Guia de temperaturas e tempo de infusão para preparar chá

Guia de temperaturas e tempo de infusão para preparar chá

Os chás existem há muitos anos e foi na natureza que as pessoas encontram a cura para as mais diversas doenças. Os chás conseguem trazer uma série de benefícios para a nossa saúde e, para garantir esses benefícios é necessário que temperatura e tempo de infusão para preparar chá sejam ideais.

Alguns chás, quando aquecidos em demasia podem perder diversas propriedades e algumas folhas se não tiverem o calor suficiente também não liberam as substâncias que nos ajudam a tratar ou prevenir problemas.

Para ajudá-lo nisso e deixar a sua vida mais saudável, preparamos um guia rápido e objetivo para que você possa preparar o seu chá e obter, por meio dele, todos os benefícios!

O que é uma infusão?

Mas, vamos começar explicando o que é exatamente uma infusão. Pode ser chamado de infusão quando adicionamos sementes, raízes e plantas diversas dentro da água quente. Preste atenção, não estamos falando de água fervente, mas sim de água quente.

Isso significa que a infusão só acontece depois que a chama é desligada. Só só deve-se acrescentar as folhas para o preparo do chá.

Qual a temperatura ideal da água?

Primeiro, é preciso esclarecer que não existe uma temperatura ideal da água para preparar o chá. Existe, na verdade, uma temperatura ideal para preparar cada tipo de chá. Para saber se a temperatura está adequada, você pode usar um termômetro. Lembrando que não pode ser o utilizado em pessoas já que este só vai até uma determinada temperatura.

Qual o tempo certo de infusão?

Você já deve ter percebido que, em algumas receitas de chás, o tempo de infusão é bastante variado. Algumas falam em 5 minutos, 2 minutos, 10 minutos e assim por diante. Aqui vale o mesmo que para a água: há um tempo adequado para cada tipo de chá. A questão é que algumas pessoas preferem o saber mais forte e outras mais fraco. Então, o paladar também deve ser levado em consideração.

Algumas embalagens de chá já possuem o tempo de infusão ideal, portanto, você pode seguir essa indicação caso prefira.

Temperatura e tempo de infusão para preparar chá

Vejamos agora qual é a temperatura ideal e o tempo de infusão para os principais tipos de chá.

Chá verde

O chá verde é bastante conhecido por suas propriedades termogênicas e antioxidantes. E, para garantir esses efeitos no organismo, é necessário garantir que a temperatura da água esteja em torno de 75 a 80°. O tempo de infusão ideal está entre 2 a 4 minutos.

Chá branco

Da mesma família do chá verde, o chá branco também está se tornando bastante conhecido. Aqui, a temperatura de 65° a 70° já é o suficiente para obter os benefícios da planta. Já o tempo de infusão fica entre 4 a 8 minutos.

Chá preto

A temperatura da água deve estar exatamente no ponto de ebulição ao nível do mar, ou seja, a 100°. Já o tempo de infusão pode variar entre 3 a 5 minutos.

Conhecer essas informações é vital não só para garantir as vantagens da bebida, mas também o sabor. Saber sobre temperatura e tempo de infusão para preparar chá é um tipo de informação que levamos para a vida toda e que nos ajuda no dia a dia.

Quer receber mais dicas que vão ajudar na sua saúde? Então, assine a nossa newsletter!

Comentários