A Páscoa está se aproximando e com certeza é a época mais doce do ano. São muitas escolhas que vão desde o chocolate preto, branco, crocante, ao leite, amargo e por aí vai! Mas o que poucos sabem é que o excesso de chocolate pode fazer muito mal ao organismo.
Mas não se preocupe, você pode comer seu chocolate com a família, com os amigos, com os filhos sem nenhum problema, mas lembre-se daquele chazinho especial depois de toda a guloseima para ajudar a desintoxicar.
O assunto de hoje é para falarmos sobre as opções de chás que são aconselháveis para preparar depois daquele almoço, jantar e dos ovos de chocolate com a família no feriado de Páscoa.
E quem acaba sofrendo com a ingestão de tanta comida, especialmente do chocolate? O fígado, é claro! Então fica ligado nessas dicas de preparos de chás diuréticos.
O chocolate

Antes de falarmos sobre os chás que vão lhe ajudar após o excesso de doces, não veja o chocolate como um verdadeiro vilão.
No mundo todo o chocolate é celebrado em uma data, no dia 7 de julho. Ele tem, inclusive, na sua composição o “hormônio do prazer”. Ou seja, ao ingeri-lo estimula a produção de endorfina.
O chocolate ajuda a combater o estresse e o mau humor. E que mulher na TPM (Tensão Pré-menstrual) que não come aquele pedacinho de chocolate, não é mesmo?! Isso porque ele é fonte de triptofano, um aminoácido essencial que não é produzido naturalmente pelo organismo.
É também um alimento que melhora aspectos cognitivos, estimulando o raciocínio e a atenção. Tem ação termogênica, contribuindo para a perda de peso e, por incrível que pareça, o chocolate tem substâncias que reduzem o colesterol ruim (LDL).
Lembre-se que tudo o que for em excesso é prejudicial ao organismo. Mas se você abriu uma exceção para a Páscoa, veja quais chás poderão lhe ajudar na digestão.
Chá de hibisco

O hibisco é um poderoso diurético, capaz de combater prisão de ventre e reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL).
Além desta ação protetora no fígado, o chá de hibisco também é muito utilizado para eliminar vícios e aumentar a concentração.
Para preparar este chá, ferva 300 ml de água e quando começar a levantar fervura, deve-se apagar o fogo e em seguida acrescentar duas colheres de sopa de flores de hibisco, preferencialmente da Vemat. Hoje, as opções são a granel, solúvel ou sachê. Depois disso, tampe o recipiente e deixe repousar por pelo menos 10 minutos.
Leia mais sobre o chazinho de hibisco AQUI.
Chá de erva-doce
Um chazinho de erva-doce também é excelente para quem exagerou com o doce. Essa erva tem ação diurética, sendo utilizada para purificar e desintoxicar o corpo.
Ou seja, é indicada para aliviar gases, náuseas, prisão de ventre, cólicas e a tão destemida má digestão.
As sementes da erva-doce tem sabor adocicado e aroma intenso. Para preparar esse delicioso chá, basta colocar 2 colheres de sopa da semente de erva-doce em uma panela e acrescentar 500 ml de água fervente. Deixe a panela tampada por pelo menos 10 minutos.
Depois é só apreciar essa bebida.
Chá de boldo
Já diziam os antigos que chá de boldo é que nem santo milagreiro. E é quase isso porque ele não auxilia apenas o fígado, mas também é muito indicado para agir contra males e distúrbios do trato digestivo, manifestações reumáticas e inflamações urinárias.
O chá de boldo é considerado um poderoso antioxidante. Nós temos inclusive um post que falamos só dele. Clique AQUI para saber mais!
E, para você aproveitar todos esses benefícios dessa poderosa planta, 1 folha do boldo deve ser disposta na água já fervente, deixando a mistura abafada por cerca de 10 minutos. A quantidade de água pode ser de 2 copos americanos. Espere amornar e aprecie o paladar e o aroma do boldo.
Chá de alcachofra
A alcachofra é tipo uma iguaria. Para chás, a parte mais utilizada é justamente a flor da planta. Mas, para fazer o chá, o caule e a raíz também entram no processo.
Por ser uma poderosa opção para a desintoxicação do organismo, a alcachofra tem propriedades protetoras e regenerativas do fígado. É comumente utilizada como medicina alternativa para a prevenção de doenças como hepatite, diabetes, insuficiência hepática e o sobrepeso.
Para esse chazinho, coloque as folhas da alcachofra (1 colher de sopa) em uma panela com a água já fervendo (cerca de 1 xícara apenas) e deixe a mistura ferver por mais 5 minutos. Coe e sirva. Se achar necessário, você pode utilizar um pouco de mel ou stevia para adoçar.
Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog, assinando nossa newsletter ou siga-nos nas redes sociais.
Até a próxima e boa Páscoa!