Os ingredientes naturais são itens cada vez mais procurados dentro da indústria de alimentos e bebidas. Afinal, a preocupação com a saúde e qualidade de vida é um tema muito difundido, conscientizando grande parte da população e exigindo que empresas considerem essa procura e pensem nos possíveis usos dos ingredientes naturais.
Com alta variedade, as empresas que trabalham com alimento e bebidas podem explorar a gama de itens naturais e, ainda, atrair um público interessado e consciente, ampliando a atuação da marca.
Para conhecer um pouco mais desses ingredientes e seus principais ativos, confira um pouco mais sobre uma das principais substâncias, o extrato seco!
Quais as características do extrato seco?
Dentre os principais ingredientes naturais, o extrato seco (ou extrato em pó) é uma das variações mais populares, muito usado em energéticos, fitoterápicos, suplementos, pães, bolos, sucos, sobremesas, pudins, chás e uma série de outros alimentos e bebidas.
A substância é basicamente a base da planta triturada, desidratada e transformada em pó, como a erva-mate, guaraná ou mesmo catuaba. Essa base serve de adicional à pratos e bebidas, não apenas mantendo, como potencializando os nutrientes de cada elemento da flora. Além disso, todo o aroma, cor, gosto e sabor são mantidos, possibilitando uma experiência completa.
Como funciona sua extração?
Para que os ingredientes naturais não percam valor nutricional ou energético, a extração e preparo deve ser um trabalho qualitativo. No caso do extrato seco, por exemplo, é preciso que a planta passe por um processo chamado Atomização (ou Spray Drying), específico para plantas que possam ser desidratadas.
Na Atomização, a planta fica mergulhada em solução líquida com um solvente compatível, extraindo ao máximo de suas substâncias e mantendo os agentes ativos.
Após essa etapa, há a atomização, ou seja, a substância passa por uma etapa de secagem dentro de equipamentos, assim, o líquido inteiro evapora e a planta torna-se extrato seco.
Quais os benefícios ao usar o extrato seco?
Falando especificamente do extrato seco, sua composição é destaque ao aumentar as características da planta, ou seja, cada tipo de produto terá os benefícios da planta originária de forma mais concentrada e potente.
O mate, por exemplo, é energético e ajuda na redução do colesterol ruim. Já o chá-verde, é conhecido pela redução de gorduras e aumento da energia, além de ser rico em antioxidantes.
Todos esses benefícios são consequências de uma extração e preparo adequado, como o processo que a Vemat realiza para elaborar sua linha de solúveis, explorando de forma consciente a flora e aproveitando seus componentes naturais.
Assim, produtos como o extrato seco solúvel mate tostado, matchá, limão e hibisco são grandes destaques das linhas de ingredientes naturais, ajudando a manter uma rotina saudável e grande qualidade de vida.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o uso dos ingredientes naturais e sua especificidade como extrato seco? Quer saber como usar diversos ingredientes em sua empresa? Entre em contato com a Vemat e entenda como entrar nesse mercado!