O uso da erva-mate na indústria de alimentos

O uso da erva-mate na indústria de alimentos

Consumida por milhares de brasileiros no chimarrão, principalmente no sul do Brasil, a erva-mate pode ser utilizada em diversos insumos na indústria de alimentos. Além disso, a erva-mate é popularmente conhecida no mundo todo por sua utilização na produção de chás.

Os produtos naturais vem, cada vez mais, aderindo a essa matéria-prima, por possuir propriedades nutricionais e energéticas favoráveis para a composição, na mais diversa variedade de produtos. A erva-mate na indústria de alimentos também é utilizada como corante natural e conservante de alimentar, tendo em vista a grande concentração de clorofila e óleos da planta.

Já que estamos falando sobre ela, que tal conhecermos um pouco da história desse ingrediente responsável pela composição de tantos produtos? Além, é claro, dos seus principais usos.

Continue lendo esse post e confira, também, algumas curiosidades sobre a erva-mate!

O início de uma tradição

Foi no Paraguai que o francês August de Saint-Hilaire teve contato com a primeira árvore. Algum tempo depois, ele descobriu que no Paraná, no Brasil, grande parte do território, em meio aos galhos de araucárias, era tomado pela erva-mate nativa em maior quantidade e qualidade. Isso há quase mais de mil anos atrás.

Com o tempo a erva-mate foi popularizando-se e a folha transformada em inúmeros produtos, desde bebidas até cosméticos.

Erva-mate na indústria de alimentos

A indústria de alimentos, geralmente, utiliza a erva-mate em bebidas na forma de extrato secos em pó. Além de ser a base para muitas composições de produtos, ela traz grande benefícios para a saúde, que faz com que as indústrias procurem trabalhar, ainda mais, com ela.

Geralmente, a erva mate é fornecida à indústria de alimentos e bebidas na forma de extratos secos (em pó), para junto a outros componentes formar produtos alimentícios, suplementos, remédios, cosméticos, entre outros.

Benefícios da erva-mate

A ingestão equilibrada da erva-mate só traz benefícios para a saúde de quem consome. A erva possui uma grande concentração de ácidos cafeoilquínicos, uma substâncias capaz de levar a autodestruição das células cancerígenas.

Além do câncer, a erva-mate previne doenças de origem inflamatória, combate ao envelhecimento precoce e estimula a disposição física e mental.

A versatilidade dela, também é um grande benefício, pois muitas pessoas sentem dificuldades em consumi-la, pelo gosto característico forte e amargo. Para isso, existem milhares de combinações que são possíveis de incrementar, como opções de versões mistas, como limão, pêssego e canela junto a erva-mate.

Falando em benefícios e versatilidade, a Vemat vem a quase 40 anos produzindo produtos provenientes da erva-mate, com experiência no seu trato e parceira de grandes empresas do ramo alimentício, fornecendo a matéria-prima para compor o mix de produtos de empresas como Carrefour, Bio2 e Sucos do Bem.

Uma das melhores empresas produtoras de chás do Sul do Brasil, a Vemat preocupa-se em levar os melhores ingredientes ao consumidor, com o objetivo de proporcionar uma experiência única. Ficou interessado em saber mais sobre a nossa empresa? Acesse nosso Facebook e Instagram para conhecer nossos processos e linhas de produtos, que compõem extratos solúveis, secos, opções a granel, chás e orgânicos.

Comentários

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vemat a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.