O chá pelo mundo: como outras culturas bebem chá?

O chá pelo mundo: como outras culturas bebem chá?

O que é que acompanha o seu chá? Adoçante, mel, ou talvez açúcar mascavo para os mais atrevidos, beber chá no Brasil é um hábito que vem crescendo cada vez mais no país e está ligado ao bem-estar e qualidade de vida. Segundo a revista exame, de 2013 a 2018 o consumo nas terras brasileiras cresceu 25%, movimentando 1,98 bilhões de reais somente no ano de 2018.

Mas, muito além das fronteiras brasileiras, e com combinações mais exóticas do que raspas de limão, o chá é uma bebida consumida mundialmente e cada lugar tem seu jeitinho próprio de degustar essa iguaria. 

Olha só como alguns dos lugares que mais bebem chá no mundo preparam a sua bebida.

Rússia

Chá na Rússia? Sim, senhor. O país de antigos Czares, clima extremamente frio, assim como uma vodka extremamente forte, tem uma grande cultura em torno do chá. A bebida é servida em pequenas cerimônias em torno do Samovar, um recipiente de metal cheio de água quente. Os chás são feitos de um concentrado colocado direto nas xícaras de porcelana, onde a água quente é servida.

E sim, como tudo na rússia os chás também são super fortes e servidos com grandes quantidades de açúcar. Eles não poupam folhas e extratos no preparo da bebida, que também não tem uma hora definida para ser servida.

Tailândia

Os chás na Tailândia são especialmente perfumados, lá se utilizam muitos condimentos aliados às ervas o que faz com que a bebida seja popular entre turistas. O tai tea, uma das bebidas mais populares no país, e também fora dele, é um chá vermelho fermentado que pode conter anis estrelado, água de flor de laranjeira, corantes amarelo e vermelho entre outras especiarias. 

Eles têm grande costume de consumir chás adoçados com açúcar e acompanhados com leite e também bebem essa bebida gelada. Já provou? Fica uma delícia!

Marrocos

O Marrocos tem uma forte tradição ligada ao chá, o tradicional Touareg – feito de chá verde, muito hortelã e doses generosas de açúcar – é servido como demonstração de hospitalidade e é servido aos hóspedes três vezes, cada vez tem um significado diferente “Vida; Amor e Morte”. 

Se você estiver de passagem no país, lembre-se: beba todas as três vezes em que lhe for servido a bebida, do contrário você vai chatear seus anfitriões.

China

Na China o chá é um grande símbolo de vida, os primeiros registros de uma cultura utilizando folhas para o preparo de chá vem de lá. O ato de preparar a bebida chama-se “Cha dao”, e é visto como um exercício profundo de reverência a vida.

A bebida no país é servida quente e, do contrário de seus vizinho russos, o chá deve ser suave e bem diluído. Ao beber o chá, você deve observar sua cor, sentir seu aroma e depois degustá-lo. Os chineses também acreditam nos benefícios medicinais oferecidos através da água quente em mistura com diferentes ervas.

 

Aqui na Vemat nós temos a Linha MTC, baseada nos conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa. Você pode conhecer a linha clicando aqui!

E aí, conhece mais alguma curiosidade legal sobre o consumo de chá pelo mundo? Conta pra gente nos comentários.

Para receber mais dicas como essa, assine nossa newsletter! 

Comentários