Fundada em 1980 em Xanxerê (SC), a Vemat começou produzindo exclusivamente erva-mate. Hoje, a empresa mantém suas raízes em produtos naturais, mas investe fortemente em inovação, ampliando presença no mercado de bebidas, suplementos e em breve no bem-estar animal.
Inovação impulsionada por investimento e tecnologia
Com apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e recursos da FINEP, a Vemat recebeu quase R$4 milhões para pesquisa, desenvolvimento e aquisição de equipamentos. Esses investimentos possibilitaram o lançamento de misturas solúveis funcionais para bebidas e suplementos para o mercado pet.
“Começamos com a aquisição de máquinas e ajustes na estrutura. A partir de 2018, conseguimos acessar o mercado farmacêutico com ingredientes nutracêuticos e fornecimento de misturas específicas para bebidas”, explica o diretor Mario Lorensi.

Parceria estratégica com a agricultura familiar
Em 2025, a Vemat lançou um projeto de subvenção econômica da FINEP para desenvolver um aditivo natural de acerola orgânica, produzido em parceria com a cooperativa Frutipérola, do Paraná, e a Unochapecó. O objetivo é valorizar a matéria-prima local e gerar impacto econômico e social para os agricultores da região.

Da tradição além das fronteiras
Além de produtos para a indústria nacional, a Vemat mantém um escritório nos Estados Unidos, facilitando exportações e garantindo presença em mercados internacionais. Hoje, a unidade fabril produz extratos naturais certificados, como chá verde, hibisco, limão e laranja, atendendo indústrias de alimentos, cosméticos, farmacêuticos e bebidas.
A trajetória da Vemat mostra como tradição e inovação podem caminhar juntas, fortalecendo o mercado nacional e internacional.