Quais são os benefícios da Melatonina?

Quais são os benefícios da Melatonina?

Dormir bem, sem dúvidas, é um dos maiores prazeres da vida, não é mesmo? Ter uma boa noite de sono oferece ganhos diretos na nossa saúde e no nosso bem-estar.

Mas, estudos apontam que cerca de 40% dos brasileiros sofrem com insônia. É uma porcentagem significativa da população e isso mostra um cenário preocupante: mais do que nunca, é preciso melhorar a qualidade do nosso sono, além, é claro, de desenvolver outros hábitos mais saudáveis. 

É aí que entram os benefícios da Melatonina: um hormônio natural produzido pelo corpo e responsável pela regulação do sono. Vem saber tudo que a Melatonina pode oferecer a você e se surpreenda!

O que é melatonina?

Produzida pela glândula pineal, localizada no cérebro, a melatonina é conhecida como o “hormônio do sono”. Essa definição vem do fato de que ela desempenha um papel fundamental na regulação do ritmo circadiano, o ciclo natural de sono e vigília do corpo.

A produção de melatonina é influenciada pela exposição à luz. Quando está escuro, a glândula pineal é estimulada a liberar melatonina, o que sinaliza ao corpo que é hora de dormir, facilitando o início e a manutenção do sono. Por outro lado, durante a exposição à luz, especialmente à luz solar, a produção de melatonina é inibida, contribuindo para manter a vigília e o estado de alerta.

Benefícios da melatonina para o sono

Muito além do “dormir bem”, a melatonina influencia o sono de várias maneiras, pois desempenha um papel central na regulação do ritmo circadiano e na indução de sono.

A melatonina ajuda a facilitar o início do sono. Quando os níveis de melatonina aumentam no organismo, eles contribuem para diminuir a atividade do cérebro, reduzindo a sensação de alerta e preparando o corpo para dormir.

O benefício da melatonina também está associado a um sono ininterrupto e de maior qualidade. Acredita-se que a melatonina ajude a estabilizar o sono e a reduzir o número de despertares noturnos, contribuindo para uma noite de descanso mais repousante.

A suplementação de melatonina pode ser benéfica para pessoas que sofrem de distúrbios do sono, como a insônia. Ao ajustar o ritmo circadiano mais rapidamente, a melatonina pode ajudar o corpo a se adaptar a mudanças de fuso horário ou a regularizar os padrões de sono em casos de insônia.

Você já percebeu que os idosos têm um ritmo de sono menor do que a maioria das pessoas? A melatonina pode se mostrar um excelente aliado nesse sentido, já que sua produção tende a diminuir com o passar dos anos.

Efeitos positivos na saúde e bem-estar

Sem dúvidas, a qualidade do sono está no topo dos benefícios da melatonina para a nossa saúde. Mas, sua atuação vai além e, abaixo, nós descrevemos os efeitos positivos!

Regulação do sono: ela ajuda a melhorar a qualidade do sono, facilitando o início do sono e reduzindo o número de despertares noturnos. Isso é útil para pessoas que sofrem de insônia ou têm dificuldades para dormir em razão de mudanças no horário de sono.

Combate ao envelhecimento celular: a melatonina possui propriedades antioxidantes, o que significa que ela ajuda a neutralizar os radicais livres no corpo – são moléculas instáveis que podem danificar as células e contribuir para o envelhecimento precoce. Ao combater os radicais livres, a melatonina ajuda a proteger as células contra o estresse oxidativo e o dano celular.

Fortalecimento do sistema imunológico: a melatonina também está envolvida na regulação do sistema imunológico, ajudando na resposta inflamatória e na atividade das células imunológicas. Dessa forma, ela pode auxiliar na defesa do organismo contra infecções e outras doenças.

Redução do estresse e ansiedade: pessoas que sofrem de distúrbios de ansiedade ou têm dificuldade em relaxar. A melatonina pode ter um efeito calmante sobre o sistema nervoso, o que pode contribuir para reduzir o estresse e a ansiedade.

Suporte no tratamento de enxaquecas e dores de cabeça: algumas pesquisas indicam que a melatonina pode ter um papel na redução da frequência e da intensidade das enxaquecas. Ela parece exercer um efeito na percepção da dor e na regulação dos neurotransmissores relacionados às enxaquecas.

É importante lembrar que a resposta à melatonina pode variar de pessoa para pessoa, e seus efeitos podem ser influenciados por fatores como dosagem, momento da administração e a presença de outros problemas de saúde.

Uso adequado da melatonina e precauções

As recomendações podem variar dependendo do motivo pelo qual a melatonina está sendo utilizada e das necessidades individuais de cada pessoa. Um ponto importante que é preciso ser lembrado é que a melatonina não é um indutor de sono tradicional como os medicamentos sedativos. Em vez disso, ela age como um regulador do sono.

A melatonina deve ser tomada aproximadamente 30 minutos a 1 hora antes de dormir. Isso ajuda a simular a resposta natural do corpo ao escurecer, preparando-o para o sono.

Como suplementação, a melatonina é geralmente indicada para uso temporário, especialmente para ajudar a superar distúrbios do sono transitórios. Inclusive, nesse quesito, é válido lembrar que o uso de melatonina ou qualquer suplemento sem consultar um profissional de saúde não é indicado.

A melatonina pode interagir com certos medicamentos, incluindo anticoagulantes, antidepressivos, sedativos e medicamentos para controle da pressão arterial. Novamente, esse ponto está relacionado à substância em formato de suplemento.

Por fim, grávidas, lactantes, crianças, pessoas com problemas de saúde pré-existentes (como diabetes, epilepsia ou doenças autoimunes) também devem consultar um médico antes de começar a tomar melatonina.

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