5 benefícios que um cachorro pode proporcionar a sua vida

5 benefícios que um cachorro pode proporcionar a sua vida

Já diz o ditado que o cachorro é o melhor amigo do homem. E se for analisar, os pets trazem momentos de alegria, de descontração, tornando a vida um pouco melhor.

Sem contar, é claro, que todo cachorro deixa a vida das pessoas menos sedentária. Caminhadas ao ar livre e brincadeiras no parque tem que estar no topo da lista para deixar o animalzinho mais feliz.

Esse amor incondicional e da companhia fiel desses pets trazem inúmeros benefícios e ajudam a saúde do homem, inclusive isso é comprovado cientificamente.

  1. Cães melhoram o humor

Se você tem um cachorro em casa já sabe que eles conseguem mudar o seu humor. É impossível ficar por muito tempo com raiva ou triste quando se tem a companhia de um peludo, não concorda?!

Os cachorros ajudam a deixar a vida mais leve, alegre e manda o estresse para bem longe. E, você já deve ter passado por uma cena como essa: chegar em casa após um dia cansativo de trabalho e ser recebido pelo seu pet muito feliz com a sua chegada. É ou não é uma delícia e faz rapidinho você esquecer dos problemas, mesmo que por um instante.

As pesquisas já comprovam que brincar com os cachorros aumenta os níveis de dopamina e serotonina do cérebro, ambos neurotransmissores associados ao prazer e à tranquilidade.

  1. Cães e saúde cardiovascular

Pessoas idosas que convivem com cachorros tem redução em problemas cardiovasculares, segundo pesquisa

Em 2019, foi realizada uma análise com quase 4 milhões de pessoas no mundo que constatou que ter um cãozinho em casa está associado a uma redução de 24% na morte precoce por qualquer causa.

Quando os indivíduos já haviam sofrido um infarto ou um derrame, ter um cão mostrou-se ainda mais benéfico; eles tiveram uma probabilidade 31% menor de falecer por doenças cardiovasculares.

Isso acontece porque, segundo estudos, os comportamentos como conversar, fazer carinho e alisar um cão são muitas vezes acompanhados por uma pressão arterial mais baixa. E o que isso significa? Que ajuda a diminuir os riscos de diversas doenças, inclusive as cardiovasculares.

  1. Melhora o sistema imunológico

As crianças que crescem com cães têm um menor risco de apresentar doenças relacionadas com a pele, como inflamações. Se você é pai ou mãe, podem ficar mais aliviados em relação a isso. Segundo estudos recentes, foi descoberto que a convivência entre pets e crianças fortalece o sistema imunológico.

Isso porque o contato precoce com micro-organismos ajuda o organismo da criança a lidar com esses agentes. Mas os cuidados de higiene não podem ser deixados de lado, como lavar as mãos após brincar com o cachorro.

  1. Melhoram a vida social

Passeios com os pets se tornam oportunidades para novas amizades

Você pode até não acreditar, mas tutores de cachorro revelaram em uma pesquisa no Reino Unido que fizeram amigos com mais facilidade por causa do pet. Em um momento de passeio no parque, pelo bairro ou pelas ruas da cidade, é nesse momento que as pessoas, especialmente as mais velhas, trocam conversas, olhares com as outras pessoas que cruzam o caminho e é aí pode se iniciar uma nova amizade.

  1. Cachorros garantem boas risadas

Os cachorros são imprevisíveis e fazem atitudes bem inusitadas, como nos vídeos que se vê na internet.

Por conta disso, a convivência com os cachorros é cheia de momentos divertidos, até em situações quando eles aprontam, como espalhar o lixo da lixeira pela casa, destruir com o rolo de papel higiênico, roer todos os seus sapatos, e por aí vai!

Rir é sempre o melhor remédio para melhorar o humor e essa é mais uma das vantagens de ter um cachorro em casa.

Quais são os cuidados que precisa ter para ter um cachorro em casa?

Ter um pet em casa melhora a vida como foi descrito acima, mas eles também precisam de cuidados e que também tenham uma rotina diária, e que você participe dessa rotina em todos os sentidos.

Eles precisam se alimentar, tomar banho, escovar os dentes, visitar o médico veterinário para deixar as vacinas em dia, ter uma vida saudável de passeios e, é claro, que seu ambiente esteja sempre limpinho e adequado. Isso inclui limpar as fezes, o xixi, o pontinho de ração e também o copinho da água.

As adaptações são necessárias, independentemente do tipo e da raça do seu animalzinho. E, por isso, para ajudar nessa jornada com seu pet de estimação, veja as principais dicas para o bem-estar do animal e sua convivência com a família.

  • Deixe o ambiente sempre limpo e adequado;
  • Separe um cantinho para as coisas do pet;
  • Faça a higiene do pet com frequência;
  • Mantenha móveis e vidros adequados;
  • Observe os possíveis riscos dentro de casa;
  • Instale telas de proteção;
  • Passeie com os animais;
  • Mantenha a vacinação em dia.

Se você já tem um cachorro em casa sabe que essas são as regras básicas para a saúde do seu pet. Mas se você planeja ter um pet de estimação, agora você sabe quais são os principais cuidados que precisa ter com ele.

Os peludos são a maior prova de amor para o bem-estar físico e mental do ser humano, Eles conseguem retribuir o companheirismo e a fidelidade, o que proporciona uma vida melhor em todos os aspectos.

Gostou das dicas para você cuidar ainda mais do seu cãozinho? E o que acha de preparar um delicioso chá, sentar ao lado do seu pet e passar alguns minutos coçando a cabeça dele? Faça isso e depois conta como foi a experiência!

Aproveite para nos seguir no Instagram. Lá, você encontra mais dicas de cuidados para a sua saúde.

Comentários

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza a Vemat a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies.