibilidades, aí sim, entra-se na etapa de avaliação das ideias criadas, levando em conta critérios como viabilidade técnica, potencial de mercado, custos e recursos necessários. Os conceitos mais promissores são selecionados para avançar.
Desenvolvimento do produto
Nesta fase, os conceitos selecionados são desenvolvidos em detalhes. Isso pode envolver a criação de protótipos, simulações, estudos de viabilidade técnica e econômica, e avaliação de riscos.
Aqui, o processo de desenvolvimento de produto entra na fase de prototipagem.
Testes e aprimoramento
Seguindo, os protótipos são construídos para testar a funcionalidade e a viabilidade do conceito. Testes rigorosos são realizados para identificar falhas, refinar o design e garantir que o produto atenda aos requisitos estabelecidos.
São o pontapé inicial para que o setor de P&D verifique se está no caminho certo, conferindo se o produto atende aos requisitos e fazendo as melhorias necessárias.
Com base nos resultados dos testes, o produto é desenvolvido em sua forma final. Isso inclui design detalhado, engenharia, fabricação de componentes e montagem.
Escala e produção em massa
Com o trabalho avançado da área de pesquisa e desenvolvimento de produto, dá-se início à produção em escala do produto ou, em caso de melhoria, em sua implementação final.
Apesar de tudo estar, em tese, funcionando, o setor de P&D continua acompanhando o processo para garantir que o produto final contemple tudo que foi pensado no decorrer das etapas anteriores.
Vale ressaltar que dependendo da indústria e do produto, pode ser necessário obter aprovações regulatórias e certificações antes do lançamento no mercado.
Lançamento e monitoramento
Uma vez aprovado, o produto é lançado no mercado. O feedback dos clientes é monitorado para possíveis melhorias futuras, e o ciclo de P&D continua à medida que a empresa busca inovar e manter sua posição competitiva.
Aqui, descrevemos de maneira mais resumida e prática o ciclo do trabalho do setor de pesquisa e desenvolvimento de produto (P&D). O que é importante lembrar é que o trabalho não termina quando o produto vai para a mão do cliente: ele continua com melhorias e, é claro, com um novo processo para criação de novos produtos.
Cada etapa do processo requer colaboração multidisciplinar entre engenheiros, designers, especialistas em marketing, técnicos e outros profissionais específicos do segmento da empresa, visando garantir que o produto final seja inovador, funcional e bem-sucedido no mercado.
Sem dúvidas, a área de pesquisa e desenvolvimento de produto é um impulsionador da inovação e da evolução constante da empresa. Continue navegando em nosso blog e fique por dentro de informações e dicas importantes para o seu negócio!